A Côte d’Azur, também conhecida como Riviera Francesa, ganhou fama quando artistas como Picasso, Matisse e Chagall se instalaram na região. A luz, o azul profundo do mar Mediterrâneo e as paisagens montanhosas atraíram esses e outros tantos artistas. E continuam até hoje a atrair celebridades e milionários do mundo inteiro, que vêm passar as férias em suas mansões ou nos iates particulares. Mas não se assuste: a Côte d’Azur pode ser visitada por todos. E é absolutamente imperdível! Mas o que visitar o que visitar na Côte d’Azur?
Primeiro, algumas informações básicas:
Quando visitar a Riviera Francesa?
Ao contrário de Paris, o sol sempre brilha no sul da França. Com invernos brandos e verão muito quente, a temperatura média da região é de 16 graus.

A praia de Nice, cidade onde o sol brilha em média 112 dias por ano. Foto de Giancarlo Liguori no Shutterstock.
Mesmo com o sol brilhando, não é possível pegar praia entre outubro e maio. Em contrapartida, se você prefere evitar as multidões, considere visitar a Côte d’Azur fora do verão.
Como visitar a Côte d’Azur?
A melhor maneira é de carro. Como as distâncias são curtas, você vai conseguir visitar mais do que uma cidade/vilarejo por dia, se estiver de carro. Também é possível usar o transporte público (trem / ônibus), mas num ritmo bem mais lento. Além disso, as estradas da Riviera Francesa são lindas – você vai se sentir a própria Grace Kelly em um dos filmes de Hitchcock.
No caso do carro, recomendamos contratar um carro com motorista por dois motivos:
- Estacionar na Côte d’Azur é um pesadelo.
- A gastronomia do sul da França é uma atração à parte. Se você estiver dirigindo, não poderá usufruir dos maravilhoso vinhos, o que será uma pena.
Caso opte por essa opção, a empresa França Entre Amigos, nossos parceiros há anos, tem uma base em Nice. Eles oferecem passeios privativos para todos os locais listados abaixo e outros ainda. E ainda permitem que você estenda a viagem para conhecer também Provence.
Descubra abaixo o que você não pode deixar de visitar na Côte d’Azur.
-
Nice
Nice, a capital da Riviera Francesa, é uma ótima base para se conhecer toda a região.A cidade é mega charmosa, aliando a badalação da Promenade dos Ingleses (uma das avenidas mais famosas e emblemáticas da França) ao charme do antigo porto e das ruelas do centro histórico.

O que visitar na Côte d’Azur: Nice. Além de linda, a cidade é uma base perfeita para se conhecer toda a região. Foto: LiliGraphie | Shutterstock.
Com 342 mil habitantes apenas, Nice é uma cidade cosmopolita, com ótimos museus, excelentes hotéis e restaurantes para todos os gostos e bolsos. E não deixe de provar a Socca, uma espécie de crepe de grão de bico. E, claro, a famosa salada Niçoise!
No lado leste de Nice, não deixe de visitar:
-
Cap Ferrat
Distância de Nice: 10 km
A península de Cap Ferrat é conhecida pelas por abrigar mansões cinematográficas de milionários e bilionários do mundo inteiro.

O que visitar na Côte d’Azur: a Villa Ephrussi de Rothschild em Cap Ferrat. Foto: Laborant | Shutterstock.
A primeira (e mais famosa) a se instalar nesse pequeno paraíso foi Béatrice Ephrussi de Rothschild. A baronesa construiu ali uma imensa mansão, com um lindo jardim à la francesa, que passou a abrigar sua extensa coleção de arte. Hoje, aberta ao público, a Villa Ephrussi de Rothschild é uma das atrações imperdíveis da região.
E, se você tiver um tempinho de sobra, uma boa dica é pegar uma das trilhas para passeio a pé por Cap Ferrat. A volta completa é linda, e tem apenas 4.8 km.
-
Eze
Distância de Nice: 12 km
O vilarejo de Eze fica, a 400 metros de altitude, com linda vista para o mar. O charme desse lugarejo pendurado nas montanhas fez de Eze um dos pontos turísticos mais visitados da Côte d’Azur.

O que visitar na Côte d’Azur: o vilarejo medieval de Eze oferece uma vista imperdível do Mediterrâneo. Foto: emperorcosar | Shutterstock.
Para evitar as multidões (sobretudo no verão), chegue de manhã cedinho ou no fim da tarde. E não deixe de visitar o Jardin Exotique d’Èze, de onde se tem a mais bonita vista do mar.
-
Mônaco
Distância de Nice: 21 km
Mônaco tem razão de sobra para a fama que ostenta:
- Primeiro, é o segundo menor país do mundo (o primeiro é o Vaticano). A minúscula nação se concentra em meros 200 hectares.
- Segundo, graças aos generosos benefícios fiscais, o país talvez tenha a maior concentração de bilionários do mundo. Boa parte desses residem no icônico bairro de Monte Carlo, onde se encontra o Cassino. Um breve passeio pelo porto, onde ficam parados os iates, dá uma ideia clara do nível do dinheiro que circula por ali.

