Resumo aqui um artigo publicado no jornal Le Monde e assinado por Jean-Claude Ribaut.
O artigo é interessante e complementa informações sobre as transformações – alguns chamam de decadência – por que passam os restaurantes franceses. Alguns restaurantes passaram a trabalhar com produtos congelados e conservas. A estratégia possibilita reduzir o preço do almoço de todos aqueles que trabalham em Paris e moram na periferia de Paris. Com a explosão do preço dos imóveis, a classe média foi expulsa do centro da cidade. Outros restaurantes trabalham somente produtos frescos, preparados por chef e neste caso o preço não é o mesmo.
Com todas os meios de informação à disposição dos turistas, é muito fácil, hoje, saber escolher. Leia o artigo abaixo.
No final de dezembro o Senado francês deve votar uma lei que aumenta a informação aos consumidores. Este projeto de lei prevê as seguintes menções nos cardápios dos restaurantes:
. produit frais – produto fresco
. produit surgelé – produto congelado
. conserve – conserva
. fait maison – feito no restaurante
A luta será feia pois o lobby da indústria agroalimentar é forte.
Enquanto esperamos esta lei eis aqui alguns restaurantes parisienses de confiança onde os pratos são preparados no restaurante:
– Christophe – 8 rue Descartes, 75005
– L’Insoumis – 22 rue des Capucines, 75001
– La Galère des Rois – 8 rue Cavallotti, 75018
– Le Coude-à-Coude – 46 rue Saint Honoré, 75001
– Gorille Blanc – 4 impasse Guéménée, 75004
– Chez Plume – 6 rue des Martyrs, 75009
Leia o artigo do Le Monde aqui.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
17 Comentários
Jane
Um bom exemplo!
Gostei da descrição,no Le Monde,do Christophe.Pelo que entendi trabalha com fornecedores tradicionais,entre eles um dos mais antigos tripeiros de Paris.Acho muito correto e respeitoso os estabelecimentos darem o nome dos fornecedores.
Madá
Concordo com você.O Guia Gastronômico do CP é excelente e um perfeito aliado.Fui feliz em Paris guiada pelas indicações da Lina.
Mary Silva
Oi Eva! Tb irei na semana santa, e tb irei ficar numa Hotel Cluny. Só que outro, fui olhar para te indicar, mas tb não tem apto. quádruplo. é 1 pena que o hotel que vou está em promoção com café grátis ( e parece muito bom). Vc já viu o que a Danuza Leão indicou nolivro dela??? Vou ver depois escreovo, ‘ta? Acho a idéia da Madá muito boa, como tdas, mas tem que correr, pq já está em cima!!! Sabádo em 1 loja de artigos para viagem encontri uma moça comprando coisas para a viagem dela em janeiro do ano que vem!!! Abçs
Passando a Viagem
Eva,
Você já pensou em alugar um apartamento? O Conexão tem dicas ótimas. Tenho uma amiga que foi com os filhos e amou!
abs viajantes
Madá
Acho que selecionar bistros em Paris é muito difícil, são tantas opções… Acho que será legal ter essa lei aprovada. Porém, creio que apenas produtos frescos nao garantem uma experiência bacana e diferente. As indicações do Guia Gastronômico Lina tem sido perfeitas para mim.
Pessoal, que frio em Paris! Previsão de neve 6a. !
Marcos
Alguém avise à Danuza… 🙂
Luciana
Querida Lina,
Vou ficar hospedada bem perto da Ópera (Rua Scribe) e gostaria, se possível, de indicações de restaurantes para o período da noite naquela proximidade.
Obrigada desde já!!!
conexaoparis
Luciana
Ponto ótimo.
Restaurantes:
. o Café de la Paix na Praça da Opera Garnier
. O restaurante do Hotel Coste na rue Saint Honoré
. O Pinxo – https://www.conexaoparis.com.br/2011/07/27/restaurante-pinxo/
. O First – https://www.conexaoparis.com.br/2011/08/10/first-restauranteboudoir/
Eva
Desculpe se o post estiver no local errado, mas deixei uma msg parecida em outro lugar e como nao tive resposta, fiquei em duvida se ficou perdido em um link antigo.
Vou a Paris em Abril/2012 (semana santa) e levo meus dois filhos adolescentes. Reservei o hotel Cluny Square por indicacao de um casal amigo. Procurei muito hotel com quarto quadruplo e so encontrei em localidades mais afastadas.
O que vc acha deste hotel? Existem opcoes para tomar um cafe da manha barato proximo? No hotel o cafe esta 12 euros por pessoa e nao sei se valera a pena..
Fiz a reserva pelo booking e ainda tenho tempo de ver outras opcoes de hoteis.
Parabens pelo blog! Abracos!
Eva
conexaoparis
Eva
O ponto é excelente, no Quartier Latin e perto de tudo. Vai encontrar muitas opções perto do hotel para o café da manhã. Tem padarias e comércio alimentar por perto.
O hotel está com bons elogios no booking.
Beth
Uma ótima notícia.
Passando a Viagem
Lina,
Achei muito importante esse seu post. Um exemplo de serviço de utiidade pública, digamos. Bom, a minha sugestão é incluir o Bistrot Le Petit Vatel. Preferido do Alex Herzog no seu guia. Fui lá e conversei muito com a dona que explicou como eles fazem compras todos os dias dos ingredientes “frescos” que irão usar no menu. Só tem que fazer reserva porque é mínimo o espaço. Para saber mais. Veja meu post.
http://passandoaviagem.blogspot.com/2011/01/guias-must-have-bistros-paris-de-herzog.html
Abraços viajantes!
Maurício Christovão
Se a moda pega por aqui, no Patropi…