Por Marina Giuberti, sommelière que ministra cursos de vinhos para brasileiros.

Como entender os horários dos restaurantes em Paris e as diferenças entre restaurant, brasserie, café e bistrot afim de evitar a temida hora do désolé? Aquele momento quando, às 14h, você entra no restaurante, pede uma mesa e o garçon diz “désolé, c’est fini“, traduzindo, “sinto muito, terminou”, e você ali, admirando com fome o restaurante lotado de gente e de pratos maravilhosos. Pois é, aqueles clientes chegaram antes das 13h30, e na maioria das vezes, reservaram.

Como sommeliére com 12 anos de serviços prestados em restaurantes, acredito que a escolha certa dos restaurantes durante uma viagem te ajudam a entender a cultura local, principalmente num país como a França, onde a gastronomia é patrimônio histórico inscrito na Unesco desde 2010.

Alguns clientes e amigos me relatam que comeram mal em Paris, confesso que costumo ficar surpresa, pois moro aqui há 10 anos e semanalmente faço descobertas de restaurantes incríveis. A surpresa acaba quando me explicam que pararam na primeira brasserie da esquina, às 16h depois de uma visita ao Louvre. Aí eu pergunto, “mas no Brasil, você para pra comer no primeiro restaurante que viu pela frente, acreditando que vai comer bem?” Eu pelo menos não! O mais sensato é buscar informações nos guias (como o do Conexão Paris) e blogs especializados e com os amigos que já estiveram por aqui. Afinal, este pré-planejamento já é uma viagem. 

Entenda as diferenças de horários e de serviços oferecidos por essas 4 categorias:

CAFÉS:

Servem desde um café expresso até o café da manhã completo, um chopp ou vinho sem exigir que você coma algo, até sanduíches e refeições. O usual é funcionarem em horário continuado, o famoso “service continu” ou “non-stop”, ou seja, do café da manhã até o jantar. Em alguns locais, pode acontecer de reduzirem o menu à tarde, entre o almoço e o jantar, mas sempre haverá algumas opções. 

CARETTE

Cacahouètes chiques no Carette, na Place des Vosges. Mil é uma utilidades, ótimo para uma pausa cafeé, um almoço mais tarde ou um jantar depois de flanar pelo Marais. Existem 2 outras filiais no Trocadero, próximo à Torre Eiffel. Aberto todos os dias de 07h30 à meia noite.

BRASSERIE:

Um restaurante mais informal, com serviço agitado e barulhento porém simples e bom. E com os mesmos horários de atendimento que os cafés. Você também pode consumir bebidas alcoólicas, principalmente cerveja, daí a origem do nome “brasserie“, sem pedir comida.

BISTROT:

É um “petit café” ou “petit restaurant“. Antes funcionavam com horários e serviços parecidos com os dos cafés. Hoje sofisticaram-se e estão entre a brasserie e o restaurant, com comida caprichada, mas serviço informal e rápido. Os horários costumam ser os mesmos dos restaurants (ver abaixo) mas os preços são mais em conta.

PAULBERT

Frango ao vinho amarelo do Jura, prato tradcional frances no meu bistrot preferido do 11éme: Bistrot Paul Bert! Que além da cozinha maravilhosa, tem uma carta de vinhos atuais, como os “winelovers” de plantão adoram. Atendimento: 12h-14h e de 19h30-23h, de terça a sábados. Reservas obrigatórias.

RESTAURANT:

O restaurante é algo mais sofisticado que os citados acima, com a cozinha mais refinada, e com “menus du jour” (cartas do dia), que mudam diariamente. Pra entender bem a diferença entre restaurant e brasserie, existe esta frase repetida em restaurantes pelo chef a alguém da  equipe: “você quer ir trabalhar numa brasserie?” Uma forma pejorativa de dizer, que ele não está fazendo jus ao trabalho refinado do restaurante. Horários de atendimento: 12h-14h e de 18h30/19h até 22h 22h30, dependendo do lugar. O serviço do restaurante é do tipo “coupure“, quer dizer que o restaurante fecha entre o almoço e o jantar. A equipe é sempre a mesma e vai em casa à tarde descansar para enfrentar a segunda parte do dia e preparar o jantar. Por isso muitos locais de prestígio, aceitam o cliente no MÁXIMO até 13h30 para o almoço, e 21h30 para o jantar, em respeito às horas de trabalho dos funcionários e a legislação. E, se você for a última mesa do restaurante, pode acontecer de ser “apressado” pelos garçons. 

PIROUETTE

Restaurant Pirouette no 1er arrondissement. Cozinha refinada e moderna com excelente carta de vinhos com mais de 100 referências feita pelo dono e um chefe que trabalhou com Yannick Alléno. Atendimento: 12h-13h45 e de 19h30-22h de segunda á sábado.

P.S.: Mesmo havendo uma diferença explícita entre todos estes estabelecimentos, hoje em dia os nomes também estão sendo usados sem respeitar estes conceitos. 

Fica a dica, reserve, chegue na hora e BOM APETITE!


restaurantesConheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias, à venda no site Minha Viagem Paris. O guia traz uma seleção  dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc.

 

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris