Hoje, na nossa série Personagens de Paris, apresentamos a Retratista de Montmartre e contamos um pouco sobre esses artistas que são a cara de Paris.
Se tornar pintor na praça Tertre, em Montmartre, não é fácil e não está ao alcance de todos. O artista candidato, europeu ou estrangeiro legalmente instalado na Europa, passa por um concurso e se for aceito ganha 1 m² do famoso “quadrado dos artistas”.
Ele possui este lugar durante um ano e se observar as regras de comportamento estipuladas renova a autorização sem problemas. Caso contrário é eliminado. O artista é autorizado a vender somente obras originais assinadas e os preços devem ser bem visíveis.

Place du Tertre
Os artistas são divididos em quatro categorias:
- pintores
- retratistas
- caricaturistas, que executam retratos humorísticos.
- silhuetistas, que cortam o perfil com tesouras.
Todos os outros, nas imediações da praça, são clandestinos e trabalham de maneira ilegal.

Os artistas da praça Tertre
No século 19, Montmartre era uma pequena e pobre cidade perto de Paris com grande concentração de artistas atraídos pelos aluguéis baratos. Mais tarde, quando Montmartre se tornou o 18ème distrito da cidade, os artistas se instalaram na place du Tertre e passaram a vender seus quadros aos parisienses e provincianos de passagem.

Praça Tertre
Hoje, a pequena praça com seus cavaletes faz parte das imagens que representam a Paris romântica e pitoresca.
E é por isso que não podíamos deixar de fazer este vídeo. Não importa se gostamos ou não, o Carré des Artistes faz parte da história da cidade.
E antes de terminar, um toque pessoal. Minha mãe, já bem idosa, fez uma última “peregrinação” na sua cidade preferida. Um dia, em Montmartre, ela se permitiu cair na tentação do kitsch. Voltou com seu perfil cortado, em cartolina preta, por um silhuetista da praça. Eu e Mariana temos um carinho especial por um pequeno quadro sóbrio, com molduras pretas e no centro um minúsculo perfil de uma senhora que usava óculos.
Acesse e assine o canal do Conexão Paris no You Tube para acompanhar nossos vídeos semanais com dicas de Paris.
13 Comentários
Luciana Maria Kusyk
Olá! Como vai? Apenas gostaria de tirar uma dúvida de preços de quadrinhos de 10/15 valores aproximados por favor! Desde já lhe sou grata! Um grande abraço!
Rodrigo Lavalle
Luciana, infelizmente não temos essa informação.
joao carlos
Quem e o pintor chardon eu tenho uma pintura dele
Paulo Cesar
Olá! Parabéns pelo site, ótimo e com informações valiosas sobre Paris. Gostaria de uma dica: qual a melhor maneira de chegar a Montmartre? Tem alguma estação de metrô lá? E o melhor horário para ir conhecer? Obrigado!
Rodrigo Lavalle
Paulo, pegue o metrô linha 2 e desça na estação Anvers, ao sair da estação siga o fluxo de pessoas. Leia nossos artigos sobre Montmartre: https://www.conexaoparis.com.br/categoria/passear/por-bairro-passear/montmartre-18.
Abraços.
Isabela Almeida
Equipe CP, vocês saberiam me responder por que motivo deixaram instalar aqueles grandes restaurantes no cento da praça? Ou não existiam antes ou eram muito menores (só os notei de mais ou menos dois anos pra cá) e, ao meu ver, tirou um pouco a poesia do lugar, deslocou os artistas para a “periferia” da praça e escondeu os artistas que ficam no fundo da praça atrás desses restaurantes… Lamentável.
Juarez
Sempre que vou a Paris considero obrigatório um passeio a Montmartre com parada para um café na Place du Tertre, como você mesmo a definiu é kitsch em sua proposta, mas tem algo de belo que alguns clichês sabem preservar. A imagem dos artistas vivendo do seu trabalho é magnífica!
Lu
Oi bom dia. Obrigada por tantas informações e dicas maravilhosas para conhecer a genuina Paris. Sabe qual a faixa de valor cobrado por um Perfil na cartolina?
Rodrigo Lavalle
Lu, não sabemos mas creio ser mais barato que um desenho ou pintura cujo valor é mencionado no vídeo.
Abraços.
MonicaSA
Eu fico esperando sexta-feira chegar para viajar com os vídeos do Conexāo. Maravilha!!!!