Para quem é ou quer ser vegano ou simplesmente deseja usar cremes e cosméticos sem ingredientes de origem animal, selecionamos 7 marcas francesas veganas de produtos de beleza.

“Hoje, estima-se que mais de 525 milhões de pessoas não comem carne ou ovos. 40% da população da Índia é vegetariana ou vegana, 2-5% nos Estados Unidos, França e China, 6-10% no Brasil e na Alemanha. Na França, estima-se que 2 milhões de pessoas optaram por não consumir animais em suas vidas diárias (população de vegetarianos e veganos combinados) – Fonte “Être végétarien” de Alexandra de Lassus – Les guides du Chêne 2014).”, extraído do site Vegan France.

7 marcas francesas veganas de produtos de beleza. Foto: Africa Studio | Shutterstock

Muitos dos cremes, cosméticos e produtos de higiene pessoal que utilizamos no nosso dia a dia têm em sua composição ingredientes de origem animal. Sejam os mais óbvios e imediatos como leite, mel e cera de abelha, até produtos derivados e transformados como o colágeno, cetina, lanolina, gelatina e alguns aminoácidos.

Para aqueles que levam uma vida vegana – na qual não há ingestão ou utilização de alimentos e produtos de origem animal ou que contenham ingredientes de origem animal ou que foram testados em animais – achar produtos de beleza e higiene que sejam veganos e sem crueldade (não testados em animais) é um desafio.

No geral, as marcas veganas costumam ser pequenas, desconhecidas e difíceis de encontrar fora dos grandes centros urbanos. Além disso, por serem feitos com matérias-primas especiais (sejam vegetais ou sintéticas), que fogem do padrão da indústria de beleza mundial, os produtos veganos acabam custando mais caro do que os similares não veganos.

Citamos abaixo 7 marcas francesas veganas e cruelty free.

7 marcas francesas veganas de produtos de beleza

All Tigers

Marca jovem, cool, natural, gluten free e vegana de batons e esmaltes. Alexis, o fundador, quis criar para sua filha adolescente um batom saudável que não contivesse ingredientes químicos e derivados do petróleo, visto que, durante sua vida, uma mulher acaba ingerindo cerca de 2 kg de batom. O único ingrediente sintético utilizado pela marca é o que dá a cor vermelha aos batons e esmaltes, a alternativa natural seria o carmim, substância extraída de um inseto chamado cochonilha.

Você encontra os produtos da All Tigers na pop up store Le French Beauty Lab, promovida pela Farmácia Monge do Quartier Latin (rue Monge, 78) até o dia 15/07. Leitores do Conexão Paris ganham mimos ao fazerem compras na pop up store, clique aqui para baixar o voucher.

marcas francesas veganas

Batons veganos da marca francesa All Tigers

Cut by Fred

Criado pelo cabeleireiro francês Fred, a Cut by Fred possui apenas 2 produtos, ambos veganos: um xampu sólido em bastão (Detox Stick Shampoo) – cuja embalagem pode ser reutilizada bastando comprar o xampu refil – e um spray (Vegan Surf Mist) que dá um aspecto de “cabelo de praia” ou “cabelo de susrfista”, adicionando volume e textura ao cabelo.

Você encontra os produtos da Cut by Fred na pop up store Le French Beauty Lab, promovida pela Farmácia Monge do Quartier Latin (rue Monge, 78) até o dia 15/07. Leitores do Conexão Paris ganham mimos ao fazerem compras na pop up store, clique aqui para baixar o voucher.

Enissa

Seus cremes e óleos hidratantes, anti-idade e anti-manchas para o rosto são feitas à base de microalgas, um dos seres vivos mais antigos do planeta e que são ricos em antioxidantes como vitamina E e betacaroteno; óleos essenciais como o ômega-6; minerais (magnésio, ferro, cálcio, potássio) e vitamina K. Os produtos são feitos com 100% de produtos naturais sendo, portanto, livres de parabenos, fenoxietanol, perfumes sintéticos, óleos minerais e derivados do petróleo como parafina e silicone.

Lamazuna

A marca começou em 2010 oferecendo esponjinhas feitas de microfibra para retirar maquiagem, que são reutilizáveis e podem ser lavadas cerca de 300 vezes. Hoje em dia, a marca produz xampus, sabonetes para o rosto, creme de barbear, dentifrício e desodorante sólidos e veganos. Além de absorventes reutilizáveis e coletores menstrual.

Você encontra os produtos da Lamazuna na Farmácia Monge de Montmartre (boulevard Rochechouart, 68). Leitores do Conexão Paris ganham 10% de desconto na compra de cremes e cosméticos, clique aqui para baixar o voucher.

Les Happycuriennes

Cremes e séruns orgânicos e veganos para o rosto e corpo. Confeccionados a frio a fim de não alterar as propriedades ativas dos ingredientes – basicamente plantas vindas do sudoeste da França: girassol, passiflora, ameixa etc.

Les Petits Prödiges

Os dois produtos da marca são feitos com produtos 100% naturais, sendo 85% deles orgânicos. O baume multiuso não é vegano pois na sua composição entram mel, geleia real e cera de abelha. O desodorante em bastão é vegano e natural não contendo, obviamente, alumínio, conservantes, parabeno, propileno e glicol. Sua embalagem, feita de papelão, é totalmente reciclável/biodegradável.

Você encontra os produtos da Les Petits Prödiges na pop up store Le French Beauty Lab, promovida pela Farmácia Monge do Quartier Latin (rue Monge, 78) até o dia 15/07. Leitores do Conexão Paris ganham mimos ao fazerem compras na pop up store, clique aqui para baixar o voucher.

marcas francesas veganas

O desodorante vegano da marca francesa Les Petits Prödiges

oOlution

Produtos para limpeza, hidratação e cuidado do rosto e do corpo feitos com ingredientes 100% naturais. A marca é certificada como vegana e cruelty free pelo PETA (People for the Ethical Treatment of Animals). A lista de ingredientes comumente usados na indústria de cremes e cosméticos mas que a oOlution não utiliza em seus produtos é extensa, veja todos eles clicando aqui.

Fontes: Vegan France e Farmácia Monge

A Farmácia Monge

Durante todo o ano de 2019, a Farmácia Monge oferece 10% de desconto aos leitores do Conexão Paris nas compras de cremes e cosméticos! Para ganhar o desconto, basta apresentar o voucher ao lado (clique aqui para baixar) no caixa, no momento do pagamento. Não é preciso imprimir, basta mostrar no celular. O desconto não é válido em produtos já em promoção e em medicamentos.

Além disso a Monge oferece também reembolso imediato (détaxe) – em forma de desconto – de 15% nas compras acima de 175,01€. Geralmente o valor do reeembolso é de 12%. Para isso é preciso estar com o passaporte, não vale cópia. Mas atenção, o processo da détaxe precisa ser concluído no aeroporto com a validação do formulário que a farmácia irá lhe entregar.

 

Farmácia Monge Montmartre: boulevard Rochechouart, n° 68 – em frente à saída da estação Anvers (metrô linha 2), a estação da Basílica do Sacré Cœur. Funcionamento: todos os dias da semana, de 8h as 21h.

Farmácia Monge Quartier Latinrue Monge, n° 78 – estação Place Monge, metrô linha 7. Funcionamento: todos os dias da semana, 24 horas por dia.

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris