Elas se chamam babá au rhum, tarte tatin, fondant au chocolat, tarte au citron, Paris Brest, millefeuille, riz au lait, crêpe, crème brulée, éclair, mousse au chocolat.
Elas são receitas clássicas francesas ou clássicas “importadas” como o cheesecake e o tiramisu.
Se tivermos sorte, as encontramos nos cardápios dos bistrôs e restaurantes. O problema é que os pratos mudam, rapidamente, de acordo com as estações. Às vezes cito uma sobremesa degustada em determinada restaurante e, mais tarde, os leitores me informam que ela já foi substituida por outra. Publico abaixo, endereços de restaurantes e pâtisseries onde encontrarão com frequência as sobremesas citadas.
Tiramisù, degustar no Stern (leia aqui), 47 Passage des Panoramas, 75002. Este foi o melhor tiramisù da minha vida. Comprar na pâtisserie We are Tiramisù (leia aqui), 10 rue Bayen, 75017.
Tarte au citron, degustar no Da Rosa (leia aqui), 19 bis rue du Mont Thabor 75001, ou no Jacques Génin (leia aqui), 133 rue de Turenne 75003. Comprar no Sébastien Gaudart (leia aqui), 22 rue des Martyrs 75009.
Cheesecake, no Marcel, em Montmartre, (leia aqui), 1 Villa Leandre 75018, e no Rachel’s, 25 rue du Pont aux Choux 75003. Rachel’s, pequeno restaurante do Marais, é dirigido por uma americana especialista em cheesecake.
Baba au rhum, degustar no Mini Palais (leia aqui), 3 avenue Winston Churchill 75008 e comprar na pâtisserie e padaria chamada Des Gâteaux et du Pain (leia aqui), 89 rue du Bac, 75007. Esta padaria é um dos melhores endereços de Paris para bolos, tortas e pães.
Millefeuilles, citamos um só, o nosso preferido: Jacques Génin (leia aqui), 133 rue de Turenne 75003.
Paris Brest, citamos um só: Pâtisserie de Rêves (leia aqui), 93 rue du Bac 75007.
Riz au lait, na realidade o nosso arroz doce, e citamos só um, o melhor de todos: Régalade Conservatoire (leia aqui), 9 rue du Conservatoire, 75010.
Crêpe, na Brasserie Lazare. Parvis de la Gare Saint-Lazare, Rue Intérieure, 75008. E no melhor endereço para degustar crepes salgadas e doces de Paris: Breizh Cafe (leia aqui), 109 rue Vieille du Temple 75003 Paris.
Fondant au chocolat ou petit gâteau, na brasserie Castiglione (leia aqui), e no Régalade Conservatoire, veja acima.
Éclair, um dos melhores endereços para comprar é o Éclair de Genie (leia aqui), 14 rue Pavée no Marais. Para minha perdição, pois moro ao lado, foi inaugurado na Lafayette Gourmet um balcão do Éclair de Genie.
Tarte Tatin, no restaurante Ma Bourgogne, na Place des Vosges (leia aqui).
Aproveitem bem.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
37 Comentários
Sandra
Obrigada Rodrigo. Voce eh sempre gentil.
Sandra
Ola Boa noite. Como funciona a taxa de serviço nos restaurantes de Paris? A gorjeta esta incluída na conta? Caso não esteja, quanto se deve deixar, 10%, 15%? Obrigada.
Rodrigo Lavalle
Sandra, você deixa quanto quiser, não há regra. Se não quiser deixar nada também pode.
Abraços.
Isabella
Uau, que fantástico artigo! Senti até o cheiro de quando abro a porta de uma patisserie ao ler o post… As duas citadas na Rue du Bac eu conheço e são formidáveis. Na próxima ida, vou fazer esse tour, o tour das delícias francesas. Parabéns ao CP!!!
Elci Junior
Ah, Lina!!!! Nessa seleção de doces, não deveria ter faltado o incrível crème brulée!!! Comi um delicioso no “Moulin de la Galette”… Tinha umas sementinhas de papoula e o crème recebeu aquele tostadinho com maçarico na mesa!!! Muito show…
Rodrigo Lavalle
Pessoal, a Lina diz que quando achar um restaurante que sirva um crème brûlée incrível ela inclui no artigo.
Abraços.
Marilia Boos Gomes
Quase lambi o monitor!…
Abraço cordial.
Luciana
Assino embaixo o Paris brest do Concicini… o millefeuiles do Jacques Genin e o Eclair do Christophe Adam são os melhores ja comi varios por aqui e nada se compara a eles…
Tânia Sciacco
Delícias!! Não estando em Paris, vou procurar algum endereço em São Paulo mesmo pra matar a vontade!
Jacqueline
Deu água na boca. Paris, me aguarde!
Dillemba
Que sucessão de delícias! Minha lista de lugares imperdíveis deve estar chegando a duzentos, quero ver tempo para tudo isso. Agora, vamos combinar: Baba au rhum é horrível, parece bolo velho acrescido do gosto fortíssimo do rum.