O Museu Carnavalet é dedicado à história de Paris e dos seus habitantes. O museu ideal para os apaixonados pela cidade e sua história.

No seu acervo consta obras de arte, reconstruções de maravilhosas decorações de imóveis já destruídos, objetos e mobiliários que retraçam a vida quotidiana parisiense nos últimos séculos.

Declaração dos Direitos Humanos

Declaração dos Direitos Humanos

De sala em sala descobrimos a Paris dos revolucionários diante da Declaração dos Direitos dos Homem e do Cidadão. Um dos textos fundamentais da organização política ocidental.

Galeria das placas

Galeria das placas

A Paris dos séculos XVI, XVII e XVII na galeria das placas antigas. Quando a numeração dos imóveis nas ruas não existia ainda, as placas das lojas e dos artesãos era a única maneira das pessoas identificarem o endereço desejado.

Elas exibiam, quase sempre, um desenho representativo do nome da loja ou da atividade exercida. O uso das placas era, também, uma maneira de chamar a atenção dos iletrados.

Le Chat Noir

Le Chat Noir

A mais famosa delas é a do Cabaré de Montmartre chamado Le Chat Noir.

Quadro de B

Quadro de Bernanrd Boutet de Monvel: Os Bouquinistes

Percebemos, pelos quadros que representam o quotidiano de Paris, que o centro da cidade mudou muito pouco.

Les Bouquinistes, foto do arquivo do CP

Les Bouquinistes, foto do arquivo do CP

E pequeno parêntese, nas horas vagas me divirto procurando, nos meus arquivos, fotos idênticas à vida quotidiana descrita nas obras do museu.

Quarto de Marcel Proust

Quarto de Marcel Proust

O Carnavalet guarda também os testemunhos da vida intelectual passada. Os apaixonados por Marcel Proust verão o quarto onde o escritor francês morreu escrevendo À La Recherche du Temps Perdu.

Sala de bailes da Mansão

Sala de bailes da Mansão Wendel

O cuidado dos franceses com a preservação do passado é admirável. Impressionante a reconstrução de detalhes da decoração de imóveis que foram destruídos ou passaram por grandes reformas. Toda a decoração da sala de bailes do Hôtel de Wendel, pintada em 1925 por José Maria Sert, artista que decorou também o Hotel Waldorf Astoria e o Rockefeller Center de New York, foi remontada no Carnavalet.

O parisiense

O parisiense

Assim como estes mosaicos de um café do Boulevard des Italiens que não existe mais. Ele representa o burgûes parisiense do final do século XIX. Todo rico, nesta época, era representado com uma certa sobrecarga ponderal, a barriguinha sinal exterior de riqueza.

Atenção: o Museu Carnavalet é gratuito.

Musée Carnavalet, 16 rue des Francs Bourgeois, 75003 Paris. Fechado nas segundas e dias feriados.

 

www.carnavalet.paris.fr


França Entre Amigos oferece transfers, traslados e passeios privativos de carro com motorista brasileiro por Paris e pela França.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.