Profiteroles é uma das mais tradicionais sobremesas francesas mas é raro encontrá-la nos cardápios dos bistrôs e restaurantes parisienses.

O problema foi solucionado por Philippe Urraca, um pâtissier muito conhecido na França e no exterior. Ele possui vários títulos, entre eles o de Presidente de Associação dos Melhores Operários da França na área da pâtisserie.

Profiterole Chérie

Profiterole Chérie

Urraca, fã incondicional dos profiteroles, acabou de inaugurar, no Marais, a Profiterole Chérie. Um espaço todo cor de rosa e inteiramente dedicado à esta delícia.

Profiteroles recheados

Profiteroles recheados

O profiterole é uma sobresesa  da última hora. Para propor um produto sempre fresco, a loja assa a cada 45 minutos os profiteroles crocantes. Em seguida, cada um deles é recheado diante dos clientes.

Esta receita refinada, para ser perfeita, deve ter a massa crocante e absolutamente leve. O recheio é cremoso e o molho bem espesso e saboroso.

O profiterole clássico é recheado com chantilly e coberto por calda de chocolate. Mais tarde, outras variações foram aparecendo.

Profiteroles de chocolate

Profiteroles

No Profiterole Chérie temos duas escolhas: profiteroles recheados com sorvetes ou com cremes.

Na opção sorvete podemos escolher sorvete de baunilha, de café, de chocolate, de  morango. Os molhos variam também: chocolate amargo, chocolate com leite, molho de morango, molho de caramelo, molho de castanha portuguesa.

Na opção creme, temos creme de baunilha, creme praliné, creme de limão, de laranja e uma infinidade de molhos.

Profiterole

Profiterole praliné com molho de chocolate amargo e avelãs

Estivemos lá recentemente. Tudo estava delicioso. O que mais me chamou a atenção foi o tamanho dos profiteroles. Pequenos, a quantia exata para uma pausa aconchegante no final da tarde de um dia frio e chuvoso.

Preço: 6 euros cada. Você pode comprar e levar para casa ou degustar na loja. Nos fundos, ela possui um pequeno espaço degustações.

17 rue Debelleyme 75003 Paris. Aberto de terça até domingo das 10h até 20h.