Em princípio pode parecer estranho que eu, Rodrigo Lavalle, esteja escrevendo sobre hambúrgueres e, mais estranho ainda, sobre onde comer um bom hambúrguer em PARIS! No entanto, apesar de adorar a comida típica dos bistrôs, eu também me deixo seduzir por um bom e suculento hambúrguer acompanhado de batatas fritas fresquinhas. E eu não estou sozinho nessa paixão, os parisienses também valorizam e tratam o hambúrguer com todo o respeito. A maioria dos cafés e brasseries possuem a sua versão do sanduíche e os restaurantes dedicados 100% a eles pipocam por toda a cidade, sempre com uma abordagem caseira e artesanal no modo de preparo.

Seja com ambientes tradicionais de bistrô francês, com ares retrô anos 50 ou com decoração moderníssima e minimalista, esse locais capricham nos seus sanduíches, acrescentando a eles ingredientes tipicamente franceses como alguns tipos de queijos e até mesmo foie gras.

Algumas particularidades que aprendi com o tempo foram: mesmo em se tratando de hambúrgueres o tempero da carne é quase nenhum; mesmo que você peça a carne bem passada, dependendo da espessura, ela estará avermelhada por dentro (sempre peço a minha ‘à point’); para realmente apreciar o sabor dos ingredientes peça as opções mais simples, sem grandes misturas, como o bacon cheeseburguer.

Para montar essa lista dos melhores hambúrgueres da cidade só levei em consideração os restaurantes especializados, deixando de lado os cafés e brasseries comuns.

  • B.I.A. (Breakfast In America) – 17, rue des Ecoles ou 4, rue Malher

Restaurante com ares de diner. Serve o café da manhã tipicamente americano: panquecas com xarope, torradas, ovos com bacon e aquele café ralo. Cada mesa tem a sua própria torradeira. Os parisienses amam e o brunch nos fins de semana é sempre concorrido.

O hambúrguer é honesto, bem tradicional e sem grandes invenções culinárias. Há uma opção vegetariana.

  • Camion qui fume – acesse o site para descobrir onde o caminhão estará http://www.lecamionquifume.com/

Caminhão itinerante de uma chef americana formada pela École Ferrandi em Paris e que a cada dia estaciona em um local diferente da cidade. Foi o queridinho da imprensa local há alguns meses (se eles conhecessem nossos tradicionais trailers de bairro iriam perder a cabeça).

Apesar da demora em ser atendido e servido, o hambúrguer é ótimo com aquele gosto de fumaça e de carne feita na chapa. As batatas apesar de feias e um pouco murchas tem um tempero especial que faz toda a diferença.

  • Floors – 100, rue Myrha

O Floors fica perto da minha casa em uma região não muito turística do 18ème.  O prédio de esquina é todo de vidro no estilo ‘futurista’ dos anos 50 assim como os móveis.

O hambúrguer é ótimo apesar de ser pequeno mas o que realmente faz a diferença são as batatas, muito parecidas com as batatas deluxe servidas no McDonalds francês. De todos os locais que eu já fui esse é o único que serve esse tipo de batatas.

  • HAND Have A Nice Day – 39, rue de Richelieu

Restaurante cool com decoração anos 50 sem ser caricata. No cardápio, além dos hambúrgueres tradicionais, há ainda as opções frango, pato e foie gras. O hambúrguer de pato é ótimo apesar do excesso de cebola confit ter roubado um pouco o gosto.

  • American Bistrot – 74, rue Folie Méricourt

Ambiente bistrot francês com toques de rock’n ‘roll dos anos 50 e 60.  O sanduíche é generoso e o cheeseburguer ‘Marcel’ com queijo comté é ótimo.

  • Schwartz’s – 16, rue des Ecouffes ou 7, avenue d’Eylau

Na minha opinião é o melhor hambúrguer de Paris. Ambiente diner americano do Brooklyn, super agradável e divertido. O sanduíche é enorme, a carne ótima (apesar de faltar um temperinho…), a batata é caseira cortada em um formato de canoa que faz com que ela fique crocante por fora e macia por dentro. Até a saladinha coleslaw feita de repolho e cenoura com molho de mel é uma delícia! O único ponto negativo é que, como o restaurante é judaico, o bacon é de peru…

Além dos hambúrgueres, o local também serve sanduíches de pastrami e de rosbife, bagels, cheesecake (o de biscoito negresco/oreo é divino) e também funciona como uma delicatessen.


melhores hamburgueres de parisConheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias. Ele traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc. Acesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.

 

 

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris