O Museu Carnavalet é dedicado à história de Paris e dos seus habitantes. O museu ideal para os apaixonados pela cidade e sua história.

No seu acervo consta obras de arte, reconstruções de maravilhosas decorações de imóveis já destruídos, objetos e mobiliários que retraçam a vida quotidiana parisiense nos últimos séculos.

ONDE FICAR EM PARIS – DICAS DOS MELHORES BAIRROS E HOTÉIS

 

Declaração dos Direitos Humanos

Declaração dos Direitos Humanos

De sala em sala descobrimos a Paris dos revolucionários diante da Declaração dos Direitos dos Homem e do Cidadão. Um dos textos fundamentais da organização política ocidental.

Galeria das placas

Galeria das placas

A Paris dos séculos XVI, XVII e XVII na galeria das placas antigas. Quando a numeração dos imóveis nas ruas não existia ainda, as placas das lojas e dos artesãos era a única maneira das pessoas identificarem o endereço desejado.

Elas exibiam, quase sempre, um desenho representativo do nome da loja ou da atividade exercida. O uso das placas era, também, uma maneira de chamar a atenção dos iletrados.

Le Chat Noir

Le Chat Noir

A mais famosa delas é a do Cabaré de Montmartre chamado Le Chat Noir.

Quadro de B

Quadro de Bernanrd Boutet de Monvel: Os Bouquinistes

Não esqueça o SEGURO VIAGEM, um dos documentos necessários para entrar na França.
Clique aqui e compare preços no site Seguros Promo.
Ganhe 5% de desconto com o código CONEXAO5

 

Percebemos, pelos quadros que representam o quotidiano de Paris, que o centro da cidade mudou muito pouco.

Les Bouquinistes, foto do arquivo do CP

Les Bouquinistes, foto do arquivo do CP

E pequeno parêntese, nas horas vagas me divirto procurando, nos meus arquivos, fotos idênticas à vida quotidiana descrita nas obras do museu.

Quarto de Marcel Proust

Quarto de Marcel Proust

O Carnavalet guarda também os testemunhos da vida intelectual passada. Os apaixonados por Marcel Proust verão o quarto onde o escritor francês morreu escrevendo À La Recherche du Temps Perdu.

Sala de bailes da Mansão

Sala de bailes da Mansão Wendel

Clique aqui e conheça os GUIAS TURÍSTICOS DO CONEXÃO PARIS
Paris: 5 Roteiros, 4 Dias | Essencial Museu LouvreParis com CriançasEssencial Provence

 

O cuidado dos franceses com a preservação do passado é admirável. Impressionante a reconstrução de detalhes da decoração de imóveis que foram destruídos ou passaram por grandes reformas.

Toda a decoração da sala de bailes do Hôtel de Wendel, pintada em 1925 por José Maria Sert, artista que decorou também o Hotel Waldorf Astoria e o Rockefeller Center de New York, foi remontada no Carnavalet.

O parisiense

O parisiense

Assim como estes mosaicos de um café do Boulevard des Italiens que não existe mais. Ele representa o burgûes parisiense do final do século XIX. Todo rico, nesta época, era representado com uma certa sobrecarga ponderal, a barriguinha sinal exterior de riqueza.

Atenção: o Museu Carnavalet é gratuito.

Museu Carnavalet: 23, rue de Sévigné, 75003 Paris.

Leia também:

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris