O Louvre é visita obrigatória para quem está vindo a Paris pela primeira vez. Seu impressionante acervo apresenta a arte ocidental da Idade Média até 1848, assim como as civilizações antigas que a precederam e a influenciaram. Visitar o Louvre é uma imersão na história da humanidade.

É justamente essa riqueza e diversidade que torna difícil uma primeira visita ao Louvre. O museu é imenso – seu acervo conta com 35 mil obras distribuídas em 73.000 m². E,  como se trata do museu mais visitado do mundo, está sempre lotado com filas enormes para a compra de ingressos e multidões diante das obras mais conhecidas.

Fila para entrar no Louvre (foto: Gideon no Flickr)

Fila para entrar no Louvre (foto: Gideon no Flickr)

Multidão em frente à Monalisa (foto: Ken and Nyetta no Flickr)

Todas as coleções do Louvre estão distribuídas em oito departamentos: Antiguidades egípcias, Antiguidades gregas, etruscas e romanas, Antiguidades orientais, Arte do Islã, Pinturas, Esculturas, Objetos artísticos e Artes gráficas.

Para visitar o Louvre de maneira inteligente é necessário um planejamento. Se você chegar chegando, sem planejar a visita, provavelmente vai ficar perdido e vai sair de lá frustrado e exausto.

Se você já tem um conhecimento mínimo de história de arte e já sabe o que deseja ver no museu, você consegue fazer esse planejamento sozinho, acessando o site do museu e estudando os mapas para saber, de antemão,  onde ir (na verdade, por qual das três alas começar e, dentro desta, por onde ir).

Para quem precisa de uma ajudinha, temos duas soluções:

Com duração de cerca de três horas, a guia faz um tour pelas principais obras do acervo do museu, seguindo uma ordem cronológica. Além de apreciar as obras, você vai entender a história de cada uma, dos artistas e dos movimentos no qual cada quadro/escultura está inserido.

As visitas acontecem em pequenos grupos, de até 12 pessoas, em português.

Preço: 90 euros/pessoa, ingresso incluído. Reservas devem ser feitas no site Minha Viagem Paris.

O guia "O Essencial do Museu do Louvre"

O guia “O Essencial do Museu do Louvre”

O guia traz um roteiro que passa por 18 obras obrigatórias do museu. O circuito inteiro leva cerca de 3 horas que, segundo a autora, é o tempo máximo que seu cérebro consegue absorver e registrar novas informações

Preço: 39 reais (em papel) e 29 reais (em PDF), à venda no site Minha Viagem Paris.

Neste caso, não deixe de adquirir seus ingressos para o Louvre antecipados para evitar as longas filas no local.

O Louvre merece várias visitas. Após o circuito das principais obras, vale a pena retornar sozinho e flanar com calma, descobrindo novas obras – mas, dessa vez, já sabendo onde ir e o que você deseja ver.

Ou então, você pode voltar acompanhado por uma guia conferencista novamente, para aprofundar o conhecimento sobre um tema ou uma civilização. Por exemplo, a visita guiada do Departamento de Civilização Egípcia é fundamental para compreender a influência deste povo na nossa vida atual.

Clique aqui e leia nossos outros artigos sobre o Museu do Louvre.


visita ao louvreAcesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.