Não que ela seja uma receita recente. Ao contrário, a madeleine, um bolinho individual fofo e amanteigado, faz parte dos sabores da infância de todos os franceses desde, pelo menos, o final do século XIX.

Não sei quando a receita foi criada nem seu autor, a madeleine é famoso graças ao maior escritor da língua francesa, Proust. No seu livro “Do côté de chez Swann” ele descreve um mergulho nas lembranças do passado provocado pelo sabor de uma madeleine, “…un plaisir délicieux m’avait envahi, isolé, sans la notion de sa cause. II m’avait aussitôt rendu les vicissitudes de la vie indifférentes, ses désastres inoffensifs, sa brièveté illusoire, de la même façon qu’opère l’amour… J’avais cessé de me sentir médiocre, contingent, mortel.”

Mesdemoiselles Madeleine

Mesdemoiselles Madeleines

Seguindo a moda dos endereços monomaníacos, a madeleine de Proust possui agora a sua loja. Localizada na nova rua gastronômica de Paris, a rue de Martyrs, a Mesdemoiselles Madeleines vende somente esta famosa pâtisserie.

Madeleines Gourmandes

Madeleines Gourmandes

As madeleines são declinadas em dois tamanhos, normal e mini, e em vários sabores simples ou recheadas com chocolate, framboesa, caramelo, limão.

Madeleine simples

Madeleine simples

Eu prefiro as simples, tradicionais, aromatizadas baunilha, laranja ou limão.

A rue des Martyrs é a minha rua, no sentido que é aí que faço minhas compras desde que mudei para o bairro. Um dias destes entrei na loja, comprei uma madeleine aromatizada baunilha e degustei em casa. Bem feita e bem mais gostosa que as industriais Bonne Maman. Leia aqui. Mas caras. Uma madeleine custa 4.50 euros. Para ter uma idéia, na Pâtisserie des Rêves, uma das melhores de Paris, a madeleine maxi, maior do que a testada, custa 2.40 euros. E é tão gostosa quanto.

Mesdemoiselles Madeleines

Mesdemoiselles Madeleines

Aproveitei e conheci o fundador da mini loja, Steve Serèmes, sorridente e acolhedor.

Deixo aqui três opções para você degustar as madeleines: neste dois endereços citados e a opção industrializada Bonne Maman que encontramos em qualquer supermercado.

Mesdemoiselles Madeleines: 37 rue des Martyrs, 75009 Paris.

restaurantesConheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias, à venda na nossa lojinha. O guia traz uma seleção  dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc.

 

 

 

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris