Conhecer Paris no inverno vale a pena? Esta é a pergunta que volta sempre. E a nossa resposta imediata é: sim, Paris no inverno vale a pena! Há muito o que fazer em Paris no inverno!

Mas, assim como em toda estação do ano, há prós e contras no inverno em Paris. Mas, como costumamos dizer, se o viajante está bem informado, Paris é perfeita em todas as situações/estações.

Nesse artigo nós lhe contaremos tudo que você precisa saber para aproveitar ao máximo Paris no inverno e o inverno em Paris!

LEIA NOSSOS ARTIGOS SOBRE PARIS EM CADA UMA DAS 4 ESTAÇÕES DO ANO:
PARIS NO INVERNOPARIS NA PRIMAVERA  PARIS NO VERÃOPARIS NO OUTONO

 

Índice Paris no Inverno

  1. Prós e contras de visitar ‘Paris no inverno’
  2. Clima e temperatura em ‘Paris no inverno’
  3. ‘Paris no inverno’ o que vestir
  4. A parisiense no inverno: como ela se veste, o que ela faz, come e bebe
  5. Onde comprar roupa de frio em Paris
  6. ‘O que fazer em Paris no inverno’
  7. ‘O que fazer em Paris’ no geral
  8. ‘O que fazer em Paris à noite’
  9. O que fazer no Natal em Paris / Ano Novo em Paris / Reveillon em Paris / O que fazer em Paris nos dias 25 de dezembro e 1 de janeiro
  10. O que comer em ‘Paris no inverno’
  11. O que fazer nos arredores de ‘Paris no inverno’?
  12. Dicas de como aproveitar ‘Paris no inverno’ e o ‘inverno em Paris’: resumo e conclusão
  13. Paris nas outras estações do ano | Paris mês a mês
  14. DESCONTOS E PRESENTES aos leitores do Conexão Paris: baixe os voucheres

ONDE FICAR EM PARIS – DICAS DOS MELHORES BAIRROS E HOTÉIS

 

Prós e contras de visitar Paris no inverno

Toda estação do ano tem seu charme, suas peculiaridades e seus contratempos. O importante para fazer sua viagem a Paris no inverno – ou em qualquer outra estação – dar certo é focar nos aspectos positivos e tentar minimizar os negativos. Para isso, é necessário estar bem preparado e ter conhecimento do que vai enfrentar.

Os prós de visitar Paris no inverno:

  1. Por se tratar de baixa temporada (com exceção da época das festas de fim de ano), passagens e hospedagem custam mais barato.
  2. A cidade está mais vazia de turistas.
  3. As comidas típicas da época: chocolate quente, ostras, vinho quente, cogumelos, fondue etc (clique aqui).
  4. Programação cultural incrível.
  5. Caso neve, a cidade fica ainda mais linda e charmosa.

Os contras de visitar Paris no inverno:

  1. O grande ponto negativo do inverno em Paris é realmente o frio que faz com que certas atividades – como piqueniques – não sejam possíveis e outras – como longas caminhadas ao ar livre – fiquem mais difíceis.
  2. Menos luz. Do meio do outono (fim de outubro) até o fim do inverno, o sol se põe por volta das 17h. Além disso, o inverno em Paris é mais pra cinza. Veja mais informações sobre clima em Paris no inverno na seção abaixo.
  3. casa e jardins de Monet em Giverny ficam fechados.

 


Não esqueça o SEGURO VIAGEMum dos documentos necessários para entrar na França.

Seguros Promo

Compare os preços no site Seguros Promo. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.


 

Clima e temperatura em Paris no inverno

No geral, o inverno em Paris — que começa oficialmente no dia 22/12 e vai até o dia 20/03 — apresenta temperaturas abaixo de 10°C, com mínimas podendo chegar a zero grau.

Os dias são nublados e cinzas e há poucas horas de luz: o sol nasce tarde –por volta das 08:30 – e se põe cedo – por volta de 17:00). O dia 22/12 (solstício de inverno) é o dia do ano com menos horas de luz de sol. A partir dessa data — e até 21/06 (solstício de verão) — o sol nascerá a cada dia mais cedo e se porá a cada dia mais tarde, aumentado assim o número de horas diárias de luz.

Esse é um período um pouco mais chuvoso e úmido que o habitual (no geral a quantidade de chuva em Paris é bem distribuída durante os 12 meses do ano). Mas lembrando que a chuva de inverno em Paris não são os temporais a que estamos estamos acostumados no Brasil; ela é fina mas pode ser persistente.

E neva em Paris no inverno? Mais para não que para sim. A neve em Paris é imprevisível, podendo acontecer de novembro a março. E nem sempre em grandes quantidades ou com muita frequência. Caso neve, a cidade fica ainda mais linda, pelo menos até que a neve comece a derreter…

Verifique a previsão do tempo para Paris no inverno no site Météo Paris (clique aqui).

Dezembro

  • Temperatura máxima média: 8° C.
  • Temperatura mínima média: 5° C.
  • Temperatura média: 6° C.
  • Precipitação: 79 mm, com cerca de 14 dias de chuva.
  • O horário do nascer do sol varia de 08h22 (01/12) a 08h44 (31/12). O horário do por do sol varia de 16h56 (01/12) a 17h03 (31/12). Clique aqui para ver os horários dia a dia.

Clique aqui e leia nosso artigo completo sobre o que fazer em Paris em dezembro.

Janeiro

  • Temperatura máxima média: 8° C.
  • Temperatura mínima média: 3° C.
  • Temperatura média: 5° C.
  • Precipitação: 59 mm, com cerca de 12 dias de chuva.
  • O horário do nascer do sol varia de 08h44 (01/01) a 08h22 (31/01). O horário do por do sol varia de 17h04 (01/01) a 17h45 (31/01). Clique aqui para ver os horários dia a dia.

Clique aqui e leia nosso artigo completo sobre o que fazer em Paris em janeiro.

Fevereiro

  • Temperatura máxima média: 9° C.
  • Temperatura mínima média: 3° C.
  • Temperatura média: 4° C.
  • Precipitação: 60 mm, com cerca de 11 dias de chuva.
  • O horário do nascer do sol varia de 08h21 (01/02) a 07h33 (29/02). O horário do por do sol varia de 17h47 (01/02) a 18h33 (29/02). Clique aqui para ver os horários dia a dia.

Clique aqui e leia nosso artigo completo sobre o que fazer em Paris em fevereiro.

Março

  • Temperatura máxima média: 13° C.
  • Temperatura mínima média: 7° C.
  • Temperatura média: 10° C.
  • Precipitação: 47 mm, com cerca de 10 dias de chuva.
  • O horário do nascer do sol varia de 07h31 (01/03) a 07h29 (31/03). O horário do por do sol varia de 18h34 (01/03) a 20h20 (31/03). Clique aqui para ver os horários dia a dia.
  • No dia 29/03 a França entra no horário de verão: às 2 da manhã do dia 29/03 adiante o relógio em 1 hora.

Clique aqui e leia nosso artigo completo sobre o que fazer em Paris em março.

telhados de paris no inverno

Telhados de Paris no inverno. Foto: Jean-François Gornet no Flickr

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA ENTRAR NA FRANÇA

 

Como se vestir em Paris no inverno

O segredo para enfrentar o inverno em Paris é (1) ter um bom casaco de inverno e (2) usar roupas “segunda pele” térmicas.

Mas exatamente o que vestir no inverno em Paris? Quais são as roupas mais adequadas?

Grosso modo, temos:

O esquema acima é um exemplo do que eu – uma pessoa friorenta – usa no inverno em Paris. Cada um vai achando a medida certa para sua própria tolerância ao frio.

