O que é o 18ème distrito de Paris, o bairro mais conhecido como Montmartre?

A primeira característica de Montmartre é a sua diversida. O 18ème é o bairro mais heterogêneo de Paris e por isso mesmo um dos mais interessantes.

Sacre Coeur

Montmartre religiosa

Ele é um dos bairros mais turísticos de Paris. Mas ao mesmo tempo existe um outro 18ème que o turista desconhece. É no 18ème que se encontra a Basílica do Sacré Coeur e Montmartre possui um rico passado religioso. É lá também, a região mais boêmia da cidade. Uma parte do 18ème é elegante, tranquila, arborizada. Outra parte, conhecida como o bairro africano de Paris, é agitada e com alta densidade populacional.

O 18ème é um bairro grande e um dos mais populosos da cidade. Do ponto de vista social, ele é divido em dois e a linha de delimitação é formada pelas avenidas Barbés e Ornano. À direita das avenidas, os bairros africanos conhecidos como Goute d’Or e Chapelle habitados essencialmente por população de baixa renda. À esquerda se encontra a região conhecida como Montmartre com população classe média e média alta, franceses abastados que não trocam seu bairro por nenhum outro

Afinando o olhar, a área chamada de Montmartre possui outras etiquetas.

Montmartre boêmia

Montmartre boêmia

Montmartre boêmia

A Montmartre boêmia, conhecida também como Pigale, fica na parte de baixo do bairro, ao longo das avenidas Clichy e Rochechouart. Aí encontramos o cabaré Moulin Rouge, o Museu de Erotismo de Paris, casas exibindo filmes pornográficos e os sex shops tradicionais, quer dizer, sem charme. Porque os charmosos se encontram em outros bairros e se chamam Love Stores (leia aqui).

Montmartre boêmia

Montmartre boêmia

Os de Montmartre se intitulam, por exemplo, Supermercado Erótico e Sexodrome.

Montmartre turístico

Montmartre turístico

Montmartre turística

Entre estas duas avenidas e o Sacré Coeur, incluindo a praça Tertre, estamos em plena Montmartre turística: lojas de lembrancinhas, restaurantes duvidosos, africanos vendendo pulserinhas e torres Eiffel, artistas propondo seus serviços, músicos tocando nas praças.

Marché Saint Pierre, para tecidos e afins

Marché Saint Pierre, para tecidos e afins

Aí também se encontram as ruas onde todos nós compramos tecidos, botões, rendas, fantasias para festas e afins (clique aqui). A maior e mais conhecida loja é o Marché Saint Pierre.

La Belle de Jour

La Belle de Jour

Aí topamos com lojas interessantes, como a Belle de Jour especializada em frascos de perfumes antigos e novos clique aqui.

Montmartre residencial

Montmartre residencial

Montmartre residencial

Para descobrirmos a Montmartre residencial temos que caminhar em direção à rua Caulaincourt, deixando para trás a área turística. Logo encontramos um bairro lindo, cheio de casas, grandes jardins e bons restaurantes.

Vale a pena passear pelas ruelas vazias e bucólicas desta Montmartre secreta. Perca-se, descubra novas ruas, suba e desça as escadarias. Leia este artigo aqui que te colocará no bom caminho.

Restaurante Le Coq Rico

Restaurante Le Coq Rico

Já citamos vários endereços neste pedaço como o restaurante Le Coq Rico (leia aqui), o Jeanne B (clique aqui).

Brunch no Marcel

Brunch no Marcel

Sem esquecermos dois endereços para deliciosos brunchs. O Marcel (clique aqui) e o Hotel Particulier (clique aqui).

O Hotel Particulier é um hotel 4 estrelas muito especial. Ele possui somente cinco quartos, todos lindos (clique aqui). E seu brunch é famoso, sobretudo no verão, quando o degustamos no jardim do hotel (clique aqui).

O Marcel possui outro endereço em Saint Germain, mas este de Montmartre é muito mais bonito e, nos dias quentes, as mesas da calçada ficam entupidas.

Os dois fazem parte da lista dos lugares que mostro aos meus amigos de passagem por Paris.

Subida bis para Sacre Coeur

Subida bis para Sacre Coeur

Prepare bem sua visita de Montmartre. Leia nossos artigos de como subir até o Sacre Coeur. Nosso caminho preferido não é o circuito que todos os turistas pegam. Ele é conhecido somente pelos locais (leia aqui).

Vendanges de Montmartre

Vendanges de Montmartre

E anote também que Montmartre é um bairro alegre e cheio de eventos. O mais famoso é a festa Vendanges de Montmartre, sempre no mês de outubro (leia aqui). Festa divertida com desfiles, bailes, barraquinhas, degustações e fogos de artifício.

Mas temos também a Fête des Coquilles Saint Jacques, quer dizer, a Festa das Vieiras. No mês de janeiro, degustamos em barraquinhas na rua deliciosas vieiras vindas diretamente da Bretanha (leia aqui).

Curiosidades

Um fato curioso. Os parisienses são implicantes e exigentes. Eles acham o Centre George Pompidou orgânico – canos parecendo tripas – as colunas do artista plástico Buren na Palais Royal fora do contexto e a igreja Sacré Coeur horrorosa.

Vista da minha janela

Vista da minha janela

Da janela do meu quarto tenho a vista acima. Quando eu cheguei aqui, como todos os turistas, eu gostava do Sacré Coeur. Com o passar do tempo fui modificando o olhar e acabei como todos os parisienses. Eles dizem que as suas formas redondas, referência à um estilo romano e bizantino, não são elegantes e contrastam com a herança da idade média, o estilo gótico da bela Notre Dame de Paris.

Às vezes penso que, afinal de contas, ela não é tão feia e o que aconteceu é que fiquei implicante.

Tecidos wax

Tecidos wax

Demos início à “descoberta” do 18ème Chapelle – a parte africana do arrondissement- com o artigo sobre os maravilhosos tecidos wax. Leia aqui.

Vale a pena se hospedar em Montmartre? 

Eu pessoalmente acho que se você puder ficar em área mais central, melhor. Ficar no centro de Paris é o ideal. Poderá conhecer a cidade a pé e não precisará de metrô. Mas se você achou um hotel simpático e com preços bons nesta região, ótimo. Apesar da sua boemia, Montmartre não é perigosa. Para te ajudar a entender os bairros de Paris, leia nosso artigo Em qual região se hospedar em Paris.

Leia também

Na nossa agência online Minha Viagem Paris temos um passeio a pé guiado por Montmartre, clique aqui para saber mais e fazer sua reserva.


parque de la villette

O guia do Conexão Paris 5 Roteiros em 4 Dias é ideal tanto para quem está indo pela primeira vez a Paris, quanto para aqueles que já visitaram a cidade e desejam descobrir os segredos dos parisienses. São cinco roteiros exclusivos que podem ser percorridos em, no mínimo, quatro dias. À venda na nossa agência online Minha Viagem Paris, clique aqui.

 


França Entre Amigos oferece transfers, traslados e passeios privativos de carro com motorista brasileiro por Paris e pela França.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.