Montparnasse não é um bairro famoso como Saint Germain ou o Marais e não possui nenhum monumento ícone. Montparnasse é um bairro tradicional e bem residencial.

Uma precisão se impõe: alguns bairros parisienses são tão grandes que eles possuem áreas agradáveis e outras menos, áreas com grande oferta de transporte público e outras nenhuma, áreas com bons restaurantes e outras com opções duvidosas, áreas com museus e teatros e outras um verdadeiro deserto cultural.

Dentro das subdivições de Montparnasse estou me referindo à uma região bem precisa, delimitada pelo boulevard Montparnasse, entre a praça Montparnasse Bienvenue e Port Royal, e boulevard Raspail, entre Denfert Rochereau e o boulevard Montparnasse. Este é o 14º elegante, com bela arquitetura e com uma infra estrutura excelente.

Não esqueça o SEGURO VIAGEM, um dos documentos necessários para entrar na França.
Clique aqui e compare preços no site Seguros Promo.
Ganhe 5% de desconto com o código CONEXAO5

 

Quais são as qualidades deste Montparnasse?

Meu primeiro endereço em Paris foi em Montparnasse, na rue de l’Armorique, atrás da torre Montparnasse, então conheço bem a região.

Localização

De Montparnasse você pode ir a pé a Saint Germain, bairro ícone, e ao Jardin du Luxembourg, um dos mais bonitos da cidade. Você pode esticar até a praça Denfer Rochereau, a pé também. Nesta praça você tem a estação do trem RER B que liga Paris ao aeroporto Gharles de Gaulle e ao aeroporto Orly. E tem mais, da praça Montparnasse até a torre Eiffel são 35 minutos de caminhada. Para quem gosta de conhecer as cidades a pé, Montparnasse é uma boa localização.

Hotéis

Hotel de la Paix

Hotel de la Paix

Os hotéis dos bairros mais turísticos e mais próximos do Sena são mais caros que os de Montparnasse. O bairro possui bons endereços e cito três:

Brasseries e bons restaurantes

La Rotonde

La Rotonde

  • Boulevard Montparnasse possui uma das mais tradicionais brasseries de Paris: a Rotonde. Desde séculos passados a Rotonde é ponto de encontro privilegiado da cidade.
Le Dôme

Le Dôme

  • No mesmo boulevard, na frente da Rotonde, está o Le Dôme, tradicional restaurante para os apreciadores de peixes e frutos do mar. No dia que nos encontramos pela primeira vez, eu e meu marido, jantamos no Le Dôme. O cito com muito carinho.
La Coupole

La Coupole

  • La Coupole é um daqueles endereços passagem obrigatória para turistas que retornam sempre a Paris. Famoso, tradicional, bonito com sua decoração art nouveau e com uma cozinha mais que honesta. Clique aqui para reservar uma mesa no restaurante La Coupole
Creperie Ty Breiz

Creperie Ty Breiz

  • A região possui uma excelente creperie: Ty Breiz, eleita uma das melhores de Paris. 58 boulevard Vaugirard. 52 boulevard Vaugirard.

Meios de transportes

Existem áreas que possuem somente uma opção como meio de transporte. Montparnasse possui várias estações de metrô, muitos ônibus e, o mais importante, a estação ferroviária Gare Montparnasse está logo atrás do boulevard Montparnasse. Desta gare você chega no castelo de Versailles. A estação Montparnasse Bienvenue possui cinco linhas de metrô.

Para terem uma idéia, desta estação você tem linha direta para Museu Orsay, Saint Germain, ilha Cité para visitar Notre Dame (e lá você já está no Marais), praça Concorde, avenida Champs Elysées, Arco do Triunfo.

Compre aqui INGRESSOS ANTECIPADOS de museus, monumentos, atrações e passeios. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto

 

Cultura

Montparnasse não é o bairro onde estão os museus mais importantes de Paris. Mas ele possui alguns outros endereços, mais discretos, para aqueles que buscam a Paris fora dos roteiros do turismo internacional.

Fondation Cartier

Fondation Cartier

  • Fundação Cartier para Arte Contemporânea. Esta fundação foi criada em 1984 e sua vocação é divulgar os diversos aspectos da cultura contemporânea francesa e internacional. Ela cruza todas as áreas, du design à fotografia, da pintura ao vídeo, da moda ao espetáculo ao vivo.O prédio é do grande arquiteto Jean Nouvel.Todos os anos ela organiza exposições temáticas encomendada aos artistas. E o jardim da Fundação merece ser conhecido. 261 boulevard Raspail 75014. Aberto de terça a domingo das 11h até 20h. Noturno na terça até 22h.
  • Museu do Luxembourg. Este museu não se encontra no 14°, o que nos permite uma bela caminha pelo Jardim Luxembourg até o museu. Suas exposições são prestigiosas apresentando o que há de melhor na cultura européia. O museu não possui acervo e abre somente durante as exposições temporárias. Ele abrirá 9 de março 2015 com os chefs-d’œuvre de Budapeste. A exposição ficará até 10 de julho. Aberto todos os dias das 10h até 19h. Noturno nas sextas. 19 rue de Vaugirard 75006.
  • Museu Zadkine. Museu dedicado ao escultor russo Ossip Zadkine. Este endereço foi sua casa e seu atelier até sua morte em 1967. O museu Zadkine também está perto do Luxembourg, em bela região de Saint Germain. Ele apresenta toda a obra do artista, esculturas, pinturas, fotografias. O jardim do museu é uma ilha de paz no centro da cidade. 100 bis rue d’Assas 75006. Aberto todos os dias menos nas segundas e dias feriados. O museu é gratuito.
Balzac de Rodin

Balzac de Rodin

  • E no boulevard Raspail, quase esquina com boulevard Montparnasse, temos uma escultura famosa, uma homenagem ao escritor Balzac assinada por um dos artistas franceses mais conhecido do mundo: Rodin.

Passeios

Catacombes de Paris

Catacombes de Paris

  • As catacumbas de Paris. Visitar as catacumbas é uma aventura que interessa adultos e adolescentes. O percurso da visita é de 2 km com temperatura constante de 14 graus. Você percorrerá túneis da histórica mina de calcário que serviram, mais tarde, de moradia para os mortos enterrados no centro de Paris. A entrada se encontra no número 1 avenida Colonel Henri Tanguy, na praça Denfert Rochereau. Aberto de terça a domingo, das 10h até 20h. Fechado nas segundas e certos dias feriados.
Torre Montparnasse

Torre Montparnasse

  • A vista da torre Eiffel do topo da torre Montparnasse. Sem dúvida alguma o topo desta torre oferece uma vista de Paris deslumbrante. Subí-la não é charmoso, mas lá de cima você verá a torre Eiffel. Nós vendemos ingressos para a Torre Montparnasse aqui.
Feira Raspail

Feira Raspail

  • E se você descer o boulevard Raspail nas terças, sextas e domingo conhecerá um dos mercados de rua mais simpáticos de Paris: a feira de Raspail. Ela funciona na parte da manhã. Logo após, Raspail cruza a rue Bac, a área mais design de Saint Germain. Veja aqui o vídeo que fizemos sobre esse mercado.

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris