Quando falamos em Côte d’Azur pensamos em verão, sol e praia. Porém a região – mais especificamente a cidade de Nice – tem atrativos também no inverno. Um deles é o Carnaval de Nice.

ONDE FICAR EM NICE

 

História do Carnaval de Nice

Em Nice, a primeira menção ao Carnaval data de 1294, quando Charles d’Anjou, Conde da Provença, menciona a sua visita à cidade para “os alegres dias de Carnaval”.

Em 1539, a organização e regulamentação das festividades são confiadas aos “abades dos loucos” que organizam quatro bailes na cidade segundo as classes sociais: nobres, comerciantes, artesãos e operários.

Mas, foi bem mais tarde, em 1830, que o Carnaval de Nice apareceu pela 1ª vez em sua forma moderna, como existe hoje.

Naquela época, Nice havia se tornado a “capital dos resorts de inverno”. Durante a estada de inverno de Charles-Félix, rei do Piemonte-Sardenha, na cidade, os nobres organizaram na Cours Saleya — a principal rua de pedestres de Nice — um carnaval especial com desfile de carros alegóricos e carruagens puxadas por cavalos.

Em 1873, Andriot Saëtone tomou a iniciativa de fundar o “Comitê de Festas” que, sob o patrocínio do município, foi responsável pela organização e expansão das festividades que passou a ter desfiles de carros alegóricos, arquibancadas para os espectadores, bailes de máscaras etc.

Três anos depois, em 1876, foram criados as Batalhas das Flores. Originalmente eram simples trocas de flores, mas elas foram ganhando importância e tornaram-se o lado poético e elegante do Carnaval e uma vitrine da produção local.

Em 1882, “Polichinelle, o rei”, uma marionete tradicional feita de palha e pedaços de tecido, que até então permanecia imóvel na Place de la Préfecture, se transformou no “Bobo da Corte”, recebendo as chaves da cidade das mãos do prefeito e desfilando em carro alegórico pelas três principais praças da cidade.

O Carnaval de Nice

Atualmente o Carnaval de Nice acontece durante duas semanas nas quais acontecem os desfiles de Carnaval propriamente ditos e as “Paradas das Flores”.

Muitos carros alegóricos decorados apresentam o tema do ano e desfilam ao ritmo de grupos musicais de todas as origens, tudo num ambiente colorido, festivo e familiar.

A cada ano é escolhido um tema e todos os desfiles e paradas giram em torno dele. Alguns temas de carnavais passados foram: o Rei das Artes, o Rei do Cinema, o Rei do Riso, o Rei dos Loucos, o Rei do Circo etc.

Veja abaixo um vídeo do carnaval de 2017 cujo tema foi “Rei da Energia”:

 


Não esqueça seu SEGURO VIAGEMum dos documentos necessários para entrar na França.

Seguros Promo

Compare os preços no site da Seguros Promo. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.


 

O Carnaval de Nice edição 2023

2023 marca os 150 anos do Carnaval de Nice, o tema será “Rei dos Tesouros do Mundo”. O evento acontece de 10 a 26 de fevereiro.

O trajeto por onde passam os desfiles é cercado e o acesso restrito a quem tem ingresso. Há ingressos para arquibandas (tribunes) e para setores “em pé” (zones piétonnes). Clique aqui para ver as datas de cada desfile e parada e comprar seu ingresso.

mapa do trajeto do carnaval de nice

Mapa do trajeto do Carnaval de Nice

Mas não vá esperando algo semelhante ao carnaval do Rio de Janeiro, o carnaval de Nice é mais comedido e inocente.

Clique aqui e leia todos os nossos artigos sobre Nice e a Côte d’Azur.

Como ir de Paris até Nice

. De trem. A viagem tem cerca de 5h40. A duração da viagem e os preços podem variar de acordo com o mês, o dia da semana e a hora escolhida para a viagem. Clique aqui para pesquisar preços e horários e comprar com antecedoência a fim de garantir preços mais baixos.

. De avião. A viagem de avião dura 1h30 saindo de Paris. Clique aqui para pesquisar voos e comprar sua passagem.

. De carro. Passando por Lyon, Avignon, Aix en Provence, Marseille. Belo passeio em direção ao sol da Provence e da Côte d’Azur. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.

. De ônibus. Esta é geralmente a opção mais barata e também a mais longa. O ônibus sai da estação Paris Bercy e o tempo de trajeto é de 15h05. Clique aqui e consulte valores, disponibilidade de horários e compre sua passagem.

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris