O infográfico dessa semana – da série comemorativa dos 10 anos do Conexão Paris, feito em parceria com a Air France, é sobre a Opera Garnier.

A Opéra Garnier é um dos monumentos mais belos de Paris. Um prédio dedicado ao espetáculo e um espetáculo em si mesmo. Um local feito para que os expectadores também façam parte desse espetáculo e possam ver e serem vistos.

A Opera Garnier, em Paris. Clique aqui para ver o infográfico ampliado.

A Opera Garnier é um prédio que não possui um estilo arquitetônico único, há um pouco de barroco e um pouco do renascimento italiano. Dizem que seu arquiteto – Charles Garnier – diante da pergunta da Imperatriz Eugénie: “Que estilo é este? Este estilo não existe. Ele não é grego, nem Louis XVI, nem mesmo Louis XV”, teria respondido: “Estilo Napoleão III!” (o marido de Eugénie). Mas, na verdade, o estilo poderia ser chamado de “Charles Garnier”, pois havia sido criado pelo próprio arquiteto com ênfase na opulência e na riqueza.

Apesar de hoje o prédio parecer o mais clássico e comportado possível, ele causou escândalo e polêmica quando foi inaugurado: sua fachada, além de ser em policromia, era decorada com esculturas nuas. Além disso, de acordo com a etiqueta da época, as senhoras da alta sociedade não circulavam pelos corredores e halls do teatro durante os intervalos; elas ficavam nos seus camarotes, onde recebiam convidados e homenagens. Mas, fascinadas pela riqueza da decoração, das esculturas e pinturas da Opéra Garnier, elas romperam com a etiqueta e se misturaram ao público curioso.

Como visitar a Opera Garnier

Quando estiver planejamento sua viagem a Paris (ou mesmo se já estiver na cidade), programe-se para assistir a um belo espetáculo na Opera Garnier. Essa é a melhor maneira – e a mais imersiva – de visitar o local. Veja a programação aqui e compre seus ingressos aqui (mas atenção, fique atento, o site vende ingressos tanto para a Opera Garnier quanto para a Opera Bastille). Você pode também comprar diretamente nos guichês da Opera Garnier, na esquina das ruas Scribe e Auber, aberto das 11:30 até 18:30 de segunda a sábado e uma hora antes dos espetáculos.

No Minha Viagem Paris há uma visita guiada em português na qual você vai conhecer não só o prédio da Opéra mas também suas histórias envolvendo nobreza, arte, beleza, opulência, poder e traição. Clique aqui para saber mais sobre a visita guiada e reservar seu lugar.

Vocês também podem visitar a Opéra Garnier como se visita qualquer monumento. O ingresso custa 12 euros. A ópera esta aberta todos os dias das 10 às 17 horas. Clique aqui para comprar o seu ingresso.

Como se vestir para um espetáculo na Garnier?

Vista-se como se fosse jantar em um restaurante chique. Já que chegou até aqui, escolha um bonito vestido e aproveite o máximo da noite. Viva a fantasia e se transporte para o século XIX. Não é exigido terno para os homens.

No intervalo, beba uma coupe de champanhe no bar da ópera. Transite. Veja e seja visto. Faz parte do espetáculo.

Loja da Opera Garnier

A Opera Garnier possui uma bela loja, uma concept store cultural. Trata-se de um espaço situado no interior do prédio e dividido em três setores. O primeiro, uma livraria multimídia com CDs, DVDs e livros sobre o universo da ópera. O segundo, um espaço dedicado às crianças com jogos educativos, brinquedos e fantasias imaginados a partir do mundo do balé e da dança. O terceiro e último, um setor  que reúne marcas de moda que tenham alguma ligação com os espetáculos, como Repetto (das famosas sapatilhas) e Bonpoint. A loja se chama Galerie de l’Opera de Paris e é, na realidade, uma filial das Galeries Lafayette. Ela abre todos os dias das 10:00 às 19:30h e todas as noites de espetáculo. Duas entradas, uma pelo interior da Ópera e outra pela rue Halévy (para quem não quiser visitar o monumento).

Leia também


Clique aqui e veja todos os nossos infográficos – eles te ajudarão a planejar sua viagem!


opera garnier
Este infográfico foi produzido pelo Conexão Paris em parceria com a Air France