Por Guilherme Poulain

Acho que todo mundo que tem vontade de estudar gastronomia pensa em fazer, algum dia na vida, um curso na França. Como cozinheiro, eu sempre tive essa vontade.

Fiz uma pesquisa extensa para descobrir qual a melhor escola e, apesar de ter escolas mais conhecidas dos brasileiros, escolhi a Ferrandi. Não posso comparar com as outras porque não as conheço. Mas quando  eu digo que estudo na Ferrandi todo parisiense responde: é a melhor escola!

Localizada próximo ao jardim Luxembourg e da torre Montparnasse, a escola ocupa quase um quarteirão com salas e cozinhas bem equipadas.

Fiz o curso intensivo de pâtisserie. Foram 5 meses com até 12 horas diárias de aula e, em seguida, um estágio de alguns meses em uma pâtisserie. O curso é todo em inglês e inclui aulas de francês. Cerca de 70% do curso é prático em cozinhas exclusivas para  grupos de 12 alunos. No resto do tempo temos, além das aulas de francês, aulas de arte (na França, a pâtisserie é considerada uma arte!), enologia, história da pâtisserie, boulangerie (padaria) e tecnologia da pâtisserie.

ferrandi

A escola também tem curso intensivo para quem quer aprender gastronomia. As turmas começam em fevereiro e setembro. Há também os cursos de verão, mais curtos, para quem quer aprender a fazer coisas específicas como macarons!

Se alguém quiser saber um pouco mais de como é o dia-a-dia na escola (e receitas!), escrevo no www.moldandoafeto.com. Meu nome é Guilherme Poulain, cozinheiro mineiro descobrindo os doces prazeres de Paris.

Ferrandi Paris – L’École Française de Gastronomie: 28 rue de L’Abbé Grégoire, 75006.

Para saber mais sobre a Ferrandi e seus cursos, clique aqui e acesse o site da escola.

Leia também: