Pela 1ª vez desde que a Galerie des Galeries, a galeria de arte das Galeries Lafayette Paris Haussmann, foi inaugurada, uma exposição extrapola os limites físicos do local e “invade” a loja em si, suas vitrines e o grande espaço sob a famosa cúpula.

Um das vitrines das Galeries Lafayette Paris Haussmann criada pela dupla TOILETPAPER (as vitrines já foram desmontadas)

Um das vitrines das Galeries Lafayette Paris Haussmann criada pela dupla TOILETPAPER (as vitrines já foram desmontadas)

Os responsáveis pela façanha são o artista contemporâneo Maurizio Cattelan e o fotógrafo Pierpaolo Ferrari criadores da revista TOILETPAPER. Fundada em 2010, a revista apresenta somente imagens – todas criadas pela dupla – cujo teor varia entre o engraçado, o perspicaz, o bizarro e o perturbador.

Imagem criada pela dupla para a revista TOILETPAPER

Imagem criada pela dupla para a revista TOILETPAPER

Já atravessando a barreira entre arte e comércio, eles se associaram a empresas como a Seletti e a Gufram e passaram a produzir e vender objetos para casa, móveis e roupas estampados com suas imagens ou inspirados nelas.

Exposição "TP-RAMA" em cartaz na galeria de arte das Galeries Lafayette

Exposição “TP-RAMA” em cartaz na galeria de arte das Galeries Lafayette

Para a exposição na Lafayette, chamada “TP-RAMA”, a dupla reconstituiu 6 ambientes de uma casa com ares anos 50: sala de estar, cozinha, escritório, banheiro, quarto e área de lazer externa. O resultado é meio kitsch e, à primeira vista, tudo parece normal. Mas, ao utilizar suas próprias imagens, objetos de decoração e móveis em cada um dos 6 cômodos da casa, a dupla subverte a aparente normalidade de um ambiente familiar tradicional. Para perceber cada detalhe, cada pequena peça inserida, é preciso deixar o olhar vagar sem pressa em cada instalação.

IMG_3867

A cozinha

IMG_3883

O quarto

IMG_3875

O banheiro

No entanto, a grande estrela de toda essa empreitada artística, é a Torre Eiffel inflável que pende da histórica cúpula da loja.

A instalação sob a cúpula da Lafayette

A instalação sob a cúpula da Lafayette

O que os dois ovos ao lado da torre representam? Uma tentativa de definir (ou redefinir) o seu gênero, uma vez que nas línguas latinas “torre” é um substantivo feminino mas em inglês a palavra é neutra? Uma reafirmação de seu caráter fálico? Maurizio diz que, na verdade, a instalação é uma homenagem aos tombeurs, ou seja, os sedutores franceses…

Outra novidade dessa exposição é a venda in loco de alguns dos objetos TOILETPAPER presentes nas instalações: canecas, pratos, velas perfumadas, toalhas de mesa etc.

IMG_3893

A pop up store da TOILETPAPER dentro da galeria de arte: arte e comércio, ironia, crítica e oportunidade.

Exposição “TP-RAMA”: Galerie des Galeries (1° andar das Galeries Lafayette) até o dia 10 de setembro de 2016, aberta de terça a sábado de 11:00 as 19:00. Entrada livre.

A instalação sob a cúpula fica somente até o dia 27 de agosto.


Leia também nosso artigo sobre a A galeria da Galeries Lafayette, a galeria de arte que se encontra dentro das Galeries Lafayette, clique aqui.

Leia todos os artigos sobre as Galeries Lafayette, clique aqui.

Galeries Lafayette Paris Haussmann: 40 boulevard Haussmann, 75009. Metrô linhas 7 e 9, estação Chausée d’Antin – La Fayette ou linhas 3, 7 e 8, estação Opéra.


LEMBRANDO que até o dia 30 de setembro as Galeries Lafayette oferecem mais um presente aos leitores do Conexão Paris. O voucher abaixo (clique aqui para baixá-lo) dá direito de acesso ao lounge VIP “Le Concierge” (sobre o qual falamos aqui) e, nas compras acima de 250€, ganhe 25€ para uso em um dos restaurantes da loja.

eVoucher OPété Conexao PT FR

Clique aqui ou sobre a imagem para baixar o voucher especial de verão válido até o dia 30 de setembro de 2016

ATENÇÃO: o voucher acima não substitui o voucher de 10% de desconto. Clique aqui para saber mais sobre o desconto e baixar o voucher específico.