Cours Mirabeau, avenida principal de Aix en Provence

Cours Mirabeau, avenida principal de Aix en Provence

Você pode conhecer Aix en Provence em um grande circuito pela Provence que pede pelo menos quatro ou cinco dias na região. Ou então, optar por uma pequena viagem Paris/Aix en Provence de apenas duas noites. Foi o que fizemos em maio 2014. Esta é a medida ideal para conhecer esta cidade encantadora e seus arredores. Hospede-se em Aix mesmo. Não aconselhamos ficar fora da cidade, perderá tempo e terá que alugar um carro logo no primeiro dia. Aconselhamos também que programe este passeio evitando o dia de domingo. Nas pequenas cidades do interior, o domingo pode ser complicado com restaurantes fechados.

Paris/Aix en Provence em dois dias e meio

Pegue o trem TGV em Paris e três horas mais tarde estará em Aix. Ao descer do trem, no nível do cais de desembarque da estação TGV (que fica fora da cidade) você verá a saída e logo em seguida os táxis que fazem o traslado até Aix.

Aix en Provence e suas fontes

Aix en Provence e suas fontes

Sugerimos a seguinte organização:

1 – Aix en Provence – parte da tarde do primeiro dia e segundo dia dedicados a conhecer Aix, seus bairros, monumentos e suas feiras. Nesta etapa você não precisa de carro.

2 – Arredores de Aix en Provence – terceiro dia, logo após o café da manhã, faça o check out do hotel, coloque as malas no carro e passe o dia conhecendo os arredores de Aix. No final da tarde retorne para Paris de TGV. Ou você aluga um carro ou contrata um serviço de traslados e passeios. Nós contratamos um carro com chofer que nos pegou no hotel e no final do dia nos deixou na estação ferroviária.

Cidade alegre, cheia de cafés lotados de estudantes

Cidade alegre, cheia de cafés lotados de estudantes

Aix é uma cidade pequena, alegre, cheia de estudantes por causa das suas universidades e com um patrimônio arquitetônico maravilhoso e nada menos que 149 monumentos classificados no Patrimônio Histórico da França.

Fonte Quatre Dauphins na rue Quatre Septembre

Fonte Quatre Dauphins na rua 4 Septembre

Aix possui um bairro histórico, a Vieille Ville, uma larga avenida principal chamada Cours Mirabeau e um bonito bairro chamado Mazarin com belas casas antigas e uma das mais bonitas fontes de Aix: a Quatre Dauphins. Porque Aix é a cidade das fontes, você as verá na avenida principal, na vieille Ville, para todos os lados. Lindas!

Clique aqui para baixar o mapa da cidade. Repare que a avenida principal, Cour Mirabeau, corta Aix em duas partes. Na parte de cima temos a Vieille Ville, a parte de baixo o bairro Mazarine.

Ruela da Vieille Ville

Ruela da Vieille Ville

Passe a tarde do primeiro dia na Vieille Ville. Este bairro é pequeno e fácil de se localizar. Da grande praça General de Gaulle pegue a pequena rua Espariat para entrar na Vieille Ville.

Mairie (Prefeitura) de Aix en Provence

Mairie (Prefeitura) de Aix en Provence

Ande pelas ruelas e explore tudo. Não perca a Praça Richelme e a Praça do Hotel de Ville, sua torre com o relógio. Verá outras praças como a Prècheurs, a Verdun, verá pequenas fontes encantadoras, verá muitos cafés com varandas lotadas, feiras de flores, frutas, roupas.

As feiras de Aix

As feiras de Aix

O mais interessante são as feiras de alimentos. Aí sim, vale a pena parar, provar tudo. Sobretudo os embutidos de carne de asno, de javali, de touro. Na praça des Prechêurs tem uma feira nas terças, quintas e sábados.

Cours Mirabeau e suas árvores em maio

Cours Mirabeau e suas árvores em maio

No dia seguinte explore a Cour Mirabeau e seus cafés e brasseries.

Varando da Brasserie

Varanda da Brasserie Les Deux Garçons

Uns famosos como a Brasserie Les Deux Garçons onde não aconselhamos almoçar ou jantar. Sente-se na varanda somente para ver o desfile de locais e turistas, peça um rosê provençal e curta a vista.

Ou então escolha o Café e Restaurante Le Grillon, sempre lotado também. A cozinha aí é mais honesta que a da brasserie ao lado.

Feira da Cours Mirabeau

Feira da Cours Mirabeau

Vimos esta feira da Mirabeau na manhã de terça feira: alguns produtos made in china e alguns produtos locais. Nada muito interessante e preferimos muito mais as pequenas feiras da Vieille Ville.

Em seguida pegue a rua 4 de Septembre e faça um zig zag para conhecer o bairro Mazarine. Mais tranquilo que a Vieille Ville, mas muito elegante. Belas casas antigas, umas já restauradas, outras não.

Sala do café da manhã do Graund Hotel Roi René

Sala do café da manhã do Grand Hotel Roi René

Café da manhã do Grand Hotel Roi René

Café da manhã do Grand Hotel Roi René

Siga até o boulevard Roi René, onde se encontra um dos melhores hotéis de Aix en Provence, o Grand Hotel Roi René. Nos hospedamos aí. Atendimento atencioso, quartos confortáveis, um bar agradável para um drink pós jantar e um excelente café da manhã. Conseguimos uma diária pelo Booking de 191 euros.

Para obter as tarifas e fazer suas reservas aconselhamos o site Booking.com. Clique aqui.

Como complemento de informação, leia um dos nossos artigos sobre as feiras de Aix, seus horários e locais. Clique aqui.

Publicamos em outro artigo a segunda etapa deste circuito: os arredores de Aix en Provence.

Leia também outros artigos sobre a Provence clicando aqui.

Como ir de Paris até Aix-en-Provence

  • Trem: a viagem tem cerca de 3h40 de duração. Compre sua passagem antecipadamente – clique aqui – para garantir os melhores preços.
  • Carro: a viagem dura cerca de 7 horas, belo passeio pela região da Provence. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
  • Ônibus: esta costuma ser a opção mais barata, mas também é a mais longa. A viagem tem cerca de 12 horas de duração. Consulte valores e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus.

O Essencial da Provence

Conheça o guia do Conexão Paris O Essencial da Provence. Ele traz 6 roteiros incríveis para que você conheça o melhor da Provence em uma semana. Acesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis pela Provence e Côte d’Azur, em Paris e pelo interior da França.