Quando falamos em Côte d’Azur pensamos em verão, sol e praia. Porém a região – mais especificamente a cidade de Nice – tem atrativos também no inverno. Um deles é o carnaval de Nice.

O carnaval de Nice nasceu em 1873 pela iniciativa de Andriot Saetone que, com a ajuda da prefeitura da cidade, organizou o evento como o conhecemos hoje, com desfiles de carros alegóricos e arquibancadas para os espectadores.

A cada ano é escolhido um tema e todos os desfiles e paradas giram em torno dele. Nos carnavais passados tivemos: o Rei das Artes, o Rei do Cinema, o Rei do Riso, o Rei dos Loucos, o Rei do Circo etc. Veja abaixo um vídeo do carnaval do ano passado cujo tema foi “Rei da Energia”:

Em 2018, o tema será “Rei do Espaço”. O evento acontece de 17 de fevereiro a 3 março e se estrutura em 3 manifestações:

  • Desfile carnavalesco diurno com cerca de 17 carros alegóricos mais dançarinos e músicos. Acontece somente no dia 25/02 às 14:30.

Desfile carnavalesco diurno de 2017

  • Desfile carnavalesco iluminado. Acontece às terças e sábados, às 21:00. No último dia do carnaval, sábado 03/03, acontece a “queima do Rei”.

Desfile carnavalesco iluminado de 2017

A queima do Rei

  • Batalha das Flores: o espetáculo-estrela do carnaval de Nice, onde os carros alegóricos e os destaques estão cobertos de flores. Um chuva de flores é jogada para o público. 80% das flores utilizadas são produzidas na região. Acontece às quartas e sábados, às 14:30.

Batalha das Flores de 2017

Todas as 3 manifestações saem da praça Masséna e dão a volta no jardim Albert 1er.

Trajeto dos desfiles do carnaval de Nice.

O trajeto é cercado e o acesso restrito a quem tem ingresso. Há ingressos para arquibandas (tribunes) e para setores “em pé” (zonas A e B). Clique aqui para ver as datas de cada desfile e comprar seu ingresso.

Mas não vá esperando algo semelhante ao carnaval do Rio de Janeiro, o carnaval de Nice é mais comedido e inocente.

Clique aqui e leia todos os nossos artigos sobre Nice e a Côte d’Azur.

Como ir de Paris até Nice

. De trem. A viagem tem cerca de 5h40. A duração da viagem e os preços podem variar de acordo com o mês, o dia da semana e a hora escolhida para a viagem. E se comprar sua passagem com antecedência – clique aqui – consegue preços mais baratos ainda.

. De avião. A viagem de avião dura 1h30 saindo de Paris. Pela Air France, você pode comprar a passagem direto do Brasil para Nice, fazendo uma parada grátis em Paris (na ida e/ou na volta). Veja aqui as melhores ofertas da Air France.

. De carro. Passando por Lyon, Avignon, Aix en Provence, Marseille. Belo passeio em direção ao sol da Provence e da Côte d’Azur. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.

. De ônibus. Esta é geralmente a opção mais barata e também a mais longa. O ônibus sai da estação Paris Bercy e o tempo de trajeto é de 15h05. Consulte valores, disponibilidade de horários e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus (clique aqui).


carnaval de NiceNo site Minha Viagem Paris você vai descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.

 


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.