O restaurante Mini Palais, situado no Grand Palais, faz parte da minha lista de restaurantes preferidos em Paris. Sabia os motivos lendo o artigo.

Estamos continuamente testando os novos restaurantes parisienses para mantê-los informados dos endereços do momento.

Como reservo meu tempo – e meu orçamento – para conhecer as novidades, tenho uma lista pequena dos preferidos onde volto com prazer.

Grand Palais

Grand Palais

Um deles, é o Mini Palais que se encontra no Grand Palais.

Adoro este restaurante. Em termos puramente gastronômicos, não é o melhor de Paris. Mas se reunirmos todas as variáveis, ele se torna, para mim, um dos melhores.

Os motivos

Primeiro, a localização. Ele se encontra no interior do maravilhoso Grand Palais. Uma das suas janelas, à esquerda, logo na entrada, dá acesso aos nossos olhares à grande nef deste monumento. Ele está localizado entre a ponte Alexandre III, para muitos, a mais bonita da cidade, e a avenida Champs Elysées. Quer dizer, ao sair do restaurante você está em uma das áreas mais bonitas de Paris.

Para aqueles que estão aqui por poucos dias, muito melhor um endereço bem localizado do que atravessar a cidade para conhecer um bistrô – mesmo excelente – perdido em bairros afastados.

Gougère, Mini Palais

Gougère, Mini Palais

Segundo, ele é dirigido pelo grande chef Éric Frechon. O Mini Palais não está à altura do restaurante gastronômico de Fréchon, mas sua cozinha é muito gostosa e executada com excelentes produtos. Aliás, a gougère servida imediatamente, à título de amuse bouche, é famosa. Ela se tornou “a gougère do Mini Palais”, um mito. Veja a receita no final do artigo.

Mini Palais

Mini Palais

Terceiro, o restaurante é amplo e confortável.

Mini Palais, varanda

Mini Palais, varanda

Sua varanda, nos dias quentes, é deliciosa. O atendimento é sorridente, gentil, descontraído. Como a gougère desaparece assim que é servida, pedimos outras e fomos prontamente atendidos.

E para terminar, o Mini Palais fica aberto de 10h da manhã até meia noite todos os dias da semana. Neste endereço podemos pedir refeições rápidas fora dos horários do almoço e do jantar, tomar somente um chá ou uma coupe de champagne no final da tarde ou prever um jantar romântico na varanda.

Fomos ontem, domingo. Estávamos acompanhadas por uma amigo querido e pela simpatissíssima Consuelo Blocker.

Um momento perfeito.

File

File

Nosso pedido foi:

  • Noix de coquilles Saint-Jacques poêlées, purée de céleri au lait de coco, 35 euros. Saint Jacques com pirê de céleri e leite de coco.
  • Rouget et calamars cuits au jus de poissons de roche, pomme de terre grenaille, 32 euros. Peixe rouget e lulas cozidas no suco de peixes, batatas assadas.
  • Filet de boeuf poêlé, jus de cresson au beurre noisette, purée de Ratte, 33 euros. Filé de boi com suco de cresson e pirê de batatas.
  • Ravioles de ricotta, beurre de sauge et copeaux de Parme, 18 euros. Raviole de ricotta, manteiga perfumada com sauge e presunto parma.
  • E o seu delicioso, baba au rhum, como sobremesa.
Bab au rhum, do Mini Palais

Baba au rhum, do Mini Palais

Receita da famosa gougère do Mini Palais: 10 cl de leite, 5 cl de creme de leite, 50 gr de farinha de trigo, 40 gr de manteiga, 15 gr de comté (queijo) ralado, 1 ovo, 2.5 gr de açúcar, uma pitada de sal e de flor de sal. Na panela colocar o leite, o creme de leite, o açúcar, o sal, a manteiga e deixar ferver até que a manteiga se derreta. Tirar do fogo e acrescentar a farinha e mexer vigorosamente com uma espátula. Voltar com a panela para o fogo baixo durante 2 minutos mexendo sem parar. Acrecentar o ovo e cozinhar ainda 1 minuto. Terminar com o queijo ralado e a flor de sal. A massa deve ser homogênea. Pré aquecer o forno a 200 graus. Colocar a massa em forminhas de muffins e deixar assar durante 15 ou 20 minutos. Servir as gougères mornas.


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.