Se você veio a Paris e visitou a Sacré Coeur, é muito provável que você tenha visto (e se impressionado) com o show de bola de Iya Traore.

Iya Traore se apresenta em frente a igreja Sacré Coeur. Foto de Enrico Francese

Iya Traore se apresenta em frente a igreja Sacré Coeur. Foto de Enrico Francese no Flickr

Há anos,  Iya se apresenta em frente à igreja, tendo a vista de toda Paris como cenário. As embaixadinhas e acrobacias são tão impressionantes que ele rouba a cena – tem mais turistas em volta dele do que diante da Sacré Coeur.

Iya Traore, foto de La Priz

Foto de La Priz no Flickr

Quando começamos a fazer nossa série de personagens parisienses (conheça todos aqui), logo pensamos nele. Não sabíamos nada a respeito: quem era, qual era seu nome, de onde vinha etc.

Fabrizio Rosa, jornalista responsável pelos vídeos do CP, foi até Montmartre e acabou conseguindo convencê-lo a gravar um video com a gente. Afinal, Iya já é uma celebridade. Segundo Fabrizio,  no início, estava “mais marrento do que o Romário”. Mas, no final, se animou, se abriu e contou toda a sua história, que é emocionante.

Iya representa o parisiense imigrante. Nascido na Guiné, veio para Paris ainda pequeno, trazido pelo pai que queria oferecer educação para o filho.

Aproximadamente um quarto da população francesa é imigrante ou descendente de imigrantes. Desse, 34 % são europeus, 30 % do norte da África, 14 % da Ásia et 11 % da África subsahariana. Anualmente, a França recebe cerca de 180 000 imigrantes por ano.

Essa diversidade traz conflitos,  mas traz riqueza – faz de Paris uma cidade plural, criativa, pulsante. Entrar no metrô e ver boa parte do mundo representada ali é uma das coisas que me faz amar Paris.

Conheça Iya Traore, nosso personagem parisiense da vez.

Clique aqui e veja nossos videos com outros personagens de Paris.

Acesse e assine o canal do Conexão Paris no You Tube para acompanhar nossos vídeos semanais com dicas de Paris (clique aqui).


MinhaViagemParis1Acesse nosso novo site Minha Viagem a Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.