Você está planejando conhecer Paris? Abaixo nossa listinha das razões para conhecer Paris no outono e inverno.

Jardim Luxembourg no outono. Maglara no Shutterstock
- Você poderá andar e flanar com mais facilidade porque a cidade fica um pouco mais vazia. Paris é sempre lotada, mas após as férias de verão os monumentos e locais turísticos se esvaziam um pouco. Mesmo assim aconselhamos você a comprar seus tickets com antecedência (clique aqui).

Paris no inverno. inewsfoto no Shutterstock
- Você terá uma excelente desculpa para tomar chocolate quente, comer todas as pâtisseries deliciosas, provar os crepes vendidos nas ruas da cidade. Se estiver no Marais, vá degustar profiteroles na loja Profiterole Chérie (leia aqui). Se estiver perto da rue Saint Honoré, não perca o melhor chocolate quente de Paris, o do chef Jean Paul Hévin (leia aqui). E em Saint Germain, conheça a deliciosa Maison du Chou, onde degustará esta pâtisserie hiper famosa e conhecerá a praça mais bonita da cidade (leia aqui).
- Você terá enfim ocasião para usar casacos, botas, cachecóis e chapéus elegantes. Por falar em chapéus, você poderá comprá-los nas lojas de departamentos, nos vendedores ambulantes do boulevard Haussmann ou da rue Rivoli, na frente do Louvre. Se quiser um chapéu mais elegante eu adoro os montados na hora pelo loja de Saint Germain chamada La Cerise sur le Chapeau (leia aqui). E não deixe de ler nosso artigo sobre como se vestir no inverno parisiense (clique aqui).

Chocolate quente no Tuileries. Ekaterina Pokrovsky no Shutterstock
- Você vai conhecer os parques e jardins de Paris com as maravilhosas cores do outono. Compre um crepe, um café ou um chocolate quente e se instale no Tuileries, no Palais Royal ou no Luxembourg e admire todas as cores outonais. O parque de Versailles também estará maravilhoso com cores que variam do amarelo claro até vermelho escuro.
- Você vai adorar os cogumelos do outono. Se sua estadia em Paris é curta você não terá tempo para participar de um passeio nos bosques para colher cogumelos (leia aqui). Mas você os verá nas feiras e nos mercados parisienses. Você os encontrará também em todos os cardápios de bistrôs e restaurantes. Escolha o rei dos cogumelos do outono, o cèpe. Ou então a girolle. Todos os dois são deliciosos como entrada ou como acompanhamento.

Paris no inverno. Maria Sbytova no Shutterstock
- Você vai aproveitar das varandas dos cafés e bistrôs de uma outra maneira. No verão, todas elas estão abertas servindo cervejas, champanhes e vinhos brancos. A partir do outono, quando o termômetro começa a descer, pedimos bebidas quentes, vinho tinto e, em casos extremos, conhaque. Nos instalamos ao lado dos aquecedores onipresentes ou nos enrolamos nas mantas oferecidas pela casa.

Teto Opera de Paris. WJY8467 no Shutterstock
Conheça os guias turísticos do Conexão Paris. Eles vão te ajudar a organizar sua viagem.
Paris: 5 Roteitos, 4 Dias | Essencial do Museu do Louvre | Paris com Crianças | Essencial da Provence
- Você terá uma agenda cultural fabulosa. A partir do outono e até o final do inverno a estação cultural estará no auge. Você encontrará grande oferta de espetáculos, concertos e exposições. Exatamente o que não acontece no verão, durante os meses de julho e agosto.

Patins no Gêlo. Artesia Wells no Shutterstock
- Você poderá patinar no gelo nas inúmeras pistas parisienses. Umas enormes, outras pequenas e confidenciais. A mais conhecida é esta acima, ao lado da prefeitura da cidade, o Hotel de Ville.

Paris no inverno. BlackMac no Shutterstock
- Você verá Paris mais bela do que nunca. As árvores perdem suas folhas e a cidade sobressai nas suas cores acinzentadas. Paris é linda na primavera e no verão. Mas no inverno seu aspecto mineral destaca-se e as árvores adquirem formas geométricas interessantes.

Paris no inverno. Ekaterina Pokrovsky no Shutterstock
- Você verá Paris toda enfeitada para as festas do fim do ano. A iluminação da avenida Champs Élysées é sempre bonita, assim como a da avenida Montaigne. E não deixe de admirar, após o pôr do sol, a decoração das vitrines das lojas de departamento do boulevard Haussmann, como a Galeria Lafayette.
- E, o principal, nos meses mais frios, final de novembro, dezembro, janeiro e fevereiro – fora dos períodos do Natal e Réveillon – o preço das diárias dos hotéis e dos apartamentos caem.
Paris em cada estação do ano
- Paris no inverno: o que fazer, o que vestir e outras dicas
- Primavera em Paris: o que fazer, o que vestir e outras dicas
46 Comentários
rogerio
Estaremos em paris de 28/01 a 6/02 de 2018, será nossa primeira vez no inverno europeu, estamos pensando em comprar nossas roupas de frio no primeiro dia, você acha arriscado não encontramos muita opção ou preços “salgados”? infelizmente aqui no Brasil é mais difícil de encontramos roupas adequadas. o que sugere?
dica de lojas para homem e mulher ? Obrigada, amamos o blog!!!
Rodrigo Lavalle
Rogério, faça uma pesquisa no site brasileiro da loja Decathlon. Eles vendem roupas de inverno e têm lojas no Brasil e em Paris.
Vocês chegarão em plena época das liquidações. Conseguirão bons preços. Além da Decathlon vá a lojas como Uniqlo, H&M e Zara.
Dillemba
Bom dia Rodrigo. Sei que não és meteorologista, mas como vives há algum tempo na cidade já dá para ter uma ideia. Hoje está -0,6 aqui em Foz do Iguaçu, no final de novembro em Paris é mais frio? E a sensação térmica? Não queria ir carregada de roupas, mas também não quero passar frio. Obrigada.
Rodrigo Lavalle
Dillemba, se tudo caminhar como sempre, em novembro fará por volta de 10 graus. Veja nosso vídeo com dicas de como se vestir para enfrentar o frio em Paris nessa época.
Patricia
Boa Noite,
estou de viagem marcada para Paris, e mais uma vez recorro ao fabuloso Conexão Paris, meu passeio tem algumas particularidades, vou em 14 de fevereiro (auge do inverno?) e viajarei com minhas filhas (adolescentes) e gostaria de saber duas coisas:
1. Quais os melhores canais para atividades culturais nesta época?
2. O que nao pode faltar no nosso roteiro? (além do básico)
Rodrigo Lavalle
Patrícia, para saber sobre eventos em Paris acesse o site Paris Bouge. O que você já colocou no seu roteiro? Quais os interesses das suas filhas?
Cynara Leite de Oliveira
Estarei em Paris na última quinzena de outubro…Que roupas você recomendaria levar?Qual a temperatura média? Pq a mala vai ser apertadinha
Rodrigo Lavalle
Cynara, em outubro já é outono, começa a fazer friozinho mas não muito intenso. Veja esse vídeo que fala sobre como se vestir na primavera mas que também se aplica ao outono: https://www.conexaoparis.com.br/2015/05/04/a-primavera-em-paris. Antes de fazer as malas pesquise a previsão do tempo para Paris nesse site: http://goo.gl/jLPh.
Amanda
Amei o blog!! Estou de viagem marcada para Paris, vou na última semana de fevereiro deste ano, será que o inverno ainda estará bem rigoroso?
Rodrigo Lavalle
Amanda, possivelmente sim mas é difícil afirmar. Pela previsão, até o dia 02/02 as máximas estarão em torno de 12°C. Antes de fazer as malas pesquise a previsão do tempo para Paris nesse site: http://goo.gl/jLPh.
Danielle
Ola. Conteúdo show de Vcs! Parabens! Vou passar o reveillon em Paris e estou super animada! Vi o video de vcs de como se vestir no inverno e gostaria de uma dica de onde comprar segunda pele e palmilhas para manter os pés quentinhos! Muito obrigada, Danielle
Rodrigo Lavalle
Danielle, você encontra a “segunda pele” em Paris nas lojas Uniqlo (https://www.conexaoparis.com.br/2009/09/16/uniqlo/) ou Decathlon (23 boulevard de la Madeleine, 75008 Paris). As palmilhas você encontra no subsolo da loja de departamentos BHV (https://www.conexaoparis.com.br/2014/01/15/bvh-marais-uma-das-mais-tradicionais-lojas-de-departamentos-de-paris/).
Abraços.
VITOR HUGO RINTER
Vocês têm razão. Paris no outono é imensamente bela. Das quatro vezes que fomos a Paris, três foram entre setembro e outubro, inclusive esta última, neste ano de 2015. Lendo a descrição sobre os passeios, já me deu uma saudade enorme e vontade de voltar… Incluo a Place de Vosges como um lugar imperdível. Desta vez, um sol outonal quente, contrapondo-se a uma temperatura por volta dos 17 graus. Sentar em uma das cadeiras, na praça, preguiçosamente, não tem preço. Para mim, um dos lugares mais bonitos e românticos da cidade. Ali morou o grande escritor Victor Hugo. Vale a pena. Só não recomendo o inverno, não gosto do frio, mas imagino que Paris branca com a neve deve ser realmente muito bonita. Mas não me atrai. Prefiro as amenidades do outono.