O Louvre é visita obrigatória para quem está vindo a Paris pela primeira vez. Seu impressionante acervo apresenta a arte ocidental da Idade Média até 1848, assim como as civilizações antigas que a precederam e a influenciaram. Visitar o Louvre é uma imersão na história da humanidade.

É justamente essa riqueza e diversidade que torna difícil uma primeira visita ao Louvre. O museu é imenso – seu acervo conta com 35 mil obras distribuídas em 73.000 m². E,  como se trata do museu mais visitado do mundo, está sempre lotado com filas enormes para a compra de ingressos e multidões diante das obras mais conhecidas.

Fila para entrar no Louvre (foto: Gideon no Flickr)

Fila para entrar no Louvre (foto: Gideon no Flickr)

Todas as coleções do Louvre estão distribuídas em oito departamentos: Antiguidades egípcias, Antiguidades gregas, etruscas e romanas, Antiguidades orientais, Arte do Islã, Pinturas, Esculturas, Objetos artísticos e Artes gráficas.

Uma primeira visita ao Louvre

Multidão em frente à Monalisa (foto: Ken and Nyetta no Flickr)

Para visitar o Louvre de maneira inteligente é necessário um planejamento. Se você chegar chegando, sem planejar a visita, provavelmente vai ficar perdido e vai sair de lá frustrado e exausto.

Se você já tem um conhecimento mínimo de história de arte e já sabe o que deseja ver no museu, você consegue fazer esse planejamento sozinho, acessando o site do museu e estudando os mapas para saber, de antemão, onde ir (na verdade, por qual das três alas começar e, dentro desta, por onde ir).

Para quem precisa de uma ajudinha, temos duas soluções:

Com duração de cerca de 3h30m, a guia faz um tour pelas principais obras do acervo do museu, seguindo uma ordem cronológica. Além de apreciar as obras, você vai entender a história de cada uma, dos artistas e dos movimentos no qual cada quadro/escultura está inserido.

As visitas acontecem em pequenos grupos, de até 12 pessoas, em português.

Preço: 71€ por pessoa (não inclui o ingresso, clique aqui para comprar o seu). Valor regular: 75€ por pessoa. Reservas devem ser feitas com a guia no email visiteparisape@gmail.com

O guia "O Essencial do Museu do Louvre"

O guia “O Essencial do Museu do Louvre”

O guia traz um roteiro que passa por 18 obras obrigatórias do museu. O circuito inteiro leva cerca de 3 horas que, segundo a autora, é o tempo máximo que seu cérebro consegue absorver e registrar novas informações

À venda no site HotMart, clique aqui.

Neste caso, não deixe de adquirir seus ingressos para o Louvre antecipados para evitar as longas filas no local.

Segunda, terceira, quarta visitas ao Louvre…

O Louvre merece várias visitas. Após o circuito das principais obras, vale a pena retornar sozinho e flanar com calma, descobrindo novas obras – mas, dessa vez, já sabendo onde ir e o que você deseja ver.

Ou então, você pode voltar acompanhado por uma guia conferencista novamente, para aprofundar o conhecimento sobre um tema ou uma civilização. Por exemplo, a visita guiada do Departamento de Civilização Egípcia é fundamental para compreender a influência deste povo na nossa vida atual.

Clique aqui e leia nossos outros artigos sobre o Museu do Louvre.

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris