O feriado do 1 de maio em Paris sempre foi um dia favorável às surpresas, tanto para turistas como para os próprios parisienses.

O dia da Festa do Trabalho se caracteriza pelas passeatas políticas agitadas ocupando as ruas e pessoas vendendo ramalhetes singelos de muguet.

Este dia, tipicamente francês, tem sua origem nos movimentos sociais norte americanos. Em 1884, os sindicatos americanos lançaram, no dia 1 de maio, um movimento pela redução da jornada de trabalho. A manifestação terminou mal, com policiais atirando nos operários e se tornou o dia internacional das reivindicações sindicais.

 


Antes de sair do Brasil, não se esqueça de contratar seu seguro viagem, que é um dos documentos necessários para entrar na França.

Seguros Promo

Compare os preços no site da Seguros Promo e use o código CONEXAO5 para obter 5% de desconto.


 

1 de maio em Paris

Neste dia, Paris se divide em zonas bem específicas:

A região da Opéra e a rua Pyramides, com sua estátua de Joana d’Arc, são o território do Front National, o partido da extrema direita.

1 de maio em paris

1 de maio em Paris: manifestação do Front National

Enquanto que as praças Nation, Bastille e République são os trajetos usuais para as manifestações dos sindicatos mais próximos dos outros partidos franceses.

1 de maio em paris

1 de maio em Paris: desfiles dos sindicatos

Muguet

E todos estes movimentos se apropriam do muguet, um hábito que tem suas origens na idade média, quando o rei francês Charles IX oferecia muguets às senhoras da corte como símbolo da sorte.

Aliás, a venda de muguet é a única atividade tolerada nas ruas de Paris no 1º de maio. Neste dia, e mais em nenhum outro, qualquer pessoa pode se instalar em uma esquina e vender ramalhetes graças à uma tolerância excepcional que respeita uma longa tradição. Para isto ela não pode estar perto de uma flora, não pode instalar mesas e não pode acrescentar outras flores ao bouquet. E estas flores devem ser selvagens, colhidas nos bosques em quantidades razoáveis.

1 de maio em paris

Muguet do 1 de maio

Se por acaso você passar um feriado 1 de maio em Paris siga de longe estas passeatas. Elas revelam o cotidiano e o comportamento dos parisienses.

Quase nada abre na cidade este dia.

Leia nosso artigo com sugestões de passeios para o 1° de maio em Paris clicando aqui.

 


Conheça os guias turísticos do Conexão Paris. Eles vão te ajudar a organizar sua viagem.

Paris: 5 Roteitos, 4 Dias | Essencial do Museu do LouvreParis com CriançasEssencial da Provence


Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqtes.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rentalcars.

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris

* necessário