O departamento de perfumes das Galeries Lafayette Paris Haussmann, situado no térreo da loja principal, é bem vasto e completo. Nele encontramos os sucessos da perfumaria mundial, os clássicos atemporais e os últimos lançamentos. Mas, escondidos entre as marcas famosas – e imperceptíveis aos narizes menos treinados – encontramos também os chamados perfumes de nicho e os perfumes especiais das grandes marcas.

Perfumes de nicho

A perfumaria de nicho como a conhecemos hoje começou no fim dos anos 60 com a marca francesa Diptyque, seguida pela L’Artisan Parfumeur e por perfumistas como Annick Goutal e Serge Lutens. Os perfumes de nicho são criações artesanais e autorais. Em teoria, são livres das pressões do mercado, com liberdade de concepção e sem preocupações com custo. O objetivo é fazer um perfume mais interessante e instigante que o padronizado das grandes marcas.

Algumas marcas da perfumaria de nicho que em breve serão vendidas na Lafayette são:

  • Frédéric Malle: mais do que um perfumista, Frédéric é um “editor de perfumes”. As fragrâncias de sua marca não foram criadas por ele mas sim por uma série de outros perfumistas famosos – como Jean-Claude Ellena (Hermés, Bulgari etc) – que tiveram total liberdade na criação. Luxo discreto.
  • Le Labo: marca francesa fundada em 2005 por dois ex-funcinários da L’Oréal. Abriram sua primeira loja em Nova York em 2006 e em Paris somente em 2012. Seu perfume “Santal 33” faz um sucesso tremendo. Luxo cool.
  • By Kilian: marca fundada em 2007 por Kilian Henessy, neto do fundador do grupo de luxo LVMH. Seus perfumes guardam uma sofisticação e opulência à moda antiga. Luxo tradicional.

Outras marcas de perfumes de nicho vendidas na Lafayette: Ex-Nihilo, Byredo, Diptyque.

Perfumes das grandes marcas de luxo

É sabido que as grandes marcas de moda faturam muito mais com seus acessórios e perfumes do que com as roupas. Afinal, quase todos podem comprar um vidro de perfume. Ter uma ou várias fragrâncias de sucesso é a “galinha dos ovos de ouro” dessas marcas. Tais perfumes são criados com basicamente dois objetivos em mente: agradar um público amplo e vender bastante. Mas algumas delas lançam também coleções que podemos chamar “de nicho”: mais conceituais, elaboradas, caras e (quase) difíceis de encontrar. A Lafayette vende algumas com exclusividade:

PERFUMES DE NICHO

Les Exclusifs de Chanel

  • Chanel – Les Exclusifs de Chanel: coleção de perfumes constituída por antigas fragrâncias esquecidas da maison – que foram atualizadas – e novas fragrâncias criadas a partir do universo de Coco Chanel.
  • Prada – Les Olfactories: 10 fragrâncias cujo conceito é a colagem ou justaposição olfativa no mesmo perfume como, por exemplo, masculino e feminino.
  • Carolina Herrera – Herrera Confidential: 6 perfumes criados a partir  de – e com foco em – ingredientes nobres como a rosa, o couro, o ambar.

Perfumes das famosas joalherias

A 13ème Heure de Cartier

Não só as marcas de moda confiam nos perfumes como boa fonte de renda, as grandes joalherias instaladas na luxuosa Place Vendôme também investem no filão e lançam coleções tão hautes de gamme quanto suas joais. Na Lafayette você encontra:

  • Cartier – Les Heures de Parfum: a coleção mais refinada da Cartier foi desenvolvida pela perfumista da marca, Mathilde Laurente. São 13 perfumes, um para cada hora do dia, e um 13° chamado La Treizième Heure, em homenagem à loja da marca no número 13 da rue de la Paix. Vendida somente na Lafayette e na loja da Cartier citada acima
  • Boucheron – La Collection: primeira maison de joaillerie a se instalar na Place Vendôme em 1893, a Boucheron lançou uma coleção, chamada simplesmente A Coleção, com 6 fragrâncias de espírito exótico.
  • Van Cleef & Arpels – Collection Extraordinaire: coleção de 7 fragrâncias de luxo criadas por 7 perfumistas que tiveram carta branca – e as melhores matérias primas – para conceber dentro do tema “a beleza da natureza”.

Benefícios Galeries Lafayette para os leitores do Conexão Paris

1) Durante o mês de setembro as Galeries Lafayette oferecem um benefício incrível aos leitores do Conexão Paris: nas compras acima de 50€, apresente a notinha e o voucher de setembro (clique aqui para baixar) na recepção do espaço Le Concierge (5° andar da loja principal) e ganhe uma caixa da marca Comtesse du Barry contendo: 3 terrinas artesanais, amêndoas cobertas de chocolate e biscoitos amanteigados.

Caixa da marca Comtesse du Barry contendo: 3 terrinas artesanais, amêndoas cobertas de chocolate e biscoitos amanteigados

2) O voucher tradicional continua valendo: nas compras acima de 250 euros, ganhe um cupom de 25 euros para almoçar em um dos restaurantes da Lafayette. Nós gostamos muito do Angelina que, além do chocolate quente, serve também refeições. Clique aqui para baixar o voucher e ler as instruções.


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Galeries Lafayette Paris Haussmann: 40 boulevard Haussmann, 75009. Metrô linhas 7 e 9, estação Chausée d’Antin – La Fayette ou linhas 3, 7 e 8, estação Opéra.

Horários: segunda a sábado de 09:30 as 20:30 e domingos de 11:00 as 19:00. Abre também nos seguintes feriados: 1 e 11/11.


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