Tem gente que prefere só vestir uma camisa ou suéter e colocar um casacão acolchoado (aqui chamado de doudoune) por cima e pronto! Outras pessoas usam, por cima do suéter, um colete acolchoado e finaliza com um casacão de inverno.

O importante é estar facilmente adaptável às variações de temperatura ao decorrer do dia de turismo: sentimos frio andando na rua e nos locais abertos mas, ao entrar em locais fechados, que sempre têm aquecimento (lojas, restaurantes, museus etc), morremos de calor.

Roupas para usar em Paris no inverno:

  • casacos de lã tipo sobretudo (casacos de couro não são apropriados para o inverno europeu) OU casacos acolchoados (aqui chamados de doudounes) – não precisa trazer um de cada!
  • suéteres,
  • camisetas segunda-pele térmicas,
  • calças de veludo ou lã,
  • luvas,
  • cachecóis,
  • meias e gorros de lã,
  • sapatos fechados e botas,
  • guarda-chuva também é recomendado além de hidratante (facial e corporal), filtro solar facial e protetor labial.

Para saber o que vestir no inverno em Paris, clique aqui e leia nosso artigo citando as sete peças indispensáveis para enfrentar o inverno em Paris.

Assista também ao nosso vídeo, que ilustra tudo o que dissemos acima:

A Parisiense no inverno

Uma vez uma amiga brasileira disse que no inverno só temos 2 opções: ou estamos aquecidos ou estamos elegantes.

Sem radicalismos, podemos chegar a um meio termo. Basta se espelhar no savoir faire da parisiense para saber o que vestir no inverno em Paris e montar looks que vão ter deixar ao mesmo tempo aquecida e elegante.

Nosso infográfico A PARISIENSE NO INVERNO, feito em parceria com as Galeries Lafayette, mostra o lifestyle da parisiense no inverno: como ela se veste, o que ela faz, o que ela come e bebe.

paris no inverno infografico

A PARISIENSE NO INVERNO. Como ela se veste no inverno em Paris? O que ela faz? O que ela come e bebe? Clique aqui ou na imagem para baixar o infográfico.

O infográfico A PARISIENSE NO INVERNO faz parte da série A PARISIENSE E AS ESTAÇÕES DO ANO que fala do lifestyle da parisiense em cada uma das estações do ano, clique aqui e veja todos os infográficos da série.

PRESENTES GALERIES LAFAYETTE

Onde comprar roupa de frio em Paris

Muitos leitores nos perguntam se vale a pena comprar roupa de frio em Paris. Achamos que sim, pois aqui você vai encontrar mais variedade, melhores preços e peças mais adaptadas ao inverno em Paris.

Posto isso, surge então a dúvida subsequente: onde comprar casacos de inverno em Paris?

Como sabemos que o turista tem pouco tempo e precisa resolver as questões práticas de forma rápida e eficiente, indicamos para as compras em Paris a loja de departamentos Galeries Lafayette Paris Haussmann por várias razões.

Endereço Galeria Lafayette Paris Haussmann: 40 boulevard Haussmann, 75009. Metrô linhas 7 e 9, estação Chausée d’Antin – La Fayette ou linhas 3, 7 e 8, estação.

Razões e vantagens de fazer suas compras nas Galeries Lafayette

  1. Estará protegida da chuva! E pode, até mesmo, fazer suas refeições dentro da Lafayette. Há vários restaurantes espalhados pelos vários andares do grand magasin, clique aqui e leia nosso artigo sobre eles.
  1. Economiza tempo! Nas Galeries Lafayette você encontra, sob o mesmo teto, uma enorme variedade de marcas – femininas, masculinas e infantis; conhecidas e desconhecidas; francesas e internacionais – para todos os bolsos e gostos.
  1. Economiza dinheiro! Você poderá somar os valores de todas as compras feitas em diferentes lojas dentro das Galeries Lafayette para chegar ao valor mínimo necessário de 100€ para obter o reembolso dos impostos embutidos nos produtos que comprou, a chamada détaxe ou tax free, lá mesmo. Clique aqui e leia nosso artigo que explica tudo.
  1. Vê desfiles e conhece as tendências da estação. Todas às sextas-feiras, as Galerias Lafayette promovem um desfile de moda apresentando as últimas tendências da estação e as novidades da loja. Leitores do Conexão Paris têm 10% de desconto no valor do ingresso, basta usar o código GLCONEXAO. Clique aqui e faça sua reserva.
  1. GANHA PRESENTES! As Galeries Lafayette oferecem presentes aos leitores do Conexão Paris nas compras acima de 50 euros (faça o download dos voucheres abaixo) e descontos de 10% nos cursos de culinária, nas degustações de vinhos e nos desfiles de moda, clique aqui para saber todos os detalhes. Atenção: só é permitido o uso de 1 voucher por pessoa/nota/conjunto de notas.

Em 2024, os nossos voucheres são válidos também nas seguintes lojas Galeries Lafayette:

    • Galeries Lafayette Strasbourg: 34 rue du 22 Novembre, 67000 Strasbourg
    • Galeries Lafayette Bordeaux: 11-19 Rue Sainte-Catherine, 33000 Bordeaux
    • Galeries Lafayette Nice Masséna: 6 avenue Jean Médecin, 06000 Nice
    • Galeries Lafayette Cap 3000: Avnue Eugène Donadeï, 06703 Saint-Laurent-du-Var

Lembrando que você deve trocar o voucher por um presente na cidade na qual fez a compra. Se fez compras na Galeries Lafayette de Paris, troque o voucher em Paris. Se fez compras na Strasbourg, troque em Strasbourg e assim por diante.

 

BAIXE O VOUCHER 50€

Somente um brinde por pessoa, por voucher, por nota, por dia.

 

BAIXE O VOUCHER 650€

Somente um brinde por pessoa, por voucher, por dia, por comprovante de détaxe.

 

BAIXE O VOUCHER 1200€

Somente um brinde por pessoa, por voucher, por dia, por comprovante de détaxe.

 

BAIXE O VOUCHER 1200€

Somente um brinde por pessoa, por voucher, por dia, por comprovante de détaxe.

 

O que fazer em Paris no inverno

No inverno em Paris, a vida continua normalmente e tudo está aberto. Saimos de casa, andamos nas ruas, trabalhamos, vamos ao cinema, ao mercado, viajamos, pegamos o trem, dirigimos nas estradas.

Claro que, como dissemos no início do artigo, certas atividades ficam comprometidas, como piqueniques nos parques e cervejas geladas nas varandas dos cafés. Mas tire da cabeça a ideia que Paris no inverno é morta e que você corre o risco de ficar fechado no hotel. Há muito o que fazer em Paris no inverno!

Paris é um grande centro cultural, gastronômico e de consumo, ou seja, programas não faltam. Se chegar aqui e for presenteado com o pior dos cenários de Paris no inverno, faça o que os parisienses fazem nessa época, troque as atividades externas por atividades internas.

Veja abaixo muitas dicas de o que fazer no inverno em Paris:

1) Explore a vida cultural

A programação cultural de Paris no inverno é maravilhosa: exposições temporárias, balés, concertos, óperas, peças de teatro, apresentações em igrejas. Basta se programar e comprar os ingressos com antecedência.

Aproveite que está fazendo frio e se enfurne nos museus de Paris sem culpa. Opções é o que não faltam, veja aqui.

Seja em uma primeira ou em uma décima visita a Paris, o Louvre e o Orsay são sempre boas pedidas. Além deles, há inúmeros outros museus em Paris a serem descobertos.

Alguns que nós adoramos são: Centro Pompidou, Museu Picasso, Museus das Forças Armadas e a Grande Galeria da Evolução. Esses dois últimos são ótimas opções para quem está vindo a Paris com crianças.

Clique aqui e leia nosso artigo onde listamos e classificamos os principais museus de Paris: dos mais famosos aos mais obscuros e específicos.

Compre seus ingressos com antecedência no Tiqets, use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto, clique aqui.

 


Compre ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, França e Europa no Tiqets.

Use o código CONEXAOPARIS para obter 5% de desconto.


 

2) Passeie pelas passagens cobertas

Um ótimo programa de inverno em Paris é fazer um passeio pelas passagens cobertas.

As passagens cobertas são galerias que passam por dentro dos quarteirões, no meio dos prédios, ligando uma rua a outra. Elas foram construídas no século XIX para abrigar lojas, restaurantes e artesãos e permitiam aos parisienses irem às compras a salvo das intempéries e do barulho das carruagens. Elas são as precursoras dos shopping centers.

Paris chegou a ter cerca de 150 dessas galerias mas hoje restam somente 21. Aquelas que ainda existem possuem restaurantes (alguns excelentes), lojas interessantes, livrarias e os parisienses continuam se servindo delas para cortar caminho de um bairro à outro, flanar, fazer compras e ver o tempo passar nas mesas dos restaurantes e salões de chá.

Nossas passagens cobertas preferidas são: Vivienne, Colbert, Véro-Dodat, Panoramas e Jouffroy. Clique aqui e veja nosso vídeo sobre as passagens cobertas parisienses. Nele você encontra um mapa e um pequeno roteiro para conhecer essas galerias.

A guia brasileira Zildinha Figueiredo oferece um passeio guiado de cerca de 3 horas por essas passagens cobertas onde conta um pouco da história delas e da cidade de Paris. Para saber mais entre em contato com a Zildinha no email visiteparisape@gmail.com

inverno em paris jardim tuileries

Paris no inverno: o Jardim Tuileries. Foto: Jean-Pierre Dalbéra no Wikimedia Commons

3) Flane pela cidade e visite os pontos turí­sticos

Mas é óbvio que, mesmo apesar do frio, você não vai deixar de flanar por Paris no inverno. Esse é o “esporte” preferido do parisiense e uma das melhores formas de conhecer a cidade.

Além de estar adequadamente agasalhada, a outra grande dica para tornar a caminhada por Paris no inverno mais agradável é fazer pausas frequentes para um café, chocolate quente, chá, vinho ou mesmo para dar uma olhadinha em alguma loja. Além de descansar, você se aquece e repõe as energias.

Os pontos de turísticos de Paris são inúmeros. Temos um artigo sobre o assunto, veja aqui.

Abaixo algumas recomendações para o inverno em Paris:

Visite o Jardim Tuileries e o Jardim Luxemburgo para ver a típica paisagem de inverno, com as árvores sem folhas.

Passeie pelo Marais e por Montmartre, regiões parisienses cheias de lojinhas e cafés fofos.

Se você não tiver coragem de encarar um passeio a pé pelas margens do Sena (venta muito), faça o cruzeiro de barco pelo rio. Eles são fechados e possuem aquecimento! Esse é um típico programa turístico que nós adoramos!

Nosso guia 5 Roteiros em 4 Dias traz 5 roteiros exclusivos – a serem percorridos a pé – pelas principais regiões de Paris com indicação dos pontos turísticos a serem visitados e também restaurantes e lojas ao longo do caminho. Todos com mapas detalhados. Clique aqui para comprar o seu exemplar.

COMPRE SEU GUIA

 


Os guias turísticos do Conexão Paris vão te ajudar a organizar sua viagem.

Paris: 5 Roteiros, 4 Dias | Essencial Museu LouvreParis com CriançasEssencial Provence


 

4) Visite os mercados de Natal em Paris

Um programa imperdível em Paris no inverno – pelo menos para aqueles que estarão na cidade até por volta do dia 05 de janeiro – são os mercados de Natal que pipocam pela cidade a partir de meados de novembro (clique aqui e veja a lista com os mais importantes).

Ótima oportunidade de comprar presentes e lembrancinhas artesanais provenientes de várias regiões francesas e de provar a gastronomia típica da época invernal (tartiflette, sopa de cebola, vinho quente, chocolate quente).

O principal mercado de Natal em Paris é o que acontece no Jardim Tuileries, o jardim continuação do Museu do Louvre (metrô linha 1, estação Tuileries). Além de centenas de barraquinhas no estilo chalé da montanha vendendo produtos artesanais e comidinhas, há também um super parque de diversões, com roda gigante, pista de patinação no gelo e muitos outros brinquedos. O Mercado de Natal das Tuileries geralmente é inaugurado por volta do dia 20 de novembro e vai até por volta do dia 05 de janeiro.

5) Ande de patins

Patinar no gelo também é um típico programa do inverno em Paris. As crianças adoram! Geralmente as pistas estão associadas a um mercado de Natal como, por exemplo, o Mercado de Natal das Tuileries, citado acima.

paris no inverno pista patinação

Patinar no gelo é um programa em Paris no inverno que as crianças adora.

6) Passeio Meia-Noite em Paris by Bike

O passeio noturno de bicicleta por Paris mais amado pelos brasileiros acontece durante todo o inverno com horários adaptados.

Você passará pelos principais monumentos de Paris iluminados. Além disso, fará um brinde de champanhe aos pés da Torre Eiffel! Clique aqui para saber mais informações e fazer sua reserva.

RESERVE SEU PASSEIO

 

7) Aproveite a liquidação de inverno em Paris e faça compras

Paris é a capital mundial da moda e do luxo. Se a sua viagem coincide com a grande liquidação de inverno, você terá a chance de fazer suas comprinhas com descontos verdadeiros de, no mínimo, 30%.

As grandes liquidações de inverno em Paris – chamadas soldes d’hiver – acontecem do começo de janeiro e vão até o começo de fevereiro. As liquidações de verão começam no fim de junho, indo até o fim de julho. Clique aqui e leia nosso artigo dicas para aproveitar as liquidações em Paris.

Mesmo durante as liquidações nossos leitores continuam ganhando presentes ao fazerem suas compras na Galeria Lafayette. Clique aqui para saber mais detalhes e baixar os voucheres.

PRESENTES GALERIES LAFAYETTE

 

O que fazer em Paris no geral

Nosso artigo ‘O que fazer em Paris: 18 dicas imperdíveis’ faz um resumo das principais atrações e programas em Paris.

Leia também os seguintes posts:

Abaixo citamos alguns programas e passeios essenciais que você deve fazer em Paris independente do mês ou da época do ano da sua viagem:

Visitas guiadas com guia brasileiro em Paris

Se você procura um guia brasileiro para visitas guiadas aos museus ou passeios pelas principais atrações de Paris, clique aqui e leia nosso artigo ou envie um email para a Zilda no visiteparisape@gmail.com para saber todas as informações e reservar sua visita.

Nosso guia ‘Paris: 5 roteiros em 4 dias’

Nosso guia em formato digital Paris, 5 roteiros em 4 dias é ideal tanto para quem está vindo pela primeira vez a Paris, quanto para aqueles que já visitaram a cidade e desejam descobrir os segredos dos parisienses.

São 5 roteiros exclusivos que podem ser percorridos a pé em, no mínimo, 4 dias.

Mas você também pode diminuir o passo e levar muito mais tempo flanando por Paris e descobrindo o charme de suas ruazinhas e praças.

Os roteiros estão traçados em mapas ilustrados, acompanhados de uma apresentação da região, com indicações dos pontos a serem visitados, além de restaurantes e lojas ao longo do caminho.

Você vai passar pelos principais pontos turísticos da cidade, além de descobrir os cantos charmosos que só quem mora na cidade conhece.

COMPRE SEU GUIA

 

Ingressos para museus, monumentos e atrações com 5% de desconto (use o código CONEXAOPARIS):

MUSEU DO LOUVREMUSEU ORSAY  PANTEÃO DE PARIS
PALÁCIO DE VERSALHESARCO DO TRIUNFO  CENTRO POMPIDOU
DISNEYLAND PARISSAINTE CHAPELLE  MOULIN ROUGE
CLIQUE AQUI e compre ingressos para outros museus, monumentos e atrações

 

Reservas em passeios e city tours:

INGRESSO TORRE EIFFEL – caso esteja esgotado no site oficial, onde custa mais barato
CITY TOUR ÔNIBUS EM PARISPASSEIO BARCO NO RIO SENA DISNEY PARIS COM TRASLADO
PALÁCIO VERSALHES COM TRASLADOCASTELOS FONTAINEBLEAU E VAUX LE VICOMTETORRE EIFFEL + CITY TOUR + PASSEIO BARCO
REIMS (CHAMPAGNE) 1 DIAMONT SAINT MICHEL 1 DIA  CASTELOS VALE DO LOIRE 1 DIA
CLIQUE AQUI e veja outros passeios e city tours

 


As Galeries Lafayette oferecem presentes aos leitores do Conexão Paris.

Clique aqui para saber mais e baixar os voucheres.


 

O que fazer em Paris à noite

Clique aqui e leia nosso artigo específico sobre o que fazer em Paris a noite com muitas dicas de passeios, programas e baladas para todos os gostos e estilos.

O que fazer no Natal em Paris / Ano Novo em Paris / Reveillon em Paris / O que fazer em Paris nos dias 25 de dezembro e 1 de janeiro

O que comer em Paris no inverno

O inverno nos libera das saladinhas e outros pratos diet e nos permite o mergulho de cabeça em comidas pesadas e gordurosas. Nosso corpo precisa e pede calorias e aconchego. Não é fácil enfrentar as baixas temperaturas e a pouca luz. O inverno é a estação da indulgência alimentar.

Aproveite que você está em Paris, capital gastronômica mundial, e não deixe de experimentar as seguintes delícias:

1) Fondue, raclette e tartiflette

O primeiro prato do qual lembramos quando o assunto é inverno é a fondue de queijo. Essa iguaria franco-suíça feita com 3 tipos de queijos aquece corpo e coração e é a preferida dos enamorados. Temos um artigo contando a história da fondue com uma receita no final e dicas de onde comer fondue em Paris, clique aqui para ler.

raclette também é um prato suíço, convivial e caloroso onde o queijo é a atração principal. Nesse caso, o queijo em fatias grossas é derretido em pazinhas individuais (versão caseira) e degustado com batatas cozidas, embutidos, pequenos pedaços de carne e pickles. Uma amiga quebra um ovinho de codorna em cima do queijo; enquanto ele derrete o ovo cozinha. Leia nosso artigo sobre a raclette com dica de onde comer em Paris clicando aqui.

A tartiflette é um gratinado de batata, bacon e cebola cobertos com Reblochon, um queijo originário da Savoie e fabricado unicamente na região de Aravis e do Val d’Arly. Temos um artigo contando a história da tartiflette, com uma receita no final e dica de onde comer em Paris, clique aqui para ler.

Onde saborear todos esses pratos?

raclette prato típico paris mes mais frio

Raclette, um dos pratos típicos para degustar em Paris no inverno.

2) Sopa de cebola

A sopa de cebola gratinada é uma especialidade clássica da cozinha francesa que cai bem qualquer toda época do ano. Mas tomá-la no inverno acompanhada por um vinho tinto bem forte faz toda a diferença. Aprenda no nosso artigo a fazer uma autêntica sopa de cebola, clique aqui.

Onde degustar?

