Todos nós achamos que entre os monumentos mais visitados de Paris, a torre Eiffel ocupa o primeiro lugar. Mas a verdade não é bem essa…

Vejam que na lista abaixo dos monumentos mais visitados de Paris a Dama de Ferro não ocupa nem mesmo a segunda ou terceira posição.

Dos monumentos mais visitados de Paris, a torre Eiffel ocupa modestamente o quarto lugar.

Monumentos mais visitados de Paris

Monumentos mais visitados de Paris: a torre Eiffel

  1. Catedral Notre-Dame de Paris: 13,6 milhões de visitantes em 2015 / (clique aqui veja nosso vídeo sobre as torres da Notre Dame)
  2. Basílica do Sacré Coeur em Montmartre: 10 milhões de visitantes em 2015 / (clique aqui e veja nosso vídeo sobre Montmartre)
  3. Museu do Louvre: 8,42 milhões de visitantes em 2015 / (clique aqui e veja nosso vídeo sobre o tour guiado ao Louvre)
  4. Torre Eiffel: 6,91 milhões de visitantes em 2015

Ficamos tão surpresos que fizemos uma pequena pesquisa para compreendermos este resultado. Fica claro para nós o interesse do público pelo Louvre, um dos museus mais bonitos do mundo. Achamos mesmo que ele não deveria estar no terceiro e sim no primeiro lugar desta lista, mas esta é uma opinião pessoal. Sabemos que a torre Eiffel é o símbolo de Paris, mais do que isto, ela é o logotipo da capital francesa. Como entender então a preferência dos turistas pela Catedral Notre Dame e pela Basílica Sacré Cœur?

A principal razão é simples, os dois primeiros monumentos são gratuitos. Basta empurrarmos as portas da Notre Dame para admirarmos uma das igrejas mais bonitas do mundo. E ao subirmos as escadarias do Sacré Cœur, visitamos gratuitamente a basílica e o bairro mais pitoresco da cidade (clique aqui para ver nosso vídeo sobre ele).

Outros resultados nos surpreenderam também. Antes de locais mais conhecidos como o Grand Palais e o maravilhoso Arco do Triunfo – todos os dois situados na região da Champs Élysées, passagem obrigatória para todo viajante – está o museu de História Natural, situado no Jardin des Plantes, ocupando o sétimo lugar. E o mais inacreditável, a Capela Notre Dame da Medalha Milagrosa está classificada em oitavo lugar. Esta pequena capela, apesar de não constar de guias de turismo oficiais e não estar inscrita na lista de monumentos históricos parisienses,  também atrai mais turistas do que o Arco do Triunfo. Provavelmente devido à fama que ela tem entre os fiéis católicos e a divulgação boca-a-boca.

Monumentos mais visitados de Paris

Monumentos mais visitados de Paris: Notre Dame Medalha Milagrosa (foto: Jean Louis Zimmermann no Flickr).

  1. Museu d’Orsay: 3,43 milhões de visitantes em 2015
  2. Centro Georges Pompidou: 3,06 milhões de visitantes em 2015 / (clique aqui e veja nosso vídeo sobre ele)
  3. Cité de la Science et de l’Industrie no Parc de la Villete: 2,01 milhões de visitantes em 2015 / (clique aqui e veja nosso vídeo sobre o Parc de la Villete)
  4. Chapelle Notre-Dame de la Médaille Miraculeuse: 2 milhões de visitantes em 2015
  5. Museu de História Natural no Jardin des Plantes: 1,88 milhões de visitantes em 2015 / (clique aqui e veja nosso vídeo sobre o o Jardin des Plantes)
  6. Arco do Triunfo: 1,76 milhões de visitantes em 2015

Outro dado surpreendente: a torre Montparnasse está excepcionalmente bem classificada, em décima quinta posição. Após trinta anos de vida parisiense, penso, como os locais, que ela não possui nenhum charme e seu único – e válido – interesse é nos proporcionar uma maravilhosa vista da cidade sem as enormes filas da torre Eiffel.

Monumentos mais visitados de Paris

Monumentos mais visitados de Paris. Fundação Louis Vuitton

Veja o resto da lista (fonte)

11. Grand Palais

12. Museu de l’Armée (clique aqui e leia nosso artigo sobre ele)

13. Museu do Quai Branly (clique aqui e leia nosso artigo sobre ele)

14. Filarmônica de Paris (clique aqui e leia nosso artigo sobre ele)

15. Torre Montparnasse

16. Fundação Louis Vuitton (clique aqui e leia nosso artigo sobre ele)

17. Zoológico do Jardin des Plantes (clique aqui e veja nosso vídeo sobre o o Jardin des Plantes)

18. Saint-Chapelle (clique aqui e veja nosso vídeo sobre ela)

19. Palais de Tokyo (clique aqui e leia nosso artigo sobre ele)

20. Petit Palais (clique aqui e leia nosso artigo sobre ele)

Apesar de ter sido inaugurada recentemente (2014), a Fundação Louis Vuitton já está na lista do 20 monumentos mais visitados e esperamos que ela ocupe rapidamente os primeiros lugares. Não somente ela é maravilhosa como possui o poder necessário para organizar exposições temporárias extraordinárias como a atual: “Ïcones da Arte Moderna. A Coleção Chtchoukine.”. Clique aqui e acesse o site da Fundação Louis Vuiiton apra saber mais.


Na nossa agência online Minha Viagem Paris vendemos ingressos para vários dos monumentos citados acima: torres da Notre Dame, Louvre, Arco do Triunfo, Torre Montparnasse e Saint Chapelle, clique aqui para saber mais e comprá-los. Além disso temos visitas guiadas ao Louvre e ao Orsay e a vários outros museus, clique aqui para saber mais.

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris