Montmartre é um dos bairros mais bucólicos e românticos de Paris. Comprovando a vocação da região para o amor, é lá que fica o “Muro dos Eu Te Amo”, o assunto desse artigo.

por Lorena Santos

Eu te amo. É o que todo mundo deseja ouvir e ninguém tem coragem de falar, então a gente escreve. Escreve em um pedaço de papel, em cima da mesa de escola, grava numa árvore qualquer… em qualquer canto onde nos encontramos com a vontade de expressar o sentimento que nos invade.

o Muro dos Eu Te Amo

Lorena em frente ao Muro dos Eu Te Amo

Foi a partir desta ideia que Frederic Baron deu início ao seu projeto. Por que não dar vida às nossas paixões mudas e criar um lugar onde os “eu te amo” não se esconderão mais?

Então começou a saga da frase mágica. Perguntando para os seus vizinhos portugueses, russos, árabes; empurrando as portas das embaixadas; pedindo pro seu irmão mais novo viajar o mundo e ir atrás destas três palavras ele conseguiu juntar cerca de 1000 “eu te amo”, em mais de 300 línguas diferentes.

Da sua colaboração com a caligrafista Claire Kito, ele conseguiu juntar todas as escritas e criou uma parede onde florescem as principais línguas e dialetos do mundo, assim como brilham as estrelas no céu.  O construtor de arte e especialista em paredes pintadas, Daniel Boulogne se apaixonou pelo projeto e permitiu a realização da obra.

Em um mundo dominado pela violência e pelo individualismo, pode nos parecer paradoxal escrever o que nos une em um lugar que simboliza o que nos separa: uma parede. Porém, a autora franco-senegalesa, Fatou Diome, estava certa ao dizer que “a única coisa que assusta a rejeição, é o amor”.

Então vamos nos amar, sem medo!

O Muro do Eu Te Amo (Mur des je t’aime) fica na Square Jehan Rictus, bem na saída do metrô Abbesses (linha 12).


Clique aqui e leia nosso artigo-resumo sobre Montmartre com mais dicas do que visitar na região além do Muro dos Eu Te Amo.

Acesse o Minha Viagem Paris para descobrir nosso passeio a pé guiado por Montmartre com a guia Zildinha Figueiredo, mãe da Lorena.


Muro dos Eu Te Amo

O guia do Conexão Paris 5 Roteiros em 4 Dias é ideal tanto para quem está indo pela primeira vez a Paris, quanto para aqueles que já visitaram a cidade e desejam descobrir os segredos dos parisienses. São cinco roteiros exclusivos que podem ser percorridos em, no mínimo, quatro dias. À venda na nossa agência online Minha Viagem Paris, clique aqui.

 

 


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.