Tuileries

Antigo Tuileries. Étienne Barthélémy Garnier

O Tuileries é o mais central, o mais histórico, o mais antigo, o mais elitista e um dos mais bonitos jardins de Paris. A sua localização é excepcional: ele está entre a praça Concorde e o Louvre e perto do Museu d’Orsay, da praça Vendôme e da Ópera Garnier. É neste jardim que bate o coração da cidade.

O Tuileries é um jardim real de um palácio que não existe mais. Antes de ser somente um jardim, Tuileries foi um castelo construído em 1564 por Catherine de Médicis. Ele ocupou um terreno onde existia uma antiga fábrica de tuiles (telhas), daí seu nome. O Palácio de Tuileries foi parcialmente queimado durante a guerra civil em 1871 e demolido em 1883.

Jardin des Tuileries

Jardin des Tuileries

O Jardin des Tuileries é tão importante do ponto de vista turístico e tão denso em informações e lazeres que nós sugerimos, pelo menos, um meio dia para você o conhecer.

O que deve ser visto no Tuileries

Arc du Carrousel

Arc du Carrousel

1 – Se você entrar no jardim a partir do Louvre, não perca a histórica e famosa perspectiva que temos do Arco do Carrousel até a Grande Arche de la Defense, passando pela praça Concorde, pela Champs Elysées e pelo Arco do Triunfo. Não canso de admirá-la. O Arco do Triunfo do Carrousel é lindo com seus mármores coloridos e suas decorações. Ele comemora as vitórias de Napoleão de 1805 e 1806.

Jardin du Carrousel

Jardin du Carrousel

2 – Logo após o Arco do Carrousel, você verá o Jardim do Carrousel que foi construído para ligar o Louvre ao Tuileries.  Se prestar atenção verá 20 esculturas do famoso artista francês Maillol espalhadas entre seus arbustos.

Rodin. O Beijo

Rodin. O Beijo

3 – O Tuileries é um museu de esculturas ao ar livre. Espalhados entre árvores que datam, algumas, do Império, você encontrará esculturas de Rodin, de Carpeaux, de Max Ernst, Giacometti, Dubuffet, Henry Moore… que você contemplará assentado nas cadeiras verdes do jardim. Essas cadeiras são tão famosas que já foram adotadas mundo afora (clique aqui e leia nosso artigo).

Tuileries, esculturas mutiladas

Tuileries, esculturas mutiladas

4 – Observe que várias esculturas antigas estão danificadas, sem mãos e sem os pés. Elas não foram restauradas e lembrarão para sempre os excessos dos movimentos políticos da história francesa. Cada vez que as vejo não posso deixar de pensar como a história se repete. Hoje mesmo, em outros países, movimentos políticos destroem obras de arte remarcáveis.

Jardin Tuileries, Museu Orangerie

Jardin Tuileries, Museu Orangerie

5 – O Tuileries possui dois maravilhosos museus: o Orangerie e o Jeu de Paume. O Orangerie é de 1892 e foi construido para receber as Ninféas de Monet. Ele acolhe também a coleção de Jean Walter e Paul Guillaume, com belos quadros de Soutine, Utrillo, Derain.

Tuileries, Museu Jeu de Paume

Tuileries, Museu Jeu de Paume

O Jeu de Paume, construído para a prática de um jogo considerado o antepassado do tênis, é hoje um museu que acolhe exposições temporárias de fotografia.

Tuileries

Tuileries

6 – Preste atenção na maneira como as árvores são meticulosamente podadas. O efeito gráfico que elas produzem, no inverno, é maravilhoso. Esta poda a 2.20 metros de altura tem por objetivo acentuar a perspectiva até o Arco do La Défense. Duas vezes por ano, na primavera e no outono, os jardineiros plantam e substituem mais de 70.000 plantas e flores.

Tuileries, livraria

Tuileries, livraria

7 – Tuileries possui uma livraria interessante não somente para aqueles que gostam de plantas e jardins como também para comprar lembrancinhas de Paris. Cada vez que entro na livraria encontro objetos e livros que me agradam.

