Cada região francesa possui seus produtos típicos que marcam profundamente as características da culinária local. Quando estiver no sul da França, entre a Provence e a Côte d’Azur, pense no azeite, nas azeitonas, na torta La Tropeziènne e nas ervas aromáticas.

Se você comprou nosso guia da Provence (clique aqui para comprar) e pretende visitar a região, não deixe de provar os produtos típicos do sul da França mencionados nesse artigo.

Foto: Moulin des Castelas

Foto: Moulin de Castelas

. O azeite é o ingrediente que realmente diferencia a cozinha do sul da França. Enquanto em outras regiões francesas a manteiga é onipresente, na Provence e na Côte o azeite é rei.

Ele é fabricado com azeitonas de diversas qualidades e com nomes simpáticos como picholine (que dá um azeite verde, um pouco amargo e com aromas de maçã e pera); grossane (azeitona preta e utilizada mais como tira gosto, mas se prensada dá um azeite adocicado e com notas de amêndoa); lucques (azeitona verde muito usada para cocktails e aperitivo e que produz um azeite fruité e leve).

De uma maneira geral, as azeitoras verdes são usadas nas receitas de longo cozimento – como vitelo ou frango com azeitonas -, e as pretas para as saladas. Todas elas se transformam em deliciosos azeites e outras preparações como a tapenade.

Se quiser comprar azeitonas, azeites temperados de diversas formas e tapenadas aconselhamos o Moulin de Castelas, perto de Baux de Provence.

Desta marca, nós adoramos um azeite obtido pela moagem simultânea de azeitona, manjericão e hortelã. Ele é ideal para temperar saladas, carpaccios, massas e peixes.

O vídeo acima mostra todo o processo da produção do azeite no Moulin de Castelas.

Endereço: Mas de L’Olivier, 13520, Les Baux de Provence.

Torta Tropeziènne. Amy Ross no Flickr

Torta Tropeziènne. Amy Ross no Flickr

. A torta tropezienne: em 1945, uma pâtissière abre uma padaria em Saint Tropez e, ao lado das suas pizzas, croissantes e biscoitos, passa a vender uma novidade para a gastronomia francesa, uma torta inspirada nas receitas do seu país natal, a Polônia. Nesta época, pertinho da padaria, o diretor Roger Vadin filma o célebre Et Dieux Créa la Femme. Todos os dias, a equipe do filme encomenda suas refeições na padaria. Um dia, a atriz principal Brigitte Bardot sugere um nome para a torta, tarte tropeziènne. Hoje, encontramos esta pâtisserie em quase todas as cidades da Côte d’Azur, mas melhor degustá-la onde foi criada.

Tarte Tropeziènne. Merle Ja Joonas no Flickr

Tarte Tropeziènne. Merle Ja Joonas no Flickr

Endereço: Tarte Tropeziènne, Place des Lices, Saint Tropez.

Ervas da Provence. Christopher Paquette no Flickr

Ervas da Provence. Christopher Paquette no Flickr

. As ervas da Provence são mundialmente conhecidas e fazem parte de quase todas as receitas da região. Impossível passar pelo sul da França sem comprar pelo menos um saquinho. Mas atenção, cuidado com a origem das ervas e procurem aquelas que possuem o Label Rouge o único que tem as proporções precisas de 26% de orégano, 26% de sarriette, 26% de alecrim, 19% de tomilho e 3% de manjericão.

Père Blaize. Foto: La Marseillaise.fr

Père Blaize. Foto: La Marseillaise.fr

Um endereço onde você encontra a verdadeira preparação se chama Le Père Blaise, em Marseille. Ela data de 1815 e é linda com suas paredes cobertas por gavetas de madeira.

Endereço: Le Père Blaize, 4-6 rue Méolan, Marseille. Outra excelente loja é La Maison des Plantes, 20 rue Gubernatis, Nice.

La Cagole

La Cagole

. A cerveja provençal é excelente mas poucos turistas sabem da sua existência. Ao contrário do vinho provençal cujo vinhedo cobre mais de 200 km e vai de Baux de Provence até os limites da cidade de Nice, a cerveja de Marseille possui um único ponto de fabricação. Ela se chama La Cagole e foi criada em 2003, em Marseille, por dois amigos nostálgicos do ambiente do antigo porto da cidade e das cervejas que aí eram vendidas. Trata-se de uma pilsen quase sem amertume, leve, com pequeno aroma de mel e com baixo teor alcoolico (4.7%). Para entenderem o rótulo, cagole é o nome dado às belas jovens das praias locais, extrovertidas e com um ligeiro toque de vulgaridade.

Onde tomar uma Cagole? No Bar de la Marine, 15, quai de Rive Neuve, Marseille.

Leia também:


O Essencial da Provence

Conheça o guia do Conexão Paris O Essencial da Provence. Ele traz 6 roteiros incríveis para que você conheça o melhor da Provence em uma semana. Acesse nossa agência online Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis pela Provence e Côte d’Azur, em Paris e pelo interior da França.

 

 


França Entre Amigos oferece transfers, traslados e passeios privativos de carro com motorista brasileiro por Paris e pela França.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.