  • Brasserie Flottes: 2 rue Cambon, 75001
  • Au Pied de Cochon: 16 rue Coquillière, 75001
  • Les Philosophes: 28 rue Vieille-du-Temple, 75004

3) Vinho quente

O vinho quente é a cara do inverno na Europa. Seria como o nosso quentão porém feito com vinho (mais especiarias e açúcar). Vinho quente combina com mercados de Natal porém um dos mais famosos vinhos quentes de Paris é o do Chez Georges, em Saint Germain (11 rue des Canettes, 75006).

4) Chocolate quente

Assim como a sopa de cebola, o chocolate quente é um ícone parisiense que – apesar de cair bem em qualquer estação do ano – fica ainda mais gostoso no inverno. Mas não gaste suas calorias com qualquer chocolate quente. Foque nos melhores, aqueles bem espessos e feitos com chocolate derretido.

Onde degustar?

  • Alain Ducasse (clique aqui e veja os endereços)
  • Jean-Paul Hévin no Café Pavane: 22 rue de Vaugirard, 75006
  • Edwart Chocolatier: 244 rue de Rivoli, 75001
  • Angelina: 226 rue de Rivoli, 75001
  • Cédric Grolet: 35 avenue de l’Opéra, 75002
  • Pierre Hermé: 86 avenue des Champs-Élysées, 75008
paris no inverno chocolate quente

Tomar um chocolate quente é programa indispensável em Paris no inverno. Foto. sortiraparis.com

O que fazer nos arredores de Paris no inverno?

Neve e esqui

Você está em Paris no inverno, a neve não caiu e rolou aquela frustração… Que tal dar um pulinho a uma estação de esqui?

Mesmo que você não saiba esquiar poderá ver e brincar na neve. Há várias estações de esqui perto de Paris ou não muito longe. Um bate e volta não é possível, mas você pode passar o final de semana.

Clique aqui e leia nosso artigo sobre 6 estações de esqui perto de Paris.

Disneyland Paris no inverno

E a Disneyland Paris no inverno? Bom, a Disney Paris no inverno funciona normalmente como em qualquer época do ano.

O parque abre todos os dias ano, faça chuva, sol ou neve; seja feriado, fim de semana, dia útil, Natal ou réveillon.

O problema da Disney Paris no inverno é que lá faz muito frio, mais do que na cidade de Paris, pois é um local isolado e bem aberto. Para que seu passeio seja agradável, se vista adequadamente, conforme ensinamos no item como se vestir em Paris no inverno.

Além disso, no inverno em Paris escurece cedo, por volta de 16:30, então para aproveitar bem a luz do dia, é importante chegar assim que o parque abre.

Clique aqui e leia nosso super artigo sobre a Disney Paris cheio de dicas, segredos e sugestões.

COMPRE SEU INGRESSO

COMPRE SEU INGRESSO

COMPRE INGRESSO + TRASLADO

 

Dicas de como aproveitar Paris no inverno e o inverno em Paris: resumo e conclusão

  • O mais importante é estar adequadamente agasalhado.
  • Programe o dia intercalando as visitas aos museus e monumentos fechados com os passeios ao ar livre.
  • Faça pausas em locais fechados durante as caminhadas e passeios ao ar livre.
  • Beba água (o aquecimento dos locais nos resseca por dentro e por fora) e se alimente bem (no inverno gastamos mais energia para nos manter aquecidos).
  • Use creme hidrante no rosto e protetor labial.
  • E a conclusão que tiramos é: estando bem informado, vale a pena sim conhecer Paris no inverno! 

Paris nas outras estações do ano

O que fazer em Paris mês a mês

Paris em janeiroParis em fevereiroParis em marçoParis em abril
Paris em maioParis em junhoParis em julhoParis em agosto
Paris em setembroParis em outubroParis em novembroParis em dezembro

 

Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris

Posts essenciais para planejar sua viagem a Paris

O blog Conexão Paris é uma verdadeira biblioteca sobre Paris e a França!

Clique aqui e acesse nossos artigos essenciais que vão te ajudar a planejar uma viagem perfeita a Paris!

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris