O 8° arrondissement de Paris, simbolizado pela avenida Champs Élysées, é um bairro parisiense de grande prestígio onde arte, cultura, poder, gastronomia, luxo, museus e monumentos se concentram em 400 hectares.

Fora sua famosa avenida, o 8° não é conhecido como Saint Germain e está longe de representar Paris no imaginário internacional. Muitos turistas visitam o Arco do Triunfo, descem a avenida Champs Élysées até a praça Concorde sem saberem que o bairro é a sede do Palácio do Governo francês e de várias embaixadas entre elas a do Brasil, a do Canadá, a da China, a do Qatar, a do Japão, a da Espanha e a dos USA.

Champs Élysées

Restaurante do Fauchon

Aqui estão os mais famosos endereços do mercado da arte: Artcurial e Sotheby’s. Aproveito para lembrar que a livraria Artcurial é excelente e seu restaurante agradável.

Aqui estão sete grandes museus de Paris: o Grand e o Petit Palais e suas exposições temporárias, o Jeu de Paume e suas exposições de grandes fotógrafos, o Jacquemart-André, bela mansão com um restaurante agradável, o Nissin de Camondo, museu-monumento da história trágica de uma família francesa e a Pinacothèque de Paris. O Musée Orangerie com as Nympheas de Monet, colado ao Jeu de Paume, possui como endereço o 1° arrondissement.

Neste bairro é fácil privatizar uma sala de cinema, a escolha é grande. Para isso saiba que terá que gastar entre 900 e 5.000 euros para o aluguel da sala e de 200 a 60.000 euros para o aluguel do filme. Na lista das salas, o Club 13 de Lelouch, o cinema do hotel Royal Monceau, o cinema Balzac, o Club Publicis.

O 8ème não possui grandes jardins como o Luxembourg mas é aqui que se encontra o pequeno e aristocrático Parque Monceau inaugurado em 1861 por Napoleão III. Vale a pena conhecê-lo.

Graças aos endereços em torno ou perto da praça Madeleine, o 8ème é um dos centros gastronômicos de Paris. Aqui estão Fauchon, Hédiard, Maison de la Truffe, Caviar Kaspia, La Maison du Chocolat, Ladurée, Dalloyau, Lenôtre, La Maison du Whisky, as Caves Augé e as Caves Taillevent. Em qualquer um destes endereços você estará comprando produtos de alta qualidade.

É aqui que se encontra um dos endereços históricos de Paris, o Publicis Drugstore, aberto das 8h às 2 da manhã, com seu kiosque de jornais e livros, seus macarons Pierre Hermé, sua brasserie aberta non-stop e o famoso restaurante L’Atelier de Joël Robuchon.

Quanto a moda, o 8ème é um concentrado do luxo francês e internacional. Entre a avenida Champs Élysées, avenida Montagne e rue du Faubourg Saint Honoré encontramos Vuitton, Chanel, Dior, Hermès, Chloé, Elie Saab, Prada, Nina Ricci, Yves Saint Laurent, Roger Vivier, Dolce et Gabana…

No 8ème estão vários dos mais famosos hoteis da cidade: Four Seasons George V, Hotel Bristol, Hotel Royal Monceau, Hotel Plaza Athénée, Hotel Fouquet’s Barrière, Hotel Lancaster.

Aqui a nata do show-business e da finança se encontra para cortar cabelo e fazer a barba no ultra-chic Cercle Delacre. Estes senhores podem também tratar a pele, colorir sombrancelhas, preencher rugas e dissolver gorduras com massagens dinâmicas.

Quanto aos bons restaurantes, a escolha é infinita e muitos deles já conhecidos dos leitores do Conexão Paris: Il Carpaccio (restaurante do Hotel Royal Monceau), Maison Blanche, Mini Palais1728, Epicure (o restaurante do Bristol), Le Relais Plaza, Senderens, Café Prunier, Flora Danica, L’Atelier, Stresa…

Saiba também que, graças à concentração de lojas e escritórios, este bairro acolhe 300.000 pessoas que aí trabalham todos os dias. E que 24 milhões de turistas passam anualmente pela Champs Élysées. Mas o 8ème possui somente 40.000 habitantes.

Se você estiver procurando ruas com padarias, croissants e baguettes, ruas com feiras e barracas de frutas, legumes, peixes e crustáceos, se deseja observar cenas do quotidiano como crianças indo para a escola, mães e seus carrinhos de bebês, senhoras e senhores passeando com cachorros, se quiser ver áreas residenciais e a vida de todos os dias, este não é o bairro indicado.


Champs Élysées

O guia Paris, Cinco Roteiros em Quatro Dias é ideal tanto para quem está indo pela primeira vez a Paris, quanto para aqueles que já visitaram a cidade e desejam descobrir os segredos dos parisienses. São 5 roteiros exclusivos que podem ser percorridos em, no mí­nimo, 4 dias. À venda no site HotMart.

 

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris