Quando fizemos o vídeo sobre os maravilhosos vitrais da Sainte Chapelle (veja aqui), prestamos atenção na beleza do seu telhado. Neste momento surgiu a idéia de subirmos na flecha situada no centro do telhado. Tínhamos duas motivações: ver de perto as decorações que ornam o telhado e desfrutar da vista de Paris a partir do centro da ilha Cité.

Sainte Chapelle e seu telhado.

Sainte Chapelle e seu telhado.

Como o organismo que administra a Sainte Chapelle, Centre des Monuments Nationaux, nos conhece bem, conseguimos uma autorização especial e durante algumas horas vivemos uma grande aventura nas entranhas de um dos monumentos mais antigos de Paris.

Vitrais vistos da passarela fechada ao público

Vitrais vistos da passarela fechada ao público

Como todos os turistas que visitam a capela, pegamos a escada em caracol que nos leva ao andar dos vitrais. À partir deste momento, ultrapassamos o espaço aberto ao público e, acompanhados por um funcionário dos CMN, continuamos subindo. Nossa primeira parada foi a passarela superior da capela, de onde tivemos a oportunidade de vermos de pertinho os vitrais altos, considerados os mais bonitos.

Continuamos subindo a escada em caracol. Fizemos alguns encontros como o esqueleto de um pombo e alguns ninhos com ovos. Subimos até chegarmos à um estreito espaço exterior que nos permitiu acesso ao interior da flecha.

Estrutura que sustenta a flecha do telhado da Sainte Chapelle

Estrutura que sustenta a flecha do telhado da Sainte Chapelle

Foi emocionante nos encontrarmos nas entranhas de um monumento construído pelo rei francês Louis IX, mais tarde batizado Saint Louis.

Escada de madeira

Escada de madeira vista de cima

A estrutura de sustentação da flecha é de madeira. Para continuarmos a subida tínhamos somente uma estreita escada sem corrimão, inserida na estrutura e com degraus de no máximo 10 centímetros.

Alçapão

Alçapão

No final da ascensão, um alçapão aberto diretamente no piso da flecha. Ponto final!

Fabrizio Rosa, imagens e edição dos vídeos do Conexão Paris

Fabrizio Rosa, imagens e edição dos vídeos do Conexão Paris

Daí para a frente deixo nosso vídeo mostrar a vista de Paris, mas gostaria de chamar a atenção para dois detalhes da decoração do telhado da Sainte Chapelle.

Coroa de espinhos

Coroa de espinhos

A reprodução da coroa de espinhos de Cristo em torno de uma pequena flecha.

Reis sérios e arquiteto sorridente

Reis sérios e arquiteto sorridente

E esta decoração onde os rostos sérios representam os reis franceses e o sorridente, o arquiteto do monumento.

Assista ao vídeo:

Agradecemos ao Centre de Monuments Nationaux este passeio maravilhoso.

Clique aqui e compre seu ingresso corta-filas para a Sainte Chapelle.

Acesse e assine o canal do Conexão Paris no You Tube para acompanhar nossos vídeos semanais com dicas de Paris (clique aqui).


Museu Bourdelle

O guia do Conexão Paris 5 Roteiros em 4 Dias é ideal tanto para quem está indo pela primeira vez a Paris, quanto para aqueles que já visitaram a cidade e desejam descobrir os segredos dos parisienses. São cinco roteiros exclusivos que podem ser percorridos em, no mínimo, quatro dias. À venda no site Minha Viagem Paris, clique aqui.

 

 


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.