Ir ao Le Grand Véfour, em Paris, é muito mais do que uma experiência gastronômica. Além de experimentar a culinária estrelada (2 estrelas pelo Guia Michelin) do chef  e proprietário do restaurante, Guy Martin, trata-se de uma imersão na história e na cultura da cidade.

Há mais de duzentos anos, o Grand Véfour funciona dentro do Palais Royal, um dos pontos mais bonitos da cidade.

Le Grand Vefour

Entrada do restaurante, sob as arcadas do Palais Royal

Ao chegar, fomos levados à nossa mesa. Ou melhor, à mesa de Victor Hugo, conforme nos anunciou orgulhosamente o garçom. Mas poderia também ser a mesa da Colette, de Jean Cocteau ou de Napoleão e Josefina, todos eles frequentadores do restaurante.

Le Grand Véfour

Cada mesa recebe o nome de um dos ilustres frequentadores do restaurante.

O décor do restaurante é ainda mais impressionante do que a fama e a idade dos seus clientes. Classificado como monumento histórico, a casa preservou a decoração ao longo dos anos: painéis pintados nas paredes e no teto, muito dourado, espelhos e sofás vermelhos. Pela janela, vemos o jardim do Palais Royal.

Interior do restaunte Le Grand Véfour. Foto tirada do site Relais & Chateau

Interior do restaunte Le Grand Véfour

E não é só o passado que garante a fama do restaurante. O chef e atual proprietário Guy Martin, apesar de ter perdido uma estrela do Michelin, conseguiu manter a casa na lista dos melhores restaurantes da cidade. A cozinha é clássica. Os ingredientes utilizados são de excelente qualidade.

Ponto também para o serviço. O pessoal, com anos de casa, é visivelmente orgulhoso de fazer parte daquela história. O resultado são garçons, maître e sommelier super bem humorados e gentis.

O serviço do restaurante é impecável

Comemos lagostins e caviar (Oscietra!!!) de entrada.

Lagosntins no restaurante Le Grand Véfour, em Paria

Lagostins como entrada

 

Caviar Oscietra

Na sequência, fomos de parmentier de rabada e ravioli de foie gras.

Le Grand Véfour

Parmentier de rabada

Le Grand Vefour em paris

Raviole de foie gras

Cometemos o exagero de pedir um prato de queijos para finalizar. E não nos arrependemos.

Le Grand Vefour

Plateau de fromages

A conta? Cara. Ainda mais que exageramos em tudo. Sem o vinho, pagamos 200 euros por pessoa. Mas não é qualquer dia que se vai a um restaurante com mais de 200 anos de história, não é? Saímos felizes da vida e fomos caminhar pelas arcadas do Palais Royal.

O Chef do Grand Véfour possui uma escola em Paris para leigos que gostam de comer bem. Clique aqui para ler artigo sobre o Atelier de Guy Martin e seus cursos.

Le Grand Véfour: 17 rue de Beaujolais | 75001


grand véfour

Conheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias. Ele traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc. Acesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.

 


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.