Ferrandi: a melhor escola francesa de gastronomia

Por Guilherme Poulain

Acho que todo mundo que tem vontade de estudar gastronomia pensa em fazer, algum dia na vida, um curso na França. Como cozinheiro, eu sempre tive essa vontade.

Fiz uma pesquisa extensa para descobrir qual a melhor escola e, apesar de ter escolas mais conhecidas dos brasileiros, escolhi a Ferrandi. Não posso comparar com as outras porque não as conheço. Mas quando  eu digo que estudo na Ferrandi todo parisiense responde: é a melhor escola!

Localizada próximo ao jardim Luxembourg e da torre Montparnasse, a escola ocupa quase um quarteirão com salas e cozinhas bem equipadas.

Fiz o curso intensivo de pâtisserie.  Foram 5 meses com até 12 horas diárias de aula e, em seguida, um estágio de alguns meses em uma pâtisserie. O curso é todo em inglês e inclui aulas de francês. Cerca de 70% do curso é prático em cozinhas exclusivas para  grupos de 12 alunos. No resto do tempo temos, além das aulas de francês, aulas de arte (na França, a pâtisserie é considerada uma arte!), enologia, história da pâtisserie, boulangerie (padaria) e tecnologia da pâtisserie.

A escola também tem curso intensivo para quem quer aprender gastronomia. As turmas começam em fevereiro e setembro. Há também os cursos de verão, mais curtos,  para quem quer aprender a fazer coisas específicas como macarons!

Se alguém quiser saber um pouco mais de como é o dia-a-dia na escola (e receitas!), escrevo no www.moldandoafeto.com. Meu nome é Guilherme Poulain, cozinheiro mineiro descobrindo os doces prazeres de Paris.

Ferrandi Paris – L’École Française de Gastronomie

28 Rue de L’Abbé Grégoire – 75006

http://www.ferrandi-paris.fr/

 

Leia também:

 

Publicidade

O conteúdo deste post foi decidido pela equipe editorial do Conexão Paris, tendo como critério a relevância do assunto para nossos leitores, não havendo nenhum vínculo comercial com qualquer empresa ou serviço citado no texto. Não recebemos qualquer tipo de remuneração pela escrita e publicação deste texto. Conheça a política de remuneração do Conexão Paris.

69 pitacos, participe desta conversa

  1. Thiago andrade disse:

    Oi tudo bm moro em londres e trabalho no restaurante frances aqui bistro eu querua saber quanto ganlha o aluno q fasa o grand diploma pq e meu sonlha e pq tenlho medo de nao ter retorno pq tenlho familia e sou casado e tenlho 5 finlhos tenlho 27 anos o medo e k depois ganlhe pouco

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Thiago, não sei te informar. Infelizmente o Guilherme, que foi quem escreveu esse artigo, não acompanha os comentários no blog.
      Abraços.

  2. kildhery disse:

    Oi, eu moro no Brasil, queria saber como faço pra estudar ai na França ?

  3. Wilson Junior disse:

    meu sonho gastronomia….apesar de nao ter custo para arcar c as despesas tou correndo atras…gostaria de uma oportunidade apesar de q sei q ajuda nao cai do céu…mais é assim temos q correr atras do sonho um dia chego e alcanço esse objetivo…abraço…

  4. julia disse:

    eu tenho 17 anos eu posso ir com essa idade~
    julia

  5. julia disse:

    eu pesquisei o site q vc mandou mas sera q tem curso pra este ano me ajuda a fazer a inscricao por favor e o meu sonho me ajuda
    julia

  6. julia disse:

    eu queria fazer a minha inscricao mas so tem para o ano que vem como eu faco,eu tenho muita pratica para fazer gastronomia ‘e meu sonho fazer em paris e morar ai
    abraco
    julia

  7. Camila disse:

    Olá, Guilherme!
    Qual é o seu histórico na cozinha? Fez algum curso de gastronomia antes de fazer esse na Ferrandi?
    Tenho experiência em dois restaurantes, e estou muito perdida sobre o que fazer. Me formo em Turismo no final de 2014 e estou indecisa quanto à qual curso de gastronomia fazer.
    Me dê alguma luz! :)

  8. walquiria disse:

    oi , ano que vem vou fazer minha inscrição para ferrandi , sempre gostei de fazer doces , dez de pequena, mas minha família ta meia insegura e por cousa disso eu n falei nada para eles ainda vou esperar para quando eu né escrever. gosteria de saber quanto é 19000 euros em reais ?

  9. julia disse:

    o meu sonho e estudar gastronomia em paris,quanto ta o curso,a hospedagem,como falo com vcs, qual e a localizacao,eu quero fazer o teste para entrar nessa escola,eu tou no 2 ano do ensino medio mas no ano que vem eu vou tar no 3 ano mas eu quero testar fazer o curso nas ferias de julho pode ser.
    obrigada e boa tarde

  10. Rodrigo Brayan Borges disse:

    Como é ? É uma faculdade ? Ou é uma escola normal, como se fosse um outro curso qualquer ?

    Quanto custa ? Uma média de tudo, curso, a hospedagem, um pouquinho sobre tudo e uma base de quanto é gasto nisso.

    Obrigado ;)

  11. elayne da silva disse:

    estou no ultimo período de gastronomia, e minha paixão é patisserie como faco para mim especializar na frança sou brasileira e não falo inglês nem fraçes.

  12. leonardo disse:

    Oi gostei muito do site e gostaria de conhecer alguém que esta fazendo gastronomia e pode me ajudar a ter uma base de como e o curso de gastronomia

  13. […] Ferrandi: a melhor escola francesa de gastronomia […]

  14. Samira disse:

    Obrigado pela informação! Parabéns pelo site! Sucesso

  15. [...] Ferrandi: a melhor escola francesa de gastronomia [...]

  16. Samira disse:

    Boa noite Guilherme,tudo bem? Estou indo pra França 01/05 vou ficar um mês em Vendôme e sou estudante de gastronomia.Gostaria muito de informação sobre alguns cursos e escolas que tem nesse período,não precisa ser na area central.Pode ser em Paris ou em qualquer outra regiao,pois no Ferrandi não tem. Vi no LCB,mas queria algo que fosse mais que 1 dia. Estou indo naquela sede de informação e aprendizado. rs Agradeço desde já! Grande abraço

  17. [...] uma aula de gastronomia. Opções não faltam, mas eu ainda não testei nenhuma. Caso tenha alguma dica, compartilha aí com a gente nos [...]

  18. renan disse:

    olá pessoal, bem eu tenho 23 anos e o meu sonho mesmo e estudar gastronomia fora do brasil ja falo inglês e ano que vem vou estudar françês, mas precisamente pretendo ir para a frança daqui a uns tres anos ,com a cara e a coragem;mas tenhos muitas duvidas como por exemplo: eu ñ posso ir de “mãos beijadas” a minha intenção é conseguir uma bolsa, estudar, trabalhar e me alojar por par lá por algum tempo. a questão é existe essa possibilidade? qual escola? qual o meu primeiro passo?
    abs,

    renan

  19. mel disse:

    olá eu ja tenho 18 anos e meu pai estava vemdo uma faculdade para que eu possa fazer e meu pai abrio o site da ferrandi e meu meu pai e minha mãe gostaram muito e estao decidindo se eu irei fazer a minha faculdade lá ,os meus pais conserteza estão querendo ir ver primeiro mas eu estou torcendo para que de tudo certo. ;)

  20. ana luisa tenani pereira da costa disse:

    bom eu ainda não tenho idade para me preucupar com a minha faculdade mas meu pai ja estava me perguntando o que eu queria fazer e eu respondi que eu queria fazer faculdade de gastronomia e o meu pai ele já estava pesquisando a onde eu iria estudar então meu pai abrio o site da ferrand e falou que é la que eu irei estudar , e eu gostei muito.

  21. Aroana disse:

    Os cursos são todos em inglês e os alunos têm aulas de francês para aprender termos técnicos? O curso é caro?

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Oi, Aroana, o curso para estrangeiros é em inglês. Os alunos tem aula de francês geral, não só para aprender os termos técnicos. O curso é caro.
      Abraços.

  22. daniela disse:

    Oi, eu dei uma olhada no site, e tava dizendo que eles aceitam mais alunos que acabaram de sair do colegio. Eu estou terminando a faculdade de gastronomia, e gostaria de fazer esse curso la. Sera que eles aceitam?

  23. Joice disse:

    Gostaria de saber se e fácil moradia com segurança por perto ou ate mesmo na escola e se tem curso por 3 meses de julho a setembro deste ano de culinária, minha filha já tem o curso de chef e já fez gastronomia aqui no brasil e achei muito boa a escola .

    • Lina disse:

      Joice
      A questão de moradia não sei te responder.
      O ideal seria consultar a escola sobre dicas de moradia. Aproveite para se informar, no site da Ferrandi, sobre os cursos.

  24. Thayane disse:

    Ola poderia me tirar uma duvida? Pretendo ir fazer curso ano que vem so que so posso fazer por 3 meses Não falo frances so ingles vivo Na irlanda e como gastronomia e minha area gostaria de ir a franca fazer, pode me dizer se seria possivel em 3 meses, qual seria o valor e se a lingua seria em ingles, muito obrigada!!!!

  25. Eduardo disse:

    Alguém sabe sobre cursos específicos de chocolate e preços?

    • Lina disse:

      Eduardo
      A Ferrandi, o Le Cordon Bleu, o L’Atelier des Chefs, todos eles possuem cursos específicos de chocolate e todos informam os preços nos respetivos sites.

  26. CAAzevedo disse:

    Eu sou aluno da escola. Acho q a melhor opçao (para aqueles que falam françes) é o curso de Formation Continue (para maiores de 25 anos) CAP Cuisine / Pâtisserie / Boulangerie. Os respectivos cursos proporcionam 2 diplomas que sao reconhecidos mundialmente. Um amais do q o outro. Como a escola pertence à Camara de Industria e Comercio de Paris e esta vinculada ao ministerio das tecnologias, ela emite um certificado proprio q é obtido em uma prova simulado da prova do verdadeiro CAP (certificat d’aptitude professionnelle). O CAP é um diploma nacional. As sessoes de curso sao feitas com inicio em setembro e janeiro. Normalmente sao 4 meses de formacao, q podem se prolongar a até 6 meses (como meu caso). Eu estou na ultima semana de cozinha, passo meu exame em 10 dias. Depois farei uma outra formacao das bases da pâtisserie, que é mais focado na parte pratica, ja que toda a parte teorica eu ja peguei da cozinha, e pouca coisa q muda, como tecnologia por exemplo.
    Essa formacao tem o preço em torno de 8 a 13 mil euros e pode ser conseguida gratuitamente às pessoas q declaram impostos e pagam seguranç social na frança a pelo menos 2 anos.
    Se alguem estiver interessado eu recomendo vivamente se candidatar o mais cedo possivel. So para ter uma ideia, hoje so existem vagas para setembro de 2014.
    As sessoes anglofonas eu nao tenho muitos detalhes, visto q sigo a formaçao regular em françes.
    Ha tbm a formacao superior no 4° andar, mas somente menores de 25 anos sao admitidos. é uma formacao muito mais completa, extensa e tbm nao sei detalhes de admissao e de preço. é um curso relativamente novo.
    qualquer duvida, eu posso ajudar a esclarecer se estiver ao meu alcance.
    Bon appétit a tous

  27. [...] Ferrandi: a melhor escola francesa de gastronomia googletag.cmd.push(function() { googletag.display('div-gpt-ad-1365441558959-5'); }); Tags: Cordon Bleu, Croissants, pães [...]

  28. Clovis disse:

    Olá, não sou formado (fiz 3 anos de economia aqui no Brasil mas não concluí o curso), e pretendo fazer um curso de culinária em Paris. Andei pesquisando no Ferrandi e Lê Cordon Bleau e os cursos completos tem mensalidade muito alta. Você sabe se consigo fazer módulos ou pode indicar alguma outra escola com preços de no máximo 1000€ por mês?
    Obrigado

  29. michel disse:

    gostaria de saber se tem workshop entre os dia 1 de julho a 21 , que sao os dias que estarei em paris! obg

  30. Cláudia disse:

    Lina, e cursos de costura, vc conhece algum?

Próximos 19 comentários Aguarde, carregando novos comentários

Participe e deixe seu comentário

Seu comentário pode demorar alguns minutos para aparecer no blog.