O que visitar na Côte d’Azur: a cidade-país de Mônaco. Foto: S-F | Shutterstock.
- Terceiro, a cidade (ooops, o país) recebe anualmente o Grande Prêmio de Formula 1. Se você estiver de carro, você poderá mesmo fazer a rota do famoso circuito que Ayrton Senna tantas vezes ao pódio. Porém, cuidado! Não acelere muito pois o principado é o país mais vigiado do mundo com 1 policial para cada 100 habitantes (e câmeras para todos os lados).
- Quarto, Mônaco tem príncipes e princesas que moram em um castelo no bairro antigo e vivem em todas as revistas de fofoca do mundo. Grace Kelly foi a mais famosa princesa até os dias de hoje.
Diante disso tudo, Mônaco não pode faltar na sua lista de locais
-
La Turbie
Distância de Nice: 16 km
Assim como Eze, La Turbie é um vilarejo montanhoso, logo acima de Mônaco. A visita é obrigatória para se ver de perto as ruínas do impressionante Troféu de Augusto. O monumento, com 35 metros de altura (!!!), data de mais de 2 mil anos atrás.

O que visitar na Côte d’Azur: La Turbie, o vilarejo que abriga das ruínas do incrível Troféu de Augusto. Foto: Inu | Shutterstock.
O troféu foi construído pelos romanos para celebrar a vitória do imperador Augusto sobre as tribos alpinas.
-
Menton
Distância de Nice: 30 km
Menton, a última cidade antes da fronteira com a Itália, não é dos locais mais famosos e badalados da Côte d’Azur. Mas esse é justamente o seu charme. Menton é uma cidade tranquila, sem os milhares de turistas dos demais locais, sobretudo fora de temporada. Além da calma, vale a visita para ver prédios cor de ocre e em tons avermelhados, o antigo centro histórico e os lindos jardins da cidade.

O que visitar na Côte d’Azur: Menton, a cidade cor de ocre, última para antes da fronteira da França com a Itália. Foto: Garsya | Shutterstock.
Menton também é famosa pela festa do limão, uma espécie de carnaval em que grande a cidade é toda decorada com personagens feitos de com a própria fruta. E por falar em limão, não deixe de experimentar o Licor de Menton. Trata-se de um primo próximo do famoso limoncello italiano (só não faça essa comparação em frente aos Mentones, eles podem ficar bravos).
No lado oeste de Nice, não deixe de visitar:
-
Antibes
Distância de Nice: 23 km
Antibes é um charme. À beira mar, o centro histórico desse famoso vilarejo ainda guarda suas ruelas tranquilas. Vale chegar ainda pela manhã para visitar o mercado de rua, que funciona diariamente.

O que visitar na Côte d’Azur: Antibes, o lindo vilarejo à beira-mar onde morou Picasso. Foto: Rafel | Shutterstock.
Picasso morou por aqui, no Castelo Grimaldi – onde hoje funciona um museu dedicado ao pintor. Não deixe de visitar para ver as obras pintadas pelo autor durante o período que passou na Côte d’Azur.
Agora, um segredo: se você gosta de caminhar, não deixe absolutamente de fazer a trilha do Tire-Poil (em tradução livre, “Arranca-Pêlos), que tem 3.2km (ida). Longe dos carros, você vai percorrer um lindo caminho à beira-mar, com falésias, pequenas praias e a vegetação local. Talvez conseguirá mesmo sentir o que sentia Picasso diante do azul tão profundo do Mediterrâneo.

A linda trilha do Tire-Poil, em que boa parte do caminho é sobre as pedras à beira-mar. Foto: Solomakha | Shutterstock.
-
Cannes
Distância de Nice: 34 km
Assim como Mônaco, Cannes dispensa apresentações. Sede do segundo mais famoso festival de cinema do mundo, que acontece em maio, a cidade respira o luxo e o glamour. Ao andar pela Croisette, a famosa avenida à beira-mar, você verá uma sucessão de carros, lojas e hotéis de luxo.
Mas, se quiser dar um mergulho no mar, prepare o bolso: o acesso às concorridas praias da Croisette é pago. Para se ter uma ideia, só para entrar na praia particular do icônico hotel Majestic, é preciso pagar 55 euros na alta temporada. Para doer menos o bolso, tenha em mente que você estará em uma das mais badaladas praias do mundo.

