Sábado, 13 horas.  No Fauchon, uma multidão de turistas querendo degustar ou beber alguma coisa. Impossível tirar fotos do interior do snack bar. Do lado de fora, todas as mesas cheias. Todos concentrados nos seus sanduíches, sopas, saladas, bolos, macarrons, tortas… Maravilhosas as tortas.

E do outro lado da praça Madeleine, o Hediard. Tranquilo. Todos os clientes franceses. O restaurante do segundo andar cheio mas calmo.

Nunca consegui entender esta especialização: o Fauchon aos turistas e o Hédiard aos franceses. Eles vendem mais ou menos os mesmos produtos, chocolates, especiarias, frutas exóticas, marmeladas, doces de frutas, bebidas, temperos. Dois espaços gastronômicos, duas lojas de alimentação de luxo. Mas os meus amigos franceses compram no Hédiard e nunca no Fauchon.

Mas os parisienses acham o Fauchon turista demais. Tenho a impressão que dentro em breve teremos uma mudança de comportamento. A Hédiard não pertence mais aos francesas.

Eu, há anos fiz a minha escolha. Prefiro o Fauchon, seu alegre rosa gritante, seus macarons, seus éclairs de chocolate e seu bar de degustações.

www.fauchon.fr

Endereço: 24,26,30 Place de la Madeleine

www.hediard.fr

Endereço: 21 Place de la Madeleine

Conheça outros endereços gastronômicos na Place de la Madeleine e o que visitar no bairro 8.