Este texto é de autoria da leitora Cibelly.
Sou apaixonadíssima por culinária e também pela cultura francesa, então, unindo o agradável ao agradável, fui fazer um curso de uma semana durante as minhas férias no Le Cordon Bleu, em Paris.
Na escola há diversas opções (informações na página oficial http://www.cordonbleu.edu), escolhi um curso de boulangerie (sou louca pelos pães franceses). A média de preços gira em torno de 200 euros por dia.
Na minha turma havia alunos de várias nacionalidades e profissões, apenas um trabalhava como padeiro.
Profissionalismo é a ordem do dia por lá. O curso inicia todos os dias pontualmente no horário, são sete horas de aula, com um intervalo para almoço. E que almoço…. Uma linda mesa com saladas, terrines e queijos franceses acompanhados de um delicioso bordeaux. Um pequeno mimo incluído no valor do curso.
O chef é francês e – óbvio – só se comunica na língua-mãe, mas há um tradutor para inglês (também chef da escola), que parecia ser mais simpático e paciente. Para quem fala as duas línguas é perfeito.
Trabalha-se muito, o ritmo é bem intenso, pois a média de receitas desenvolvidas pelos alunos é de 6-8 por dia.
No final do curso ainda sobrou um tempinho e o professor ensinou algumas receitas de patisserie, especialmente com massas folhadas. Uma delícia…
Quando acabam as aulas os alunos devem levar toda a produção para a casa. Eu ia embora com várias sacolas cheias de baguetes, croissants, brioches, pains ao chocolat. Felizes dos vizinhos que recebiam todos os dias pães fresquinhos, direto de uma das melhores escolas de culinária francesa!
Adorei o curso, passar uma semana imersa na gastronomia francesa foi fabuloso, fiquei com gostinho de quero mais…
Agora é pôr a mão na massa (literalmente) e parafraseando uma ilustre aluna…
Bon appétit!
Leia também:
- Formação culinária em Paris: Le Cordon Bleu
- Paris: cursos rápidos de cozinha
- Curso de culinária em Paris: Le Cordon Bleu
- O chef Cyril Lignac: seus restaurantes e seu curso de culinária
- Ferrandi: a melhor escola francesa de gastronomia
- Curso de culinária com Guy Martin
- Curso de Culinária e enologia em Paris
- Paris: curso de culinária
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
66 Comentários
Francy
Cybelly : ja se vão sete anos que comprei um ap. em Floripa ,e é neste cantinho simpático que descansamos do corre corre diário aqui no Rio.Compro meus pães no Empório Bocaiuva, mas …e o francês onde fica?Abs,
Cibelly
Então, o curso foi uma experiência fascinante (acho que a minha carinha de felicidade mostra isso mesmo, né?)
Sheila, querida, quanto tempo! Nem parece que moramos na mesma cidade…Também é aqui que mato minhas saudades da França, religiosamente todos os dias…
Aos que moram ou visitam Florianópolis, há pães muito bons aqui em uma padaria comandada por um francês.
Quanto a mim, quem sabe um dia viro um boulanger de verdade, um projeto para a aposentadoria. Rs…
Bjs!
cecilia carvalho
M das Gracas me desculpe ,o erro no grafar seu nome.
cecilia carvalho
Pois e’ Eymard , e’ como a M.da Graca disse,eu tb li qquer coisa sobre a escola ir para o Rio de Janeiro no ano que vem .Vamos ver se da certo dessa vez…Qto a Cibelly ,parabens !!!!Fazer o que se gosta ainda por cima em Paris …e’ o maximo.
martina
Puxa, este curso deve ter sido fascinante. Que coisa boa…. o cheirinho na cozinha já estou sentindo.
Jacqueline
Há alguns anos eu até gostaria de fazer algo assim. Estava mergulhada na aventura da culinária recém descoberta. Mas só fazia até aprender. Quando uma especialidade ficava boa de verdade, era a primeira a comer e abandonar pela próxima. Hoje não faço mais nada. Nem quero. Acho admirável pessoas que amam cozinhar. Eu detesto. Felizmente, sempre existirão os apaixonados pela gastronomia. Parabéns!
Às vezes fico preocupada pensando que, no apê em Paris, com a divisão de tarefas, terei que ressuscitar meus dotes culinários. Mon Dieu! Acho que vou levar minhas amigas para um restaurante quando chegar minha vez de cozinhar. Perdoem minha confissão de malandragem.
Tatyana mabel
Olá, idéia literalmente deliciosa!!! Parabéns !!! Me animei para fazer um curso de um dia conforme dica dos coments. Volto em jan de 2012. Quem sabe…
Francy
Parabéns Cibelly! Que sorriso gostoso em seu rosto ! Experiência fascinante ,quem sabe você se anima e faz disto um negócio prazeiroso.Pão e um bom vinho, é tudo de bom ,principalmente num domingo friorento.Seu post veio a calhar hoje!
Maria das Graças
Jorge Fortunato, eu conheço a Escola do Pão. Há muito tempo que não apareço por lá. Há alguns anos estive lá e comprei um ou dois pães tipo francês mas eram tão caros, mas tão caros que me senti pesada no caminho até em casa. Como estão os preços agora?
Ana
Parabéns…uma experiência maravilhosa…vou a Paris quem sabe!?!