Tuileries , carrossel

Tuileries , carrossel

8 – O Tuileries não possui, como o Luxembourg, uma imensa área de lazer incluindo campos de tênis, de basquete e áreas de jogos para as crianças. Este jardim histórico oferece somente um pequeno espaço de brinquedos e um carrossel.

Restaurantes

Tuileries e seus cafés

Tuileries e seus cafés

Espalhado pelo jardim você encontrará 4 pequenos cafés com toldos vermelhos. Eles são simples e nos instalamos para pedir um sanduíche, uma crepe, uma coupe de champanhe e a vida é perfeita.

Restaurante Le Saut du Loup

Restaurante Le Saut du Loup

Existe uma outra opção que poderia ser sensacional, mas vale a pena somente pela localização. Em uma das alas do Louvre se encontra o Musée des Arts Décoratifs e seu restaurante Le Saut du Loup. Se a cozinha fosse correta ele seria perfeito. Então, a dica é válida se você se instalar de frente para a torre é pedir somente seu champanhe.

Eventos no Tuileries

Tuileries e seu parque de diversões do verão

Tuileries e seu parque de diversões do verão

A –  Quando chega o verão, entre final de junho e meados de agosto, um parque de diversões chamado Fête Foraine se instala no Tuileries: roda gigante, algodão doce, carrinhos, pipocas, monstros se misturam com as esculturas prestigiosas. Este parque deve ser um grande incômodo para os moradores dos belos prédios vizinhos. Imagino que eles corram pela manhã no Tuileries, tomem um aperitivo nos cafés do jardim e passeiem com os cachorros nas áreas permitidas. De repente o espaço é invadido pelo trem fantasma, palhaços e tiro ao alvo. Mas você não tem nada a ver com isso, aproveite para comer pipoca e ver Paris do alto da roda gigante. A vista é maravilhosa.

B – Todos os anos, durante a Fiac, Feira de Arte Contemporânea, o Tuileries se torna um anexo do Grand Palais, a sede da Feira. Passeando pelo jardim, você verá uma exposição temporária de obras de renomados artistas internacionais. Ela acontece sempre em outubro.

C – Jardins, Jardin é um evento que envolve paisagismo, design de móveis de jardins e plantas. Ele hoje é uma referência para as tendências do jardim urbano. Todos os anos ele se instala no Jardin des Tuileries. Este evento acontece sempre no final de maio e início de junho.

Street Style. Foto The Sartorialist

Street Style. Foto The Sartorialist

D – Defiles de Moda. Todos os anos o Tuileries participa dos grandes eventos em torno da moda. Dois pavilhões são montados no jardim e, enquanto corremos, admiramos o desfile do street style.

Como viram, o Tuileries é realmente o coração da cidade com seus eventos dos mais elitistas aos mais populares, com seus turistas e seus habitués. Para rentabilizar seu tempo, a visita do Tuileries deve estar incluída no mesmo dia da visita do Louvre ou do Orsay.

Piquenique no Tuileries

Fazer piquenique no Tuileries é complicado. Se o Luxembourg  tem um pequeno espaço para os piqueniqueiros, o Tuileries não tem nenhum. Esqueça a tradicional toalha quadriculada, instale-se nos bancos e nas cadeiras e deixe a vida passar.

Para terminar, um detalhe interessante: a água para molhar o jardim vem do Canal de l’Ourcq, distante 80 km de Paris, graças à uma bomba de forte pressão controlada por sistema informatizado. Como o jardim é público e as folhas são varridas, o solo seca rapidamente e necessita um cuidado especial.

O Tuileries é tão fundamental que ele se encontra no nosso artigo Como conhecer ou rever Paris em duas horas. O escrevemos para aqueles que fazem escala longa nos aeroportos da cidade.

Leia aqui um imenso artigo explicando como conhecer o Luxembourg, o segundo mais importante jardim de Paris.

Leia aqui um artigo sobre todos os parques e jardins de Paris.

Procurando um lugar para fazer piquenique em Paris? Leia este artigo.


França Entre Amigos oferece transfers, traslados e passeios privativos de carro com motorista brasileiro por Paris e pela França.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.