Saiba o que é e quais são as atrações da região de La Defense, um quase bairro de Paris.

La Defense se situa no prolongamento da avenida Champs Élysées. O seu arco do triunfo – chamado Grande Arche – fecha a grande perspectiva que começa no Arco do Carrossel do jardim Tuileries.

La Defense vista de longe

No fundo, La Défense e sua Grande Arche

Durante muitos anos considerei o La Défense como um Paris em Negativo, um Não Paris.

La Defense: obra de arte de Calder. Créditos Defacto

La Défense: obra de arte de Calder. Créditos Defacto

Com o tempo minha relação com este futuro bairro parisiense amadureceu e hoje eu pego com prazer o metrô para flanar entre as obras de arte instaladas nos espaços pedestres.

La Defense, obra de Miró. Créditos Defacto

La Défense, obra de Miró e entrada do centro comercial Quatre Temps. Créditos Defacto

Quais são as qualidades do La Défense?

. O La Défense é um imenso espaço somente para pedestres.

. O La Défense é um espaço arquitetural interessante e colado em Paris. Dentro em breve, com o projeto Grande Paris, este bairro será parisiense.

. O La Défense é um museu ao ar livre com 69 obras de arte espalhadas pelas praças e jardins.

La Defense e no fundo a Grande Arche. Crédidos Defacto.

La Défense e no fundo a Grande Arche. Crédidos Defacto.

. O La Défense é um bairro com uma grande atração comercial graças às suas 250 lojas situadas no prédio chamado CNIT e ao grande centro comercial Quatre Temps.

. O La Défense é uma região com uma infraestrutura de hotelaria de qualidade e mais barata que a dos bairros parisienses mais centrais.

La Defense, obra de arte O Dedo de Cesar.Créditos Defacto

La Défense, obra de arte O Dedo de Cesar. Créditos Defacto

. Para finalizar, o La Défense representa um importante laboratório de experiência urbana, com a construção de um bairro inteiramente dedicado aos pedestres e toda circulação de carros e transportes públicos relegados ao sub-solo.

Estas qualidades tornaram o La Défense uma atração turística com 8.4 milhões de visitantes todos os anos.

Paris no primeiro plano e no fundo La Defense

Paris no primeiro plano e no fundo La Défense

Enquanto planejamento urbano da periferia, o La Défense é um grande sucesso. A foto acima é ilustrativa. Todas as torres necessárias para acolher as sedes das empresas e organismos administrativos se instalaram no La Défense. Paris manteve sua característica principal com suas construções de no máximo 6 andares.

Aliás, minha reviravolta em relação ao La Défense começou com um comentário de um leitor do Conexão Paris que me disse que o La Défense representa o que gostaríamos de ver nas cidades brasileiras. Lado a lado temos Paris com um gabarito baixo, prédios residenciais e serviços e, ao lado, uma área específica para os grandes edifícios e corporações (leia aqui).

La Defense, obra Fontaine Monumentale de Agam. Créditos Defacto

La Défense, obra Fontaine Monumentale de Agam. Créditos Defacto

Aliás, na época da construção do La Défense, o projeto era visto como uma mini-Brasília, uma Paris Paralela, uma cidade nova onde seriam concentradas as funções administrativas. Hoje, o La Défense é também um bairro residencial – dotado de uma apelação de Eco/Bairro – e os assalariados que trabalham nas torres convivem com os locais.

O La Défense possui também um polo universitário e seus estudantes estão em ligação direta com as empresas aí instaladas. A Universidade de Nanterre criou um grande campus na área e as grandes escolas ESSEC, EDC e IESEG aí se encontram.

La Defense, obra

La Défense, obra

Resumindo, conhecer o La Défense é um excelente programa para aqueles que já visitaram a Paris tradicional, a Paris do Barão Haussmann. E se hospedar no La Défense é uma maneira de conseguir tarifas mais baratas que as de Paris. No La Defense você encontra vários hotéis de 3 ou mais estrelas. Veja aqui.

O Centro Comercial Quatre Temps do La Défense fica aberto das 10h até 20h todos os dias da semana.

É possível visitar o topo do Grande Arco onde há um restaurante e temos vistas lindas, clique aqui e leia nosso artigo.

Como chegar:

RER A, estação La Defense Grande Arche.

Metrô linha 1, estação La Defense Grande Arche ou Esplanade de La Defense.


La Defense

O guia Paris, Cinco Roteiros em Quatro Dias é ideal tanto para quem está indo pela primeira vez a Paris, quanto para aqueles que já visitaram a cidade e desejam descobrir os segredos dos parisienses. São 5 roteiros exclusivos que podem ser percorridos em, no mí­nimo, 4 dias. À venda no site HotMart.

 

 


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.