O Marais é tradicionalmente o bairro das comunidades judaica e LGBT e também das galerias de arte. Elas são inúmeras e vão desde pequenas salas até prédios inteiros exibindo um panorama da arte atual. E o melhor, a entrada nas galerias de arte no Marais é sempre gratuita!

Veja abaixo as 3 galerias de arte no Marais que são as nossas preferidas:

1.Galerie Perrotin

galerias de arte no marais

Galerie Perrotin

Emmanuel Perrotin começou a trabalhar com arte aos 17 anos e aos 24 abriu sua 1ª galeria de arte em seu próprio apartamento. Em 1990 ele inaugurou a Galerie Perrotin, na região do Marais, a primeira a promover os trabalhos de Maurizio Cattelan (sobre o qual falamos aqui) and Takashi Murakami (que já colaborou com a Louis Vuitton e já teve suas obras expostas em Versailles, clique aqui). A arte exposta pela Perrotin geralmente tem um forte lado pop que flerta com outras áreas como a moda, a música, o design e a arte de rua. Outros artistas representados pela Perrotin são: Sophie Calle, JR (que fez a pirâmide do Louvre “desaparecer”, clique aqui), KAWS, Terry Richardson, Xavier Veilhan (que também já expôs em Versailles e é o autor da grande obra luminosa na Lafayette Homme, clique aqui e aqui) entre muitos outros.

A galeria fica no número 76 da rue de Turenne: entre pelo grande portão e atravesse o pátio interno até o prédio ao fundo. Não deixe também de visitar a livraria – no mesmo pátio, à direita – e também o anexo – que fica na rua lateral (10 Impasse Saint Claude) – onde as exposições têm continuidade.

galerias de arte no marais

O prédio onde fica a livraria que vende livros das exposições e dos artistas representados pela Perrotin.

Atualmente em cartaz estão as exposições do já citado Murakami e suas interpretações pop e coloridas de lendas e tradições japonesas e de Bharti Kher, com suas esculturas que desafiam a gravidade. Ambas vão até o dia 23 de dezembro de 2016. Entrada gratuita.

galerias de arte no marais

Exposição “Learning the Magic of Painting” de Takashi Murakami

Galerie Perrotin: 76 da rue de Turenne, 75003 e 10 Impasse Saint Claude, 75003. Metrô linha 8, estação Saint-Sébastien – Froissart. Aberta de terça a sábado, de 11:00 as 19:00

Clique aqui para acessar o site oficial da Galerie Perrotin.

2. Galerie Thaddaeus Ropac

Thaddaeus Ropac abriu sua primeira galeria em Salzburg, na Áustria, em 1983. A unidade do Marais foi inaugurada em 1990. A Galerie Ropac trabalha quase no mesmo universo da arte que a Perrotin e representa artistas (e espólios de artistas) importantes de vários movimentos como: Marcel Duchamp, Andy Warhol, Robert Rauschenberg, Joseph Beuys, Gilbert & George, entre outros.

galerias de arte no marais

A Galerie Thaddaeus Ropac no Marais

Em 2012 foi inaugurada no nordeste de Paris, próximo à Filarmônica de Paris e ao Parc de la Villette, uma filial da galeria. O novo empreendimento, instalado em uma antiga fábrica e em prédios anexos, possui uma área total de 5.000m² e é usado para a exibição de grandes obras.

galerias de arte no marais

Montagem da exposição de Robert Rauschenberg na Galerie Ropac

Atualmente em cartaz na galeria do Marais estão obras de Robert Rauschenberg de sua série Salvage, feita entre 1983 e 1985 e que utiliza pintura e silkscreen de antigas fotografias em uma espécie de colagem. No último andar da galeria está em exibição a escultura Porte-Bouteille, uma das mais influentes do século 20, feita por Marcel Duchamp em 1959 e comprada pelo próprio Rauschenberg. Em torno da escultura readymade estão expostos também documentos e desenhos relacionados a ela e a outros trabalho de Duchamp.

galerias de arte no marais

A escultura readymade “Porte-Bouteille” de Marcel Duchamp sendo desembalada

Galerie Thaddaeus Ropac: 7 rue Debelleyme, 75003 Paris. Metrô linha 8, estação Filles du Calvaire. Aberta de terça a sábado, de 10:00 as 19:00 / 69 avenue du Général Leclerc, 93500 Pantin.  Aberta de terça a sábado, de 10:00 as 19:00. Trem RER E (direção Chelles ou Villiers-sur-Marne), estação Pantin.

Clique aqui para acessar o site oficial da Galerie Thaddaeus Ropac.

3. Galerie Azzedine Alaïa

O grande estilista Azedinne Alaïa possui no Marais um super prédio onde funcionam seus atêlies, sua loja, sua casa, um micro hotel onde ele recebe os amigos e também uma galeria de arte. Nessa galeria, aberta ao público, ele expõe obras dos artistas que gosta e dos quais é amigo, exibe filmes e perfomances e desfila suas coleções duas vezes ao ano. Como a curadoria é feita sob um ponto de vista pessoal e emocional, ir à Galerie Alaïa é uma boa oportunidade de ver a obra de artistas pouco conhecidos ou que não são hypados pela mídia.

galerias de arte no marais

Vários momentos da Galerie Azzedine Alaïa

Galerie Azzedine Alaïa, 18 rue de la Verrerie, 75004. Metrô linhas 1 ou 11, estação Hôtel de Ville. Aberta todos os dias, de 11:00 as 19:00. Entre pelo grande portão e atravesse o pátio interno até o prédio ao fundo. No mesmo pátio, à direita, fica uma espécie de outlet da marca.


Leia também esses outros artigos sobre o Marais e alguns de seus museus e atrações:


Na nossa agência online Minha Viagem Paris temos vários passeios na região do Marais: um passeio guiado a pé com a guia conferencista Zildinha Figueiredo (clique aqui para saber mais) e um circuito da tradicional culinária francesa com a chef Karen Goldman (clique aqui para saber mais)