Publicamos hoje em parceria com a Air France mais um infográfico da série comemorativa dos 10 anos do Conexão Paris. O tema da vez é o Museu do Louvre de Paris, o maior museu de arte do mundo.

Assim como a Torre Eiffel (veja o infográfico aqui), o Museu do Louvre – e sua pirâmide de vidro – são símbolos de Paris e da França e paradas obrigatórias para todo turista. O Louvre foi o monumento/museu pago mais visitado em Paris em 2016. O infográfico dessa semana celebra o mais famoso museu de arte do mundo e os vários posts que temos sobre ele. Clique aqui e aqui para acessar alguns deles.

Um pouco de história

O Museu do Louvre começou sua história no século XII, reinado de Philippe August, como uma simples fortaleza medieval. No século XIV, o rei Carlos V transferiu a sede do poder real da Île de la Cité para a fortaleza Louvre que passa a ser, a partir de então, palácio real. O prédio que conhecemos atualmente começou a tomar forma no século XVI quando, após alguns anos de abandono, François I demoliu o edifício medieval e começou a construção do Louvre Moderno, impregnado pelas ideias do Renascimento italiano.

Todos os reis que precederam François I fizeram importantes modificações no Louvre até que ele foi abandonado pela corte de Louis XIV, que se transferiu para o Palácio de Versailles. Foi somente em 1793, em plena Revolução Francesa, que o Louvre voltou a ser novamente ocupado, mas não como palácio real, e sim como museu. O Louvre atual, com sua pirâmide de vidro e as 3 alas, foi obra do presidente François Mitterand que, no começo dos anos 80, lançou a última grande reforma do museu.

Clique aqui e leia nosso artigo mais detalhado sobre a história do Louvre.

 

Uma primeira visita ao Museu do Louvre

O Museu do Louvre possui cerca de 35.000 obras que cobrem desde o Egito Antigo (2.800 AC) até meados do século XIX. Elas estão expostas em 403 salas agrupadas em 3 alas que cobrem 73.000 m².

Na sua primeira visita ao museu, respire fundo e não tente ver o máximo de obras possível. Você sairá de lá frustrado e confuso. Também não planeje passar um dia inteiro no museu, a experiência será cansativa e pouco proveitosa. A dica é planejar com antecedência um percurso de 3 a 4 horas focado nas obras mais importantes.

Para fazer esse planejamento sozinho, acesse o site do museu onde você encontrará um mapa interativo mostrando a localização de 42 das principais obras expostas. Clique aqui e baixe também o mapa em português.

Caso você queira uma ajuda mais especializada sugerimos o guia O Essencial do Museu do Louvre que traz um roteiro de cerca de 3 horas passando por 18 obras obrigatórias do museu. Outra opção é a visita guiada com guia brasileira que começa nas ruínas do Louvre Medieval e termina no apartamento de Napoleão III, já no século XIX.

 

Algumas obras imperdíveis no Louvre

  • Mona Lisa, de Leonardo da Vinci: o quadro mais mais de todos os tempos: o mais famoso, o mais misterioso, o mais visitado, o mais fotografado.
  • Vênus de Milo.
  • Vitória de Samotrácia: representação de Niké, a deusa grega da Vitória.
  • A Liberdade Guiando o Povo, de Eugène Delacroix.
  • O Escriba Sentado: uma das obras mais famosas da arte egípcia.

Bons restaurantes perto do Museu do Louvre

Coroando o banho de arte e cultura nada melhor que mergulhar na gastronomia francesa. Clique aqui e veja nossa lista de 10 bons restaurantes perto do Louvre. Nela você encontrará dois grandes chefs, uma das mais bonitas caves da cidade (onde poderá almoçar e degustar bons vinhos), excelentes bistrôs, um famosíssimo japonês servindo udon e uma bonita e deliciosa épicerie/bistrô.

Informações práticas

Museu do Louvre

Como chegar: metrô linhas 1 ou 7, estação Palais Royal – Musée du Louvre. Há um acesso direto das plataformas ao museu, clique aqui e leia nosso artigo ensinando como fazer.

Funcionamento: abre todos os dias da semana, menos às terças, de 09:00 às 18:00. Na quarta e na sexta, o museu fica aberto até às 21:45. Mas nem todas as salas e departamentos do museu estão abertos todos os dias, clique aqui para saber o cronograma. Fechado nos dias 1° de janeiro, 1° de maio, 8 de maio e 25 de dezembro.

Ingresso: Compre aqui seu ingresso com acesso prioritário para o Museu do Louvre. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Clique no banner abaixo para comprar ingressos para outros museus, monumentos e atrações em Paris, França e Europa. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

O Louvre tem acesso gratuito nas seguintes ocasiões e para as seguintes pessoas:

  • para todos no 1° sábado de todos os meses do ano, a partir das 18:00;
  • para todos no dia 14 de julho;
  • para menores de 18 anos em qualquer dia;
  • para pessoas de 18 a 25 anos de qualquer nacionalidade mas que sejam residentes na União Europeia;
  • para pessoas com deficiência e um acompanhante em qualquer dia;
  • para menores de 26 anos de qualquer nacionalidade às sextas-feiras após às 18:00.

Veja todos os nossos infográficos – eles te ajudarão a planejar sua viagem!


o museu do louvreEste infográfico foi produzido pelo Conexão Paris em parceria com a Air France. Visite o site da Air France para reservar sua passagem para Paris.


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.