Por Renata Magalhães

Lina,
Estive em Paris com minha família em maio. Foi nossa primeira ida à Paris e primeira viagem à Europa. Passei muito tempo organizando esta viagem tão sonhada e desde o início contando sempre com a ajuda do CP.

Vim te contar nossa experiência. A maneira como organizamos nossa viagem talvez possa ajudar outros pais em situação como a nossa. Assim que resolvemos que iríamos pra Europa, decidimos que iríamos todos, eu, meu marido e nossos dois filhos de 10 e 7 anos.

Isso porque não acreditamos, como muitos pensam, que a Europa não seja uma viagem para crianças. Um lugar tão cheio de história, tão cheio de cultura, não pode deixar de ser para criança. Começamos a montar nossa viagem de uma maneira que pudesse ser enriquecedora e divertida para toda a família. Nossa primeira preocupação foi pensar como seria andar por Paris com crianças desta idade. Eles já não são bebês para andarem de carrinho, mas também não aguentam andar a pé o dia inteiro.

Viagem com crianças

Viagem com crianças

A solução veio assistindo um dos vídeos do CP onde vi uma criança andando de patinete. O patinete dobra e cabe na mala, vamos levar os patinetes! E foi uma super solução. Ao chegarmos vimos o quanto o patinete é um meio de transporte para os franceses. É democrático, é fácil de entrar no metrô, de fechar e deixar no “guarda-volumes” do museu e é uma baita diversão pras crianças nos parques e praças parisienses. Como a cidade quase não tem ladeiras (com exceção de Montmartre), o patinete é o meio de transporte ideal para os pequenos.

Antes de viajarmos, assistimos filmes que retratam a cidade, lemos livros que falam sobre a vida em Paris, sobre os museus, sobre pessoas que aí viveram. Logo em seguida, montamos o roteiro tendo pelo menos uma atividade divertida para as crianças todos os dias. Pic-nic na praça, brincadeira na margem do Sena, a comida preferida… é fácil achar programas para eles.

Caça ao tesouro

Caça ao tesouro

A última dica foi idéia de uma colega de trabalho: uma caça ao tesouro em Paris. Fizemos uma cartela (como de bingo) com várias situações que sabíamos que iríamos ver e viver. Quem completasse a cartela ganhava uma lembrancinha da cidade. Entre muitas situações que estavam na caça ao tesouro tínhamos: achar a estátua de um homem com a mão no queixo, ver um coração colorido na água, ver de pertinho a pincelada do artista em um quadro famoso, etc.

O sucesso foi tanto que em todas as viagens agora eles querem uma caça ao tesouro. E mais, minha prima que tem mais de 10 anos há pelo menos uns 30 anos, também quis um caça ao tesouro para ela.

Jardim Luxembourg

Jardim Luxembourg

Queria ainda contar que compramos o guia de 5 roteiros em 4 dias e foi muito válido, as dicas são ótimas e os roteiros bem montados. Se servir como sugestão, acrescentaria o jardim Luxemburgo ao roteiro de Saint German de Près, de preferência no fim-de-semana. Ver as crianças brincando no lago com os barquinhos é uma delícia e assistir ao concerto de música clássica com esta paisagem vai ficar marcado para sempre em nossos caderninhos de bons momentos.

Muito obrigada por toda ajuda Lina. Muito obrigada pelas rápidas respostas no blog, Rodrigo.

Para mim, meus votos de poder voltar em breve porque como disse, a listinha de coisas pra fazer em Paris cresce a cada dia.
Grande abraço!

PCCConheça o guia Paris com Crianças, escrito por Adélia Lundberg com dicas do Conexão Paris. À venda na nossa Lojinha.

 

 

 


França Entre Amigos oferece transfers, traslados e passeios privativos de carro com motorista brasileiro por Paris e pela França.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.