A ilha Cité é o berço de Paris e conserva, da Idade Média, alguns dos mais bonitos monumentos da capital: a Conciergerie, onde Maria Antonieta ficou presa, a catedral Notre Dame e a Sainte Chapelle.

Eles 3 monumentos constituem um imenso conjunto arquitetônico e estão classificados como patrimônio mundial pela Unesco.

A Notre Dame e a Conciergerie são conhecidas, mas poucos sabem da existência da Sainte Chapelle, apesar de ser um dos monumentos mais bonitos de Paris.

Da rua, vemos somente a parte superior da capela e seu telhado

Da rua, vemos somente a parte superior da capela e seu telhado

A Sainte Chapelle não é visível da rua e a sua entrada se encontra no interior de um prédio ligado ao Ministério do Interior.

Para conhecermos esta capela maravilhosa temos que nos submeter a um controle semelhante ao dos embarques nos aeroportos e em seguida passar por um pórtico de detecção de metais.

Isto tudo porque a Sainte Chapelle, e a Conciergerie, se encontram, hoje, no interior do Palácio da Justiça de Paris. Este lugar, séculos atrás, foi ocupado pelo Palais de la Cité, sede do poder real.

Portão de ferro forjado do Palais de Justice

Portão de ferro forjado do Palais de Justice

Antes de visitar a capela, preste atenção na decoração do maravilhoso portão de ferro forjado do Palais de Justice de Paris. Nele verá lírios estilizados, um dos principais motivos de decoração da Sainte Chapelle. O lírio, na França, sempre representou o poder real. Tanto a Sainte Chapelle quanto a Conciergerie são vestígios do Palácio Real de Louis 9, rei francês do século 13, que mais tarde foi canonizado Saint Louis.

Torre do relógio

Torre do relógio

E não deixe de admirar este maravilhoso relógio antigo, decorado com duas grandes figuras alegóricas representando a Lei e a Justiça. Ele data do século 14 e foi o primeiro relógio público de Paris. Reparem que o painél do fundo é azul com lírios dourados, emblema específico dos reis franceses.

A Ilha Cité é toda ela habitada pela história da cidade. E no vídeo acima, você poderá admirar a beleza da Sainte Chapelle e saber porque ela foi construída no interior do Palais de la Cité. Assista também ao vídeo que fizemos no telhado da Sainte Chapelle com vistas belíssimas de Paris, clique aqui.

Clique aqui e compre seu ingresso corta-filas para a Sainte Chapelle.

Acesse e assine o canal do Conexão Paris no You Tube para acompanhar nossos vídeos semanais com dicas de Paris (clique aqui).


Museu Bourdelle

O guia do Conexão Paris 5 Roteiros em 4 Dias é ideal tanto para quem está indo pela primeira vez a Paris, quanto para aqueles que já visitaram a cidade e desejam descobrir os segredos dos parisienses. São cinco roteiros exclusivos que podem ser percorridos em, no mínimo, quatro dias. À venda no site Minha Viagem Paris, clique aqui.