Paris é sinônimo de luxo. De Hermès a Louis Vuitton, de Romanée Conti a Dom Pérignon, do Plaza Athénée a Alain Ducasse, de Cartier a Boucheron, o luxo francês seduz o mundo inteiro.

Mas o luxo à francesa vai bem além de marcas famosas e nem sempre está no óbvio. O luxo, intrínseco a l’art de vivre à la française, faz parte do dia-a-dia do parisiense e pode estar presente, de forma discreta, nos pequenos detalhes, longe dos holofotes e muitas vezes fora do circuito dos “ricos e famosos”.

Iniciamos hoje uma série de posts – patrocinada pela Air France – sobre o luxo secreto de Paris. Duas vezes por mês, iremos publicar artigos especiais trazendo à luz endereços exclusivos que representam o supra sumo da excelência francesa, em todos os campos – moda, gastronomia, hotelaria, serviços etc.

Para inaugurar a série, apresentamos uma Paris onde o luxo é feito sob medida.

luxoSobMedidaComLogo_600

Para muita gente, o chique é a marca famosa. Para outras, o chique está na exclusividade, em ter uma camisa que se adapta perfeitamente às singularidades do corpo, óculos moldados de forma milimétrica para o rosto, um perfume único, só seu, e assim por diante.

Existem em Paris dezenas de pequenas lojas de luxo que fizeram da confecção sob medida a força da marca. Algumas, centenárias, sobreviveram ao longo dos anos graças à qualidade e à excelência de seus produtos, passando de geração em geração a tradição da fabricação personalizada. Outras, novas no mercado, se apropriaram do conceito para se diferenciar de uma concorrência cada dia mais padronizada, oferecendo peças exclusivas, modernas e atuais. Selecionamos algumas, listadas abaixo. Todas simbolizam o supra-sumo do luxo à francesa.

  • Maison Bonnet
MaisonBonnet

Maison Bonnet: óculos sob medida em Paris

Há quatro gerações, este pequeno e discreto ateliê fabrica armações de óculos feitas sob medida. Para adquirir seu modelo exclusivo, é preciso obviamente agendar um rendez-vous,  de cerca duas horas, durante o qual 15 aspectos do seu rosto serão coletados.

As armações perfeitas para o seu rosto podem demorar até 4 meses para ficar prontas  e custam a partir de 800 euros, dependendo do modelo e do material – casco de tartaruga, chifre, ouro etc. Yves Saint-Laurent, Le Corbusier, Jackie Kennedy foram clientes da Maison Bonnet.

Passage des deux pavillons
5 rue des Petits Champs | 75001 Paris
Email para agendamentos: maisonbonnet@gmail.com 
www.maisonbonnet.com

  • Maison Charvet
charvet

Maison Charvet, camisas sob medida. Foto do site do Comitê Vendôme

Fundada em 1838, a casa se gaba de ser a primeira camisaria do mundo e, ainda hoje, fabrica camisas perfeitas sob-medida. O cliente tem ainda a possibilidade de escolher o tipo de colarinho,  de bolso, se o botão será aparente ou escondido e, claro, o tecido (entre os mais de 3 mil tipos disponíveis)

A loja fica situada na aristocrática Place Vendôme (epicentro das joalherias de Paris) e também vende camisas prontas para aqueles que não têm o tempo necessário para aguardar o modelo exclusivo, que pode levar até quatro semanas para ser entregue (com uma prova no meio-tempo).

28, Place Vendôme | 75001 Paris
Agendamentos por telefone:  01 42 60 30 70
Não tem webiste

  • Guilson

Em 2009, a alfaiataria Guilson foi classificada pela Unesco como Patrimônio Cultural e Imaterial da Humanidade, título do qual André Guillerme-Guilson, fundador da casa e militante da arte do terno feito à mão, se enche de orgulho. Com mais de 50 anos de profissão, além de continuar à frente de sua alfaiataria, Monsieur Guilson é também presidente  da Federação e do Sindicato dos Mestres Alfaiates da França, além de fundador de uma escola de alfaiataria.

Alfaiataria Guilson: ternos sob medida feitos à mão

Alfaiataria Guilson: ternos feitos à mão

A execução de um terno demanda 80 horas de trabalho manual. O cliente tem a opção de escolher todos os aspectos – tecido, corte, forma etc. O resultado é um terno perfeito, feito para durar toda uma vida. Chapéus e cintos também podem ser feitos sob medida! A partir 4 mil euros.

