Cidade e loja decoradas

Cidade e loja decoradas

Vários leitores ficaram assustados e tristes com o artigo Novembro e fevereiro – os meses mais frios em Paris. Muitos acharam que vão desperdiçar suas férias ou não vão aproveitá-las ao máximo vindo a Paris nos meses de inverno.

Porém, toda estação tem seu charme, suas peculiaridades e seus contratempos. Como já escrevemow no artigo Vale a pena conhecer Paris no inverno?, nessa estação a vida normal da cidade continua a acontecer, algumas coisas a gente deixa de fazer e outras a gente só faz nela. O importante é focar nos aspectos positivos e tentar minimizar os negativos. Para isso, é necessário estar bem preparado e ter conhecimento do que se vai enfrentar.

Nesse artigo vamos fazer um resumão!

Botas forradas UGG

Botas forradas UGG

Como se vestir

Não é necessário trazer 2 malas de 32kg cheias de suéteres e casacos de lã, concentre-se em poucas peças (as que sejam mais coringas em cor e estilo) e lembre-se do look em camadas que foi bem explicado no artigo Roupas adequadas para o inverno. Veja também nosso vídeo sobre o assunto, clique aqui.

– em cima: ‘segunda pele’ de tecido tecnológico + suéter de lã/cachemir + blazer + casaco/parka/doudoune

– embaixo: ceroula + calça (para as muito corajosas: meia de lã grossa + vestido/saia)

Muito importante é manter as extremidades e o pescoço protegidos. E pelas extremidades que o corpo perde mais calor e é por causa do pescoço exposto que ficamos doentes:

– cabeça: gorros de lã/cachemir; chapéus; boinas ou o capuz dos casacos

– pescoço: cachecóis de lã/cachemir

– mãos: luvas

– pés: sapatos fechados e de solas grossas + palmilha isolante + meias de lã/cachemir. Leia o artigo Pés quentinhos no inverno

Lembrando que as roupas de couro não são indicadas para o inverno rigoroso e que as peças de cachemir são mais leves, fofas e quentes que as de lã.

Museu Petit Palais

Museu Petit Palais

O que fazer

Óbvio que ninguém vai deixar de andar no Jardim das Tulherias ou de dar um pulinho no Jardim de Luxemburgo mas, no inverno, os programas migram para dentro dos prédios.

Se você já conhece Paris, aproveite para conhecer outros museus, além dos habituais, como o Petit Palais, o Museu do Quai Branly, Palais de Tokyo, Jeu de Paume, Museu da Caça e da Natureza, Museu Cluny.

Assista um concerto na Igreja da Madeleine, uma peça no Teatro do Châtelet ou no Teatro do Champs Élysées ou um espetáculo no Crazy Horse.

Prazer simples do inverno: vinho quente na Champs Elysées

Prazer simples do inverno: vinho quente na Champs Elysées

Mas o melhor jeito de se aquecer é comer e beber. Sem culpa, pois são férias e no inverno gastamos muitas calorias para nos mantermos aquecidos. A fome bate mais rápido e mais vezes ao dia! Aproveitem as delícias típicas da estação como o vinho quente – O folclórico vinho quente -, a raclete e o fondue, sobre o qual a Karen falou no artigo O fondue dos franceses. Além do sempre bem vindo e reconfortante chocolate quente. Leiam o artigo Angelina, uma casa de chá em Paris.

Ao se fazer caminhadas ou os roteiros a pé sugeridos pelo Conexão Paris no nosso guia Cinco Roteiros em Quatro Dias, o segredo do sucesso é parar de tempos em tempos e entrar em algum café ou loja para se aquecer. E beber água, a gente acaba esquecendo ou não sentindo sede mas é fundamental.

A dica mais importante: durante o inverno, ninguém quer ficar sentado nas calçadas. Todo mundo fica dentro dos bares que, por serem pequenos, acabam ficando bem cheios. Isso facilita a interação e a paquera entre as pessoas que, aliada a tristezinha da falta de luz, rende inúmeros ‘‘amores de inverno’’.


Leia também:


Bolas de Natal em Cristal da AlsáciaAcesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.

 

 

 


França Entre Amigos oferece transfers, traslados e passeios privativos de carro com motorista brasileiro por Paris e pela França.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.