Pain au chocolat ou chocolatine? Qual o nome correto dessa deliciosa iguaria vendida nas padarias francesas? Qual a sua origem e a de seus dois nomes?

Se no Brasil, uma das polêmicas que pipocam nas redes sociais debate se o correto é dizer “biscoito” ou “bolacha”, na França essa discussão gira em torno dos termos “pain au chocolat” e “chocolatine”. Como chamar essa deliciosa viennoiserie francesa?

pain au chocolat

Pain au chocolat ou chocolatine? Fica a dúvida… Foto: larik_malasha | shutterstock

O que é um pain au chocolat (ou chocolatine)

Pain au chocolat (ou chocolatine) é uma espécie de pãozinho feito de massa folhada e recheado com chocolate (geralmente duas barras enroladas na massa), vendido em toda e qualquer boulangerie francesa.

Em francês, o nome genérico dos produtos de padaria feitos com massa folhada ou com massa de brioche é viennoiserie. Entram nessa categoria – além do pain au chocolat – o croissant, o chausson aux pommes (pastel de maça), o palmier (em forma de coração, com açúcar caramelizado), o pain aux raisins (ou escargot, com uvas passas), o pão de leite e o brioche em si.

 


Antes de sair do Brasil, não se esqueça de contratar seu seguro viagem, que é um dos documentos necessários para entrar na França.

Seguros Promo

Compare os preços no site da Seguros Promo e use o código CONEXAO5 para obter 5% de desconto.


 

Origem do termo ‘viennoiserie’

O termo viennoiserie começou a ser usado na França no século XIX para designar os produtos de padaria de inspiração vienense. A primeira padaria vienense foi aberta na França por volta de 1837 – no 92 rue Richelieu, em Paris – pelo austríaco Auguste Zang.

Os produtos feitos por ele caíram no gosto popular e passaram a ser copiados pelas padarias parisienses da época. Por incrível que pareça, o croissant, um dos símbolos da França, é na verdade uma derivação do croissant vienense (kipferl), porém feito com massa folhada ao invés de massa de brioche.

pain au chocolat viennoiseries

Viennoiseries; pão de leite, croissant, pain aux raisins, pain au chocolat e brioche. Foto: margouillat photo | shutterstock

 

Origem do pain au chocolat e de seu nome

Um outro produto feito pela padaria de Zang era o “schokoladencroissant” (croissant de chocolate). Diz a lenda que, devido ao sotaque e a forma dos franceses de pronunciar a palavra, “schokoladencroissant” foi sendo gradualmente transformada em “chocolatine”.

Segundo Nicolas Berger, autor da enciclopédia Chocolat, mots et gestes, publicada pelo chef e mestre chocolateiro Alain Ducasse, a palavra “pain au chocolat” originalmente designava um tipo de lanche dado às crianças nas escolas: um pedaço de pão dentro qual se colocava um pedaço de chocolate. Esse “sanduíche” também teria sido reinterpretado pelos chefs confeiteiros franceses no início do século XX, que trocaram o pão comum original pela massa folhada, mas mantiveram o nome “pain au chocolat”.

Ou seja, os dois termos estão corretos e ambos têm razão para existir. Na verdade, tanto no Brasil quanto na França, essa é uma questão regional. Praticamente toda a França (com exceção do sudoeste) fala “pain au chocolat”.

 


Conheça os guias turísticos do Conexão Paris. Eles vão te ajudar a organizar sua viagem.

Paris: 5 Roteitos, 4 Dias | Essencial do Museu do LouvreParis com CriançasEssencial da Provence


 

A França dividida

O nada científico site Chocolatine ou Pain au chocolat ? propõe uma sondagem: você diz em que cidade mora e, em seguida, se você fala “pain au chocolat” ou “chocolatine”.

Até o dia de hoje, 60% das 125.038 pessoas que responderam à pesquisa disseram usar o termo “pain au chocolate”.

O site tem até mesmo um mapa da França dividida em departamentos e, em cada um deles, a proporção de pessoas que dizem “pain au chocoalte” e “chocolatine” (não é o mapa abaixo).

mapa frança pain au chocolat

Mapa mostrando onde na França as pessoas dizem ‘pain au chocolate’ e onde dizem ‘chocolatine’

Onde encontrar os melhores pain au chocolat (porque aqui em Paris dizemos pain au chocolat e não chocolatine) de Paris

  • Pierre Hermé: 4 rue de Bretagne, 75003 |72 rue Bonaparte, 75006 | 86 avenue des Champs-Elysées, 75008
  • Cyril Lignac: 133 rue de Sèvres, 75006 | 24 rue Paul Bert, 75011
  • Thierry Marx: 51 rue de Laborde, 75008
  • Yann Couvreur: 23bis rue des Rosiers, 75004
  • Mamiche: 45 rue Condorcet, 75009
  • Pascal & Anthony: 32 rue de Dantzig, 75015

Se você quiser fazer pain au chocolat em casa, clique aqui e veja uma receita.

 


No site Kayak você encontra as melhores tarifas para voos nacionais e internacionais.


 

 


Encontre o menor preço para a sua passagem aérea no site Passagens Promo, sempre com ofertas atualizadas para todos os destinos.

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqtes.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rentalcars.

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris

* necessário