Campos de lavanda, vilarejos incrustados na montanha, cidades históricas, parques naturais, culinária aclamada, vinhos inesquecíveis. Tantos atrativos fazem da Provence, a região mais visitada da França, depois de Paris. Junto com a Côte d’Azur, o departamento recebe 31 milhões de turistas por ano, o que representa 15% do turismo francês. Mas o que visitar na Provence? 

Este post é o ponto de partida para você planejar uma viagem ao sul da França. Em primeiro lugar, você precisa saber que a Provence é uma grande região. Para visitar os muitos atrativos, você vai precisar de um alugar um carro, de contratar um serviço privado de carro com motorista ou um serviço de excursão em pequenos grupos.

Se você vai viajar por conta própria, recomendamos o guia O Essencial da Provence, escrito pela jornalista radicada na região Anatê Merger. O guia traz todas as informações necessárias para você planejar suas férias na Provence.

Então, o que visitar na Provence?

  • Campos de lavanda:

Quando ouvimos falar na Provence, logo imaginamos os lindos campos de lavanda de Valensole. E não é à tõa, não há quem não se emocione com o lilás a perder de vista, o zunido das abelhas, o aroma…

Os campos de lavanda em Valensole, na Provence, sul da França.

Os campos de lavanda em Valensole, na Provence, sul da França. Foto de Gaspar Janos no Shutterstock

Mas não é todo mundo que consegue ver os campos floridos. Para ter a experiência completa, você precisa visitar a região no período de floração — entre meados de junho e de julho. Se não for possível, não é o fim do mundo, a viagem vai valer a pena mesmo assim. E será um motivo para você voltar! Mas o que mais visitar na Provence?

  • Vilarejos do Luberon

Depois dos campos de lavanda, os vilarejos do Luberon são visita obrigatória na Provence. Incrustados na montanha, com suas ruelas medievais, cercados por oliveiras e vinhas, é difícil escolher qual é o mais bonito.

O vilarejo de Gordes no Luberon, Provence.

O vilarejo de Gordes no Luberon, Provence. Foto: Shutterstock

Gordes e Roussillon são os mais famosos, mas há outros tão lindos quanto. Visitar apenas esses dois seria uma pena. Ménerbes, Lacoste, Oppède Le Vieux são igualmente imperdíveis.

  • Aix en Provence

Além de ser uma excelente base para você se hospedar, Aix (lê-se Eqs) é a quintessência da cidade provençal. Mercados de rua, cafés e restaurantes com suas varandas festivas, museus imperdíveis, lojinhas charmosas.

A linda Aix en Provence é uma ótima base para quem quer conhecer a Provence, no sul do França.

A linda Aix en Provence é uma ótima base para quem quer conhecer a Provence, no sul do França. Foto de RossHelen no Shutterstock

Para completar, Aix foi a cidade natal e a maior inspiração do pintor Paul  Cézanne. A montanha Sainte-Victoire, nos arredores da cidade, foi retratada em mais de 80 obras do pintor.

A Montanha de Sainte-Victoire, retratada nas obras de Paul Cézanne, fica nos arredores de Aix-en-Provence.

  • Arles e suas ruínas romanas

Dizem que Arles é a cidade com mais ruínas romanas depois de Roma. Só isso já é motivo suficiente para se visitar a cidade. A arena, o anfiteatro e as termas são alguns dos patrimônios da humanidade da Unesco.

As ruínas romanas de Arles, na Provence, são classificadas pela Unesco como patrimônio da humanidade.

As ruínas romanas de Arles, na Provence, são classificadas pela Unesco como patrimônio da humanidade. Foto: Sergey Dzyuba no Shutterstock

Além disso, Arles é a cidade onde Van Gogh morou por 1 ano. Nela, o artista teve a fase mais produtiva de sua carreira. Visitar a cidade é como passear pelas telas do pintor.

A Casa Amarela, onde Van Gogh morou na cidade de Arles, retratada pelo pintor.

A Casa Amarela, onde Van Gogh morou na cidade de Arles, retratada pelo pintor.

  • Avignon

Patrimônio mundial da Unesco, Avignon foi a sede do poder católico por mais de um século, entre 1309 a 1417. O Palácio dos Papas, o principal monumento da cidade localizado no meio da maior praça medieval do mundo, é um impressionante testemunho da riqueza e do poder da Igreja Católica durante a Idade Média.

Palacio dos Papas em Avignon

O Palácio dos Papas em Avignon foi ocupado por sete papas durante pouco mais que um século. Foto de FredP no Shutterstock

Depois de visitar a impressionante cidade de Avignon, é hora de conhecer a região de um dos mais famosos vinhos do mundo: o Châteauneuf-du-Pape. Além de visitar o vilarejo onde havia o palácio de verão dos papas (hoje em ruínas), você terá a chance de degustar in loco o vinho que até o século 18 era destinado apenas para o consumo dos clérigos.

Caixas do famoso vinho Chateauneuf-du-Pape.

Caixas do famoso vinho Chateauneuf-du-Pape. Foto de Elena Dijour no Shutterstock

  • Gorges du Verdon

Passear de caiaque  no maior cânion da Europa, com falésias que chegam a 700 metros e água azul turquesa é dessas experiências inesquecíveis.

Os cânions da Gorges du Verdon, no Provence.

Os cânions da Gorges du Verdon, no Provence. Foto: DeymosHR no Shutterstock

Para os mais ativos e amantes da natureza, existem diversas opções de trilha para passeios a pé  ou de bike, e ainda atividade de aventura como rafting e escalada, que permitem sair do fluxo turístico. Veja as opções do site do ofício de turismo da região.

  • Baux de Provence

Eleito um dos vilarejos mais bonitos da França, Baux se situa no alto de um maciço rochoso e abriga um castelo medieval, que pode ser visitado.

O vilarejo Baux de Provence.

O vilarejo Baux de Provence. Foto de Luboslav Tiles no Shutterstock

A alguns minutos do vilarejo, se encontra um dos programas culturais mais conhecidos da França. A Carrière des Lumières é uma antiga mina de pedra calcária em que as paredes de pedras se transformaram em imensos telões onde são projetadas imagens e animações de obras primas dos pintores franceses.

Exposição sobre a obra de Van Gogh na Carrières des Lumières.

Exposição sobre a obra de Van Gogh na Carrières des Lumières. Foto: BOULENGER Xavier no Shutterstock

  • Calanques

E, para finalizar, a costa da Provence é deslumbrante. As famosas calanques de Marseilles e de Cassis são imensas falésias sobre o mar azul turquesa mediterrâneo.

As calanques se extendem por cerca de 20 km no litoral da Provence.

As calanques se estendem por cerca de 20 km no litoral da Provence. Foto: olratno Shutterstock


O vilarejo Baux de Provence.Para planejar o seu roteiro e descobrir outras atrações a serem visitadas na Provence, não deixe de adquirir o guia O Essencial da Provence, escrito pela jornalista Anatê Merger e editado pelo Conexão Paris. À venda no site HotMart.

 

 

 


Leia também:


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.