Elas se chamam babá au rhum, tarte tatin, fondant au chocolat, tarte au citron, Paris Brest, millefeuille, riz au lait, crêpe, crème brulée, éclair, mousse au chocolat.
Elas são receitas clássicas francesas ou clássicas “importadas” como o cheesecake e o tiramisu.
Se tivermos sorte, as encontramos nos cardápios dos bistrôs e restaurantes. O problema é que os pratos mudam, rapidamente, de acordo com as estações. Às vezes cito uma sobremesa degustada em determinada restaurante e, mais tarde, os leitores me informam que ela já foi substituida por outra. Publico abaixo, endereços de restaurantes e pâtisseries onde encontrarão com frequência as sobremesas citadas.
Tiramisù, degustar no Stern (leia aqui), 47 Passage des Panoramas, 75002. Este foi o melhor tiramisù da minha vida. Comprar na pâtisserie We are Tiramisù (leia aqui), 10 rue Bayen, 75017.
Tarte au citron, degustar no Da Rosa (leia aqui), 19 bis rue du Mont Thabor 75001, ou no Jacques Génin (leia aqui), 133 rue de Turenne 75003. Comprar no Sébastien Gaudart (leia aqui), 22 rue des Martyrs 75009.
Cheesecake, no Marcel, em Montmartre, (leia aqui), 1 Villa Leandre 75018, e no Rachel’s, 25 rue du Pont aux Choux 75003. Rachel’s, pequeno restaurante do Marais, é dirigido por uma americana especialista em cheesecake.
Baba au rhum, degustar no Mini Palais (leia aqui), 3 avenue Winston Churchill 75008 e comprar na pâtisserie e padaria chamada Des Gâteaux et du Pain (leia aqui), 89 rue du Bac, 75007. Esta padaria é um dos melhores endereços de Paris para bolos, tortas e pães.
Millefeuilles, citamos um só, o nosso preferido: Jacques Génin (leia aqui), 133 rue de Turenne 75003.
Paris Brest, citamos um só: Pâtisserie de Rêves (leia aqui), 93 rue du Bac 75007.
Riz au lait, na realidade o nosso arroz doce, e citamos só um, o melhor de todos: Régalade Conservatoire (leia aqui), 9 rue du Conservatoire, 75010.
Crêpe, na Brasserie Lazare. Parvis de la Gare Saint-Lazare, Rue Intérieure, 75008. E no melhor endereço para degustar crepes salgadas e doces de Paris: Breizh Cafe (leia aqui), 109 rue Vieille du Temple 75003 Paris.
Fondant au chocolat ou petit gâteau, na brasserie Castiglione (leia aqui), e no Régalade Conservatoire, veja acima.
Éclair, um dos melhores endereços para comprar é o Éclair de Genie (leia aqui), 14 rue Pavée no Marais. Para minha perdição, pois moro ao lado, foi inaugurado na Lafayette Gourmet um balcão do Éclair de Genie.
Tarte Tatin, no restaurante Ma Bourgogne, na Place des Vosges (leia aqui).
Aproveitem bem.
37 Comentários
Luciene Labanca
Já voltei de Paris. Pena estar vendo somente agora esse artigo. Fiquei com água na boca.
Francine
E o creme brulee?
Elaine
Olá, qual seria o melhor local para comer Macaron? Obrigada
Rodrigo Lavalle
Elaine, os melhores macarons de Paris são os do Pierre Hermé. Ele tem lojas espalhadas pela cidade, clique aqui e veja os endereços.
Flávia Furtado
Faltou o pain perdu… Na minha opinião, a melhor sobremesa disparado! Onde encontramos pain perdu em Paris?
Heloísa
Gente, que artigo irresistível!!! De dar água na boca…
Sonia Persiani
Adoro ler os comentarios pois estão sempre cheios de novidades. Não sei se perdi alguma parte mais não lí nada a respeito de Sadaharu Aoki, quem em 2013 ganhou o prêmio na apresentação do Salon du Chocolate por aquele maravilhoso waffle de the marcha e macaron de chocolate. Tem uma sobremesa chamada Zen que deixa a qualquer um …meditando… saudações.