Por Karen Goldman, chef brasileira radicada em Paris

Apéro, (pronuncie aperrô) é uma contração da palavra aperitif (aperitivo). Mas, na verdade o apéro é muito mais do que isso.

Aqui na França, o ato de receber os amigos em casa para tomar um vinho e comer comidinhas gostosas, queijos, fiambres e canapés tambem é chamado de apéro. O apéro não é exatamente um jantar. É um noitada onde cada convidado traz um vinho e algo para comer. A idéia é beber e comer a noite toda! Um delícia!

Veja nossa série de artigos que ensinam outras receitinhas fáceis para o apéro, clique aqui.

Seguem quatro receitas bem francesas, devidamente adaptadas para os ingredientes que encontramos no Brasil. Elas não dão muito trabalho e fazem bonito. Se for fazer as quatro, sugiro começar pelo velouté. Assim ele esfria na geladeira enquanto você ataca as demais. Depois faça o financier, em seguinda os tomates, que poderão ser reaquecidos e por último ataque os folheados. Estes você pode deixar pronto e assar na hora, fica mais gostoso. Todas as receitas são para quatro pessoas, mas podem facilmente ser duplicadas, triplicadas…

Velouté de abobrinha

Velouté de abobrinha

Velouté de abobrinha:

800g de abobrinha, 1,5 litro caldo de legumes caseiro ou em cubinho, 5 polenguinhos, sal e pimenta moída na hora. Corte as abobrinhas em cubo e coloque para ferver dentro do caldo de legumes. Deixe ferver e cozinhe por 20 minutos. Deixe esfriar, junte o poleguinho e misture tudo com a ajuda de um mixer. Acerte o tempero. Leve a geladeira e sirva frio.

Fo

Folhado de roquefort

Folhado de roquefort com pera e açafrão:

2 peras, raspas de 1 limão, 1 colher  de chá de açafrão, 1 rôlo de massa folheada, 100g de roquefort, sal e pimenta. Numa panela grande cubra as peras com água, junte as raspas de limão, o açafrão e deixe ferver por 15 minutos. Tire as peras, deixe esfriar, descasque e corte em fatias finas. Corte a massa folheada em retângulos de 8cm/3cm. Cubra a massa com as peras, o Roquefort e tempere com a pimenta. Leve ao forno numa assadeira forrada e pré aquecida a 150 graus por 15minutos. Sirva quente.

Tomates cereja recheados

Tomates cereja recheados

Tomatinhos recheados:

200 g de carne moída, 1 cebola picada, 1 dente de alho picado, 2 colheres de sopa de salsinha picada, 50 g de presunto ou bacon defumado picado, 1 ovo, 12 tomates cereja, azeite, sal e pimenta. Em uma tigela, misture a carne , cebola, alho, salsa , presunto, ovo. Tempere e misture bem para obter uma massa homogênea. Corte a parte superior dos tomates, delicadamente retire com uma colher  sua polpa e preencha  com uma bola de recheio . Coloque os tomates em uma assadeira , cubra com os chapéus , regue um pouco de azeite . Asse no forno pré-aquecido a 180 ° durante 20 min . Sirva quente

Financier de damasco e amêndoas

Financier de damasco e amêndoas

Financier de damascos secos e amêndoas:

130 g de farinha de amêndoas, 125 g de açúcar de confeiteiro, 100 g de manteiga derretida, 50 g de farinha, 4 claras em neve, 60 g de damascos secos em cubos, 10 amêndoas torradas, picadas grosseiramente. Em uma tigela , misture a farinha de amêndoas, o açúcar e manteiga derretida e depois a farinha. Misture delicadamente o ovo para obter uma massa homogênea e depois junte os damascos sêcos. Distribua a massa nas forminhas (de financier, de muffins, ou do que você tiver em mãos),  salpique as amêndoas torradas. Coloque no forno pré-aquecido a 180 graus durante 15 a 20 minutos. Retire do forno, desenforme e coloque sobre uma gradinha para esfriar.

Conheça o blog da Karen, Eu Como Sim.


Antes de sair do Brasil, não se esqueça de contratar seu seguro viagem, que é um dos documentos necessários para entrar na França.

Seguros Promo

Compare os preços no site da Seguros Promo e use o código CONEXAO5 para obter 5% de desconto.

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris