Se você veio a Paris e visitou a Sacré Coeur, é muito provável que você tenha visto (e se impressionado) com o show de bola de Iya Traore.

Iya Traore se apresenta em frente a igreja Sacré Coeur. Foto de Enrico Francese no Flickr
Há anos, Iya se apresenta em frente à igreja, tendo a vista de toda Paris como cenário. As embaixadinhas e acrobacias são tão impressionantes que ele rouba a cena – tem mais turistas em volta dele do que diante da Sacré Coeur.

Foto de La Priz no Flickr
Quando começamos a fazer nossa série de personagens parisienses (conheça todos aqui), logo pensamos nele. Não sabíamos nada a respeito: quem era, qual era seu nome, de onde vinha etc.
Fabrizio Rosa, jornalista responsável pelos vídeos do CP, foi até Montmartre e acabou conseguindo convencê-lo a gravar um video com a gente. Afinal, Iya já é uma celebridade. Segundo Fabrizio, no início, estava “mais marrento do que o Romário”. Mas, no final, se animou, se abriu e contou toda a sua história, que é emocionante.
Iya representa o parisiense imigrante. Nascido na Guiné, veio para Paris ainda pequeno, trazido pelo pai que queria oferecer educação para o filho.
Aproximadamente um quarto da população francesa é imigrante ou descendente de imigrantes. Desse, 34 % são europeus, 30 % do norte da África, 14 % da Ásia et 11 % da África subsahariana. Anualmente, a França recebe cerca de 180 000 imigrantes por ano.
Essa diversidade traz conflitos, mas traz riqueza – faz de Paris uma cidade plural, criativa, pulsante. Entrar no metrô e ver boa parte do mundo representada ali é uma das coisas que me faz amar Paris.
Conheça Iya Traore, nosso personagem parisiense da vez.
Clique aqui e veja nossos videos com outros personagens de Paris.
Acesse e assine o canal do Conexão Paris no You Tube para acompanhar nossos vídeos semanais com dicas de Paris (clique aqui).
Acesse nosso novo site Minha Viagem a Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
2 Comentários
Fabiana
Muito bom ! Das duas vezes que fui infelizmente não o encontrei… :-/
Heloísa
Em junho/2011, meu marido e eu encontramos Iya em duas ocasiões: a primeira em plena Place St-Michel gravando um comercial p uma grande loja de roupa feminina. E a segunda, na Sacré Coeur, local onde ele habitualmente se apresenta. O rapaz dá show! Impressionante!