3, rue Saint-Philippe du Roule | 75008 Paris
Agendamentos por telefone ( 0800 95 33 17) ou email contact@guilson.com
www.guilson.com

  • Steiger

A Steiger fabrica sapatos sob-medida buscando oferecer conforto, mas também elegância.

Steiger

Steiger: sapatos sob medida para homens e mulheres

Ao encomendar sapatos ou sandálias na Maison Steiger, o cliente começa por descrever o futuro uso da peça: festas ocasionais, trabalho corrido de uma reunião para outra, grandes andanças pela cidade etc. Em função do uso e das especificidades do pé e do andar, o mestre sapateiro irá determinar a forma do calçado. Em seguida, o cliente poderá fazer a escolha do material, do modelo etc. Preços sob consulta, mas conte em torno de 4 mil euros.

33 Avenue Matignon | 75008 Paris
Agendamentos por email: bottier@waltersteiger.com
www.waltersteiger.com

  • Delphine Delafon

A marca Delphine Delafon não vem passando de geração em geração e não está localizada em um bairro nobre, como ocorre com a maioria das casas citadas neste post. Mesmo assim, sua criadora homônima, que é jovem e roqueira, conseguiu se consolidar num mercado em que a concorrência é de grandes impérios: o de bolsas.

DelphineDelafon

Delphine Delafon, bolsas sob medida

Delphine Delafon produz apenas um tipo de bolsa: as bucket bags ou bolsas saco. E rapidamente se tornou uma referência. Além das peças da coleção, é possível marcar uma visita ao ateliê para a encomenda de um modelo exclusivo, feito sob medida, que demora entre 4 e 6 semanas para ser entregue.

32 Faubourg Poissonnière | 75010 Paris
Agendamentos por telefone: +33 1 42 47 05 08
www.delphinedelafon.com
  • Ex-Nihilo

Perfumes de nicho são a tendência da perfumaria. Cada vez mais, os amantes de perfumes procuram uma fragrância única, exclusiva ou que pelo menos não seja massificada. Na Ex-Nihilo, o cliente consegue personalizar tudo – da fragrância ao frasco, que pode inclusive ter o seu nome gravado.

Ex-Nihilo: perfumes sob medida em Paris

Ex-Nihilo: perfumes sob medida em Paris

A partir de oito bases existente, é possível adicionar notas de ingredientes como flor de laranjeira ou jasmim, por exemplo. Existe até mesmo a possibilidade de decidir a intensidade de cada nota. No fim, a composição do perfume é feita na frente do cliente pela The Osmologue, uma máquina especial, ultra precisa,  que faz a mistura dos ingredientes.

352 rue Saint-Honoré | 75001 Paris
www.ex-nihilo-paris.com
  • Théodore

Existem diversas (e ótimas) chapelarias  em Paris, mas o Ateliê Théodore se diferencia por oferecer a fabricação de chapéus sob medida.

Ateliê Théodore: chapéus sob medida em Paris

Ateliê Théodore: chapéus sob medida em Paris

Ao marcar um encontro com a criadora do ateliê, Aude, o cliente terá uma consultoria personalizada para ajudá-lo a encontrar o modelo e o tamanho ideal, além de poder personalizar o estilo a partir da escolha do tecido e de adereços como plumas, fitas etc. Todos os chapéus são feitos de forma artesanal, e custam a partir de 200 euros.

O marca não tem loja própria, mas recebe clientes agendados no ateliê. Para agendar sua visita, acesse o site da Théodore.
Os chapéus para pronta entrega podem ser encontrados no Le Bon Marché e na Franck et Fils.
www.ateliertheodore.com

Maison Labiche

A ideia é simples e o produto, mais simples ainda: a personalização de uma T-shirt. Em vez de ter uma logomarca no peito, as camisetas da Labiche trazem nomes ou curtas frases bordados. E a escolha do texto a ser bordado pode ser personalizada.

MaisonLabiche

Maison Labiche: camisetas personalizáveis

Há poucos modelos disponíveis – todos clássicos como a camiseta branca ou a marinière. A tipografia usada é sempre a mesma, lembrando os nomes bordados antigamente nos uniformes das crianças.

A delicadeza da proposta (e a qualidade das camisetas) seduziu rapidamente os fashionistas e hoje as camisetas Labiche estão disponíveis em dezenas de pontos de venda  (em Paris e no mundo) com modelos para pronta entrega. As personalizações podem ser feitas pelo site da marca.

www.maisonlabiche.com

Este post faz parte da série O Luxo Secreto em Paris e na França patrocinada pela Air France. Leia os demais posts da série:

melhores champanhes franceses