O feriado do 1° de maio em Paris sempre foi um dia favorável às surpresas, tanto para turistas como para os próprios parisienses.

O dia da Festa do Trabalho se caracteriza pelas passeatas políticas agitadas ocupando as ruas e pessoas vendendo ramalhetes singelos de muguet.

Este dia, tipicamente francês, busca sua origem nos movimentos sociais norte americanos. Em 1884, os sindicatos americanos lançaram, no dia 1 de maio, um movimento pela redução da jornada de trabalho. A manifestação terminou mal com policiais atirando nos operários e se tornou o dia internacional das reivindicações sindicais.

Manifestação Front National

Manifestação Front National

Neste dia, Paris se divide em zonas bem específicas. A região da Opéra e a rua Pyramides, com sua estátua de Jeanne d’Arc, são o território do Front National, o partido da extrema direita.

Desfiles dos sindicatos

Desfiles dos sindicatos

Enquanto que Nation, Bastille e République são os trajetos usuais para os desfiles dos sindicatos  mais próximos dos outros partidos franceses.

Muguet do 1 de maio

Muguet do 1 de maio

E todos estes movimentos se apropriam do muguet, um hábito que tem suas origens na idade média, quando o rei francês Charles IX oferecia muguets às senhoras da corte como símbolo da sorte.

Aliás, a venda de muguet é a única atividada tolerada nas ruas de Paris. Neste dia, e mais em nenhum outro, qualquer pessoa pode se instalar em uma esquina e vender ramalhetes graças à uma tolerância excepcional que respeita uma longa tradição. Para isto ela não pode estar perto de uma flora, não pode instalar mesas e não pode acrescentar outras flores ao bouquet. E estas flores devem ser selvagens, colhidas nos bosques em quantidades razoáveis.

As Femen sendo evacuadas. Créditos Thomas Samson AFP

As Femen sendo evacuadas. Créditos Thomas Samson AFP

Se por acaso você passar um feriado 1 de maio em Paris siga de longe estas passeatas. Elas revelam o cotidiano e o comportamento dos parisienses. Este ano, por exemplo, na manifestação do Front National diante da Opéra Garnier, as Femen apareceram de seios nus, na varanda de um imóvel dando para a praça. Com gestos similiares aos de Hitler elas identificavam claramente este partido e a ideologia nazista. A manifestação durou alguns minutos até a chegada dos responsáveis pela segurança do partido e as três loiras desapareceram de maneira quase brutal.

Quase nada abre na cidade este dia.

Leia nosso artigo com sugestões de passeios para o 1° de maio em Paris clicando aqui.


medidas de segurança em ParisAcesse nosso novo site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.

 


França Entre Amigos oferece transfers, traslados e passeios privativos de carro com motorista brasileiro por Paris e pela França.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.