A região em volta do Canal Saint Martin, localizada no bairro 10, está se transformando rapidamente. Da antiga área pacata e residencial, surge um bairro animado, jovem e moderno.
Gosto de andar pelo bairro e ver seus contrastes: antigas lojas empoeiradas e entupidas de bibelôs ao lado de boutiques descoladas e minimalistas; tradicionais bares simples e sujos ao lado dos novos chefs e sua clientela jovem e animada.
Confesso que nunca me interessei pelo passeio de barco pelo Canal Saint Martin, que é uma das maneiras tradicionais de se passar pela região.
Quando ando pelas margens do canal e observo todas as manobras necessárias para a navegação pelas eclusas do canal, tenho a impressão que o tempo de espera da subida ou descida das águas ultrapassa o que seria para mim suportável. Prefiro estar do “lado de fora”, olhar rapidamente comportas e pontes se abrindo e continuar flanando sem rumo certo. Assim, posso viver melhor a atmosfera deliciosa desse bairro.
Gosto de andar pelo Quai de Valmy, pela rue de Lancry, rue de Marseille, rue Yves Toudic, rue Beaurepaire. Assim tenho a intimidade necessária para conhecer a região e seus habitantes.
Faça este passeio, você vai gostar.
Visualizar Canal Saint Martin em um mapa maior
Descubra onde comer na região:
- O pássaro sem cabeça – restaurante bom e barato
- Bistrô verre volé
- La Pastache, local animado, ótimo para uma taça de vinho
Conheça os apartamentos para alugar no Canal Saint Martin da À La Parisienne, empresa parceira do Conexão Paris para aluguel de apartamentos em Paris.
39 Comentários
Carla
oi! Gostaria da ajuda de vcs. Estou vendo um apt para alugar na Rue du Faubourg Saint-Martin, que fica próximo à estação louis blanc. Gostaria de saber se essa região é segura e se é recomendável ficar por lá? E se lá vou viver um pouco esse dia-a-dia de paris. Muito obrigada!
Rodrigo Lavalle
Carla, eu acho a região pouco simpática e um pouco afastada do centro turístico da cidade. Se você pretende ficar próxima ao Canal Saint Martin, fique na região mais ao redor do canal (entre as estações Jacques Bonsergent e Goncourt, veja no google maps). Leia esse artigo sobre as regiões de Paris: https://www.conexaoparis.com.br/2015/02/22/em-qual-regiao-se-hospedar-em-paris.
Abraços.
Tina
Com certeza caminhar à margem decrescer muito mais divertido para os mais jovens. Os q gostam de animação, movimento, energia para gastar.
Iolanda Abreu
Muito boa sua visão da área do Canal de Saint Martin, hoje revitalizada e muito animada. Mas, permita-me dizer-lhe, voê não sabe o que está perdendo, não fazendo o passeio de barco, principalmente a passagem pelo “túnel do tempo”, depois de concluir todas as eclusagens, vindo de Jauès para a Bastille. É fantástica. Em setembro/outubro, para viver durante 30 dias “à parisienne”, farei uma vez mais o passeio. Abraços.
Mauro Damaceno
http://www.20minutes.fr/paris/diaporama-8926-paris-canal-saint-martin-guerre-contre-dechets
Meire'
Por favor, qual o local de partida do barco para esse passeio.
Rodrigo Lavalle
Meire, esse nosso artigo explica tudo sobre o passeio: https://www.conexaoparis.com.br/2015/03/04/navegacao-no-canal-saint-martin/.
Abraços.
Perpe. Brasil
Daqui a 15 dias estarei em Paris.Por certo farei esse passeio depois de caminhar o dia inteiro em um museu,deve ser gratificante relaxar no barco.
Eliane
Adora ler suas postagens mas dessa eu discordo… Tenho um studio no canal e já fiz várias vezes o passeio …. A manobra não é cansativa e nem demorada…. É super legal ver a embarcação tendo que subir ou descer e aos pouco passando em cada local super interessante…….