Visita de um moinho de azeite na Provence | Assim como as lavandas, as oliveiras fazem parte do visual da Provence. E graças à qualidade das azeitonas desta região do sul da França, o azeite provençal se tornou famoso pela sua qualidade e seu sabor.

Uma viagem pela Provence inclui obrigatoriamente a visita de um produtor de azeite. Durante nossa estadia no Hotel & Spa Baumanière (leia aqui), visitamos o Moulin Castelas. Jean André Charial, proprietário deste Relais & Château, nos acompanhou pessoalmente até o moinho.

Não sei se você sabe, a produção de azeite provençal é uma atividade controlada e os produtores possuem certiticado AOC, apelação de origem controlada.

A visita foi uma surpresa. Descobri que o bom azeite provençal é simplesmente o suco da azeitona. Nada mais. Desconfio de produtos industrializados com “etiqueta de ingredientes” longas e misteriosas. Fiquei feliz diante da simplicidade – viva a simplicidade – do produto. Há alguns anos tento adotar a conduta de comer produtos simples, não industrializados, sempre que possível comprado dos pequenos produtores da região parisiense e preparados em casa. Essa é a única maneira de controlarmos – um pouco mais – o que estamos realmente comendo.

Daí meu prazer em conhecer um produto delicioso e sem nenhum aditivo, conservante ou o que quer que seja.

Produção do azeite

Visita de um moinho de azeite na Provence

Azeitonas e rizomas, caules do fruto, são despejados dentro de um sistema de lavagem.

Visita de um moinho de azeite na Provence

Em seguida são moídos a frio.

Trituração dos produtos

O suco é recuperado dentro de um grande recipiente.

Suco de azeitonas e rizomas

E estocado em tonéis, como os do envelhecimento de vinhos.

Visita de um moinho de azeite na Provence

Desde a época romana o azeite é produzido na região. E até hoje a técnica de extração do azeite permanece a mesma. As máquinas usadas evoluíram, claro. Mas as fases de produção são idênticas: colheita, lavagem, moagem e compressão.

Loja dos produtos Castelines

A segunda etapa foi a visita da loja Moulin Castelas para conhecermos todos os produtos chamados Castelines.

Visita de um moinho de azeite na Provence

Azeites Castelines

Os azeites Castelines exibem com orgulho suas inúmeras medalhas adquiridas em concursos internacionais e nacionais. A marca Castelines oferece azeites clássicos e azeites aromatizados.

Visita de um moinho de azeite na Provence

Azeite Castelines aromatizado com gengibre

Não resisti ao azeite aromatizado com gengibre. Comprei na hora e o guardo preciosamente. Delicioso com peixes, batatas cozidas, saladas.

Castelas propõe também azeitonas e pastas de azeitonas. Minha preferida é a “tapenade” de azeitona preta.

Último detalhe, no site do Moulin Castelas encontramos excelentes receitas de pratos bem franceses.

Moulin Castelas: Mas de l’Olivier, 13520 Les Baux de Provence. Tel. +33 4 90 54 50 86


Visitamos o Moulin Castelas durante nossa estada no Hotel Baumanière, clique aqui e aqui e leia nossos artigos.

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris