Conhecer a Côte d’Azur no inverno é uma opção a ser considerada com carinho. Nesta época, a região possui um clima agradável e organiza duas festas interessantes, entre elas a Festa do Limão de Menton.

Conhecer a Côte d’Azur no inverno é uma opção a ser considerada com carinho. Claro que no verão o sol, as praias, o champagne, os peoples, os iates de luxo, as discotecas criam um ambiente frenético e mundialmente conhecido. O outro lado da moeda são os congestionamentos diários e os preços absurdos de hotéis e restaurantes.

 Menton, Côte d'Azur

Menton, Côte d’Azur

Durante alguns anos, frequentei a Côte d’Azur no inverno exatamente para fugir dos problemas insolúveis do verão e percorrer a costa mediterrânea com calma. Nesta época, a região possui um clima agradável com muito sol e temperaturas clementes.

Além do mais, no inverno, a Côte organiza duas festas interessantes: o Carnaval de Nice e a Festa do Limão de Menton.

Nice, como já dissemos aqui, é uma cidade deliciosa, bonita e animada o ano todo (leia artigo aqui). Seu carnaval é legendário e interessante, mesmo para nós, experts em matéria carnavalesca (leia artigo aqui).

Escargot de limão

Escargot de limão

Menton, menos conhecida dos brasileiros, fica a 30 km de Nice e a estrada entre as duas é maravilhosa. Menton e sua região são produtores de cítricos e todos os chefs conhecem o famoso limão de Menton.

Festa do limão de Menton

Festa do limão de Menton

A Fête du Citron data dos anos 1930, quando os gerentes dos grandes hotéis da orla tiveram a idéia de decorar os jardins com este cítrico.

Fête du Citron

Fête du Citron

A Festa do Limão compreende uma alucinante exposição de desenhos feitos com os cítricos nos Jardins Biovès situados em frente do Casino Barrière.

Exposição noturna

Exposição noturna

Estes desenhos devem ser vistos tanto durante o dia quanto a noite, iluminados eles adquirem cores insólitas. E, à noite, as estranhas criaturas ganham  sons especiais.

Desfiles de carros alegóricos

Desfiles de carros alegóricos

A Festa do Limão compreende também desfiles diurnos e noturnos de carros com decorações cítricas. Se estiver na região, vale a pena passar por Menton.

Informações práticas

Fête du Citron: 17 de fevereiro até 4 de março de 2018.

E não se esqueça de comprar seus ingressos com antecedência clicando aqui.

Conselhos práticos

Nos dias dos desfiles, melhor chegar a Menton de trem. A estação fica a 200 metros da entrada dos desfiles. Se for de carro, chegue antes das 13h, estacione seu carro na entrada da cidade e pegue o  o ônibus que liga o estacionamento  e Menton. Se quiser entrar em Menton de carro, siga as indicações parking VL, direção Italie, para estacionar seu carro.

Como ir de Paris até Menton

  • Trem: a viagem tem cerca de 6h30 de duração pode variar dependendo da época, hora e dia da vigem. Compre antecipadamente – clique aqui – para garantir os melhores preços.
  • Carro: passando por Lyon, Marseille, Cannes e Nice, belo passeio na região da Côte d’Azur. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
  • Ônibus: esta é geralmente a opção mais barata e também a mais longa, o tempo de trajeto até Nice é de 15h05, depois é possivel pegar trem ou carro até Menton. Consulte valores, disponibilidade de horários e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus (clique aqui).

cruzeiro degustação de vinhos em BordeauxNa nossa agência online Minha Viagem Paris você vai descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.