O que visitar na Côte d’Azur: Cannes. Foto: Giancarlo Liguori | Shutterstock.
Mas Cannes não é só para os milionários e as celebridades. Depois de passear pelo lado glomoroso de Cannes, não deixe de andar pelas ruelas do Le Suquet, o bairro antigo da cidade. Você pode até mesmo escolher um dos tradicionais restaurantes familiares do bairro e almoçar por um preço bem razoável.
E se você gosta de mercado, inclua no roteiro o Marché Forville, aberto diariamente, exceto às segundas.
-
Saint Tropez
Distância de Nice: 112 km
Nos anos 50, esse então pequeno vilarejo de pescadores ficou mundialmente famoso quando Brigitte Bardot comprou a La Madrague, a casa onde vive até os dias atuais, cercada de animais.
Hoje, Saint Tropez se tornou um dos principais destinos da Côte d’Azur. Apesar de todo o burburinho, o centro antigo ainda guarda ares de antigamente, com suas ruelas estreitas, cafés e senhores jogando bocha.

O que visitar na Côte d’Azur: Saint Tropez. Foto: PlusONE | Shutterstock.
Assim como em Cannes, as praias de Saint-Tropez são ultra concorridas. Pampelonne é a mais famosa – e nela, vários estabelecimentos privados estão instalados, como Tahiti Beach. Se você quer estar no meio dos ricos e famosos, sua praia é a Nikki Beach.
-
Grasse
Distância de Nice: 40 km
Grasse é conhecida por ser a capital mundial dos perfumes. Além do famoso Museu da Perfumaria, Grasse é a sede de tradicionais marcas de perfume como a Fragonard, a Molinard e a Galimard (entre outras).

O que visitar na Côte d’Azur: Grasse, a capital mundial do perfume. Foto: Shutterstock.
Depois de sentir todas as essências (de lavadas, de rosas, de jasmim…), você poderá caminhar pelas ruelas do centro histórico dessa linda cidade. E não deixe de entrar no interior da Notre Dame De Puy, a linda catedral de Grasse.
-
Saint-Paul de Vence
Distância de Nice: 20 km
Saint-Paul de Vence é mais uma das lindas cidadezinhas montanhosas da Riviera Francesa. Tod0 murad0, é ainda um dos mais antigos vilarejos medievais da região.

O que visitar na Côte d’Azur: o vilarejo medieval de Saint-Paul de Vence. Foto: Giancarlo Liguori | Shutterstock.
Com vocação artística, diversas galerias de arte e museus se sucedem nas ruas da pequena cidadezinha. A Fundação Maeght, maior museu de Saint-Paul de Vence, tem obras dos principais artistas do século 20.
Pronto, essas são as principais atrações da Côte d’Azur.
Quanto tempo você vai precisar? Recomendamos, pelo menos 4 dias inteiros. Mas se você tiver mas tempo, melhor ainda. E, caso queira uma ajuda para planejar a viagem, ao contratar o serviço de motorista da empresa França Entre Amigos, o Luiz e a Priscila irão ajudar você a elaborar o melhor roteiro, de acordo com o número de dias disponíveis.
Leia também:
- Seis museus de arte contemporânea no sul da Franca
- Os produtos típicos da Provence e da Côte d’Azur
- O que visitar na Provence
- O carnaval de Nice, um programa de inverno na Côte d’Azur
- A visita de um vinhedo na Côte d’Azur
- Se hospede em um castelo na Côte d’Azur
5 Comentários
Bia
Olá!
Estou planejando visitar a Côte d’Azur e gostaria de saber se é um destino viável para uma pessoa ‘normal’ (rsrs). Pergunto porque li que lá se concentra grande número de milionários. Os valores das atrações, restaurantes, supermercados, lojas etc são similares aos praticados em Paris, por exemplo? Fiz uma simulação com hospedagem e vi que este item tem preços menores que os da capital.
Abs
Rodrigo Lavalle
Bia, sim, as pessoas “normais” também conseguem visitar a Côte d’Azur. Obviamente nos meses de verão, principalmente julho e agosto, todos os preços sobem.
Catarina Menezes
Minha filha só tem ferias no mês de janeiro. Não conhece a França.
Pensei em 1 semana em Paris e na segunda ir ao Sul.(aA região de Provence ou Saint Tropez?)
A princípio pensava em permanecer só em Paris, para com calma ela explorar a cidade durante o dia e sob as luzes noturnas…
Mas temo que o frio seja muito rigoroso.
Não alugaremos carro (gostei do comentario de Mônica). O que sugerem?Obriga
Rodrigo Lavalle
Catarina, a Provence em janeiro não está tão bonita. Se vocês decidirem por não ficar somente em Paris, sugerimos que vocês vão à Côte d’Azur pois estará mais agradável. Veja com o Luiz da empresa França Entre Amigos quais opções de passeios ele pode te sugerir para otimizar o tempo: whatsapp 00 33 06 64 54 59 01 ou clique aqui para enviar um email.
Monica
Visitei todos esses lugares de trem e de ônibus, ficando hospedada em Nice. Não fui a St Tropez e La Turbie. O trem é muito rápido e o ônibus eficiente para onde o trem não ia. Os ônibus são tão pontuais quanto os trens, e visitei cada dia uma cidade, voltando no meio da tarde pra curtir Nice até anoitecer.