Ferrandi: a melhor escola francesa de gastronomia

A- A+

Por Guilherme Poulain

Acho que todo mundo que tem vontade de estudar gastronomia pensa em fazer, algum dia na vida, um curso na França. Como cozinheiro, eu sempre tive essa vontade.

Fiz uma pesquisa extensa para descobrir qual a melhor escola e, apesar de ter escolas mais conhecidas dos brasileiros, escolhi a Ferrandi. Não posso comparar com as outras porque não as conheço. Mas quando  eu digo que estudo na Ferrandi todo parisiense responde: é a melhor escola!

Localizada próximo ao jardim Luxembourg e da torre Montparnasse, a escola ocupa quase um quarteirão com salas e cozinhas bem equipadas.

Fiz o curso intensivo de pâtisserie.  Foram 5 meses com até 12 horas diárias de aula e, em seguida, um estágio de alguns meses em uma pâtisserie. O curso é todo em inglês e inclui aulas de francês. Cerca de 70% do curso é prático em cozinhas exclusivas para  grupos de 12 alunos. No resto do tempo temos, além das aulas de francês, aulas de arte (na França, a pâtisserie é considerada uma arte!), enologia, história da pâtisserie, boulangerie (padaria) e tecnologia da pâtisserie.

A escola também tem curso intensivo para quem quer aprender gastronomia. As turmas começam em fevereiro e setembro. Há também os cursos de verão, mais curtos,  para quem quer aprender a fazer coisas específicas como macarons!

Se alguém quiser saber um pouco mais de como é o dia-a-dia na escola (e receitas!), escrevo no www.moldandoafeto.com. Meu nome é Guilherme Poulain, cozinheiro mineiro descobrindo os doces prazeres de Paris.

Ferrandi Paris – L’École Française de Gastronomie, 28 rue de L’Abbé Grégoire, 75006

http://www.ferrandi-paris.fr/

Leia também:

Publicidade

O conteúdo deste post foi decidido pela equipe editorial do Conexão Paris, tendo como critério a relevância do assunto para nossos leitores, não havendo nenhum vínculo comercial com qualquer empresa ou serviço citado no texto. Não recebemos qualquer tipo de remuneração pela escrita e publicação deste texto. Conheça a política de remuneração do Conexão Paris.

82 pitacos, participe desta conversa

  1. Thiago Carvalho Figueiredo disse:

    Sou cozinheiro e gostaria de saber se existe alguma forma de eu conseguir alguma bolsa de estudos e qual o preço real pra esses cursos?

  2. Jeniffer Teixeira disse:

    Olá, gostei muito da sua matéria, pois meu sonho é a gastronomia, e recentemente decidi fazer uma faculdade, mas ainda tenho dúvidas em qual, fora ou não do Brasil, caso fosse fora, onde, oque eu preciso saber.. Essas dúvidas que ocorrem em nós(jovens). Gostaria de algumas dicas de você, se for possível. Agradeço dese já. Abraço!

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Jeniffer, quem escreveu esse artigo foi o Guilherme Poulain do blog Moldando Afeto. Ele não acompanha os comentários aqui no Conexão Paris. Sugiro que você entre em contato através do blog dele.
      Abraços.

  3. Carlos Miguel disse:

    Depois de me formar eu serei um Gordon Hansay ?

  4. roberto moreira de salles disse:

    gostaria de receber informações sobre os seus serviços…obrigado

  5. roberto moreira de salles disse:

    gostaria de estudar gastronomia na frança…obrigado;

  6. roberto moreira de salles disse:

    quero muito ir para frança estudar gastronomia…poderiam me ajudar? obrigado…

  7. joao victor disse:

    Eu quero saber se esa faculdade forma cozinheiro chef ?

  8. Thiago andrade disse:

    Oi tudo bm moro em londres e trabalho no restaurante frances aqui bistro eu querua saber quanto ganlha o aluno q fasa o grand diploma pq e meu sonlha e pq tenlho medo de nao ter retorno pq tenlho familia e sou casado e tenlho 5 finlhos tenlho 27 anos o medo e k depois ganlhe pouco

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Thiago, não sei te informar. Infelizmente o Guilherme, que foi quem escreveu esse artigo, não acompanha os comentários no blog.
      Abraços.

  9. kildhery disse:

    Oi, eu moro no Brasil, queria saber como faço pra estudar ai na França ?

  10. Wilson Junior disse:

    meu sonho gastronomia….apesar de nao ter custo para arcar c as despesas tou correndo atras…gostaria de uma oportunidade apesar de q sei q ajuda nao cai do céu…mais é assim temos q correr atras do sonho um dia chego e alcanço esse objetivo…abraço…

  11. Rodrigo Lavalle disse:

    Julia, não sei te informar.
    Abraços.

  12. Rodrigo Lavalle disse:

    Julia, não fui quem escreveu o artigo sobre a Ferrandi, foi um leitor do blog que fez o curso.
    Pesquisando no site você pode descobrir que, como estudante internacional, você tem que fazer ou o curso de cozinha (http://www.ferrandi-paris.fr/en/international-programs/certificate-programs/intensive-professional-program-french-cuisine) ou o curso de patisserie (http://www.ferrandi-paris.fr/en/international-programs/certificate-programs/intensive-professional-program-french-pastry). Os cursos começam em setembro ou em fevereiro: http://www.ferrandi-paris.fr/en/international-programs/admissions. Para esse ano não tem mais como se inscrever pois o período de avaliação das inscrições vai de dezembro do ano anterior até fevereiro.
    Abraços.

Próximos 20 comentários Aguarde, carregando novos comentários

Participe e deixe seu comentário

Seu comentário pode demorar alguns minutos para aparecer no blog.