Grand Vefour

Grand Véfour

Guy Martin é o famoso chef do restaurante gastronômico Grand Véfour no Palais Royal (nós já testamos, clique aqui para ler o artigo), do restaurante Cristal Room na sede da marca Baccarat, do bonito restaurante Le 68 (testado também) situado na loja Guerlain da avenida Champs Élysées e do Guy Martin Itália (cujos preços são bem mais acessíveis).

Atelier Guy Martin

Atelier Guy Martin

Guy Martin possui também uma escola situada em bela mansão perto da avenida Champs Elysées. Sua proposta é desmistificar a “grande cozinha” e dividir suas receitas com leigos que gostam de comer bem.

A escola possui três tipos de cursos:

  • cursos de pâtisserie de 2 horas. Um exemplo, aprendemos a fazer macarons com quatro sabores diferentes, limão, framboesa, lavanda e morangos. Preço 80 euros. No final temos o direito de levá-los para casa. Ou esta outra proposta reunindo 3 receitas diferentes: cannelloni de chocolate amargo, creme de chocolate branco e tartare de morango. Abricot marinado com amaretto e creme de pistache. Carpaccio de frutas, sorvete e granité. Preço 80 euros e no final degustamos as três sobremesas com café e suco de fruta.
  • cursos rápidos na hora do almoço (12.30h/13.00). O objetivo destes cursos é ensinar uma receita rapidamente e em seguida todos a degustam. Preço: 19 euros. Em poucos minutos aprendemos a preparar, por exemplo, um carpaccio de salmão e salada crocante de aspargos. E após degustarmos este prato, se quisermos completar a refeição podemos pedir uma sobremesa (6 euros) e um cafezinho (3 euros). Ah, e uma taça de vinho (4 euros).
  • cursos chamados Uma Hora de Cozinha. Propostos geralmente no final do dia. Durante 1 hora  prepararamos um prato e uma sobremesa e depois os degustamos. Exemplo: capaccio de bar (peixe) marinado com coentro, gengibre e ervas; sobremesa, salada de caqui e morango com granité de melado e grapefruit. Preço 50 euros com degustação das receitas, café e taça de vinho incluídos no preço.

Gostei destas propostas e fiquei animada com a possibilidade de descobrir alguns segredos culinários do grande chef. Li com atenção o site da escola – link abaixo – e as receitas executadas me pareceram adaptadas ao meu nível, quer dizer, fáceis.

Quando testar o curso, publico a experiência aqui.

Clique aqui para ter acesso ao programa completo e para reservar seu lugar.

L’Atelier Guy Martin: 35-37 rue Miromesnil, 75008 Paris.